ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação Design

Rio Cello: Pharus Bright Design é finalista da 6ª Bienal Ibero-americana de Design com projeto premiado no IF Award

Oscar do design mundial reconheceu excelência do projeto “O traço em transe”, que será apresentado em Madri entre 26 e 30 de novembro.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
12/10/2018
in Design
0 0
Rio Cello: Pharus Bright Design é finalista da 6ª Bienal Ibero-americana de Design com projeto premiado no IF Award
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A agência Pharus Bright Design representará o Brasil na 6ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID18), realizada entre 26 e 30 de novembro em Madri, na Espanha. Organizado pela Fundação de Design de Madri, o BID é um dos eventos mais importantes do mundo para a promoção do design contemporâneo produzido na América Latina, Espanha e Portugal.

Participam da Bienal mais de 300 projetos de 23 países. Marcio Mota e Cris Inoue, criativos à frente da agência brasileira, foram convidados pelo comitê internacional do evento a apresentar o projeto “Rio Cello: o traço em transe”, que já teve excelência reconhecida pelo IF Design Award 2018 – considerado o “Oscar do design mundial”.

O projeto, realizado em caráter pro bono, atesta a potência do design ao alavancar e dar visibilidade a pautas de impacto sócio cultural. “A Pharus é parceira do evento carioca há dois anos e acredita na importância de incentivar iniciativas como essa. O Rio Cello correu o risco de ser extinto, abalado pelo corte de verbas na realização das últimas edições – mesmo depois de uma trajetória de 23 anos levando arte a crianças em situação de vulnerabilidade”, pontua Cris Inoue, diretora de design e sócia da Pharus. “Abraçar essa iniciativa envolvendo um extenso time na criação de todo o conceito de linguagem e identidade visual é nossa maneira de contribuir com a continuidade dessa ação. Estamos de portas abertas para conversas desse tipo com outros institutos e organizações”, convida.

A Pharus Bright Design teve o desafio de integrar visualmente música, dança e arte – somando design e tecnologia a essa tríade. Após o ano em que a vibração do cello gerou grafismos diversos, compondo a identidade visual do evento, em 2018 a equipe de criação se voltou à figura do músico.

A imersão partiu do olhar curioso dos designers sobre aspectos musicais e cinéticos do cello durante o ensaio da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Fundamental para a criação, o desenho de observação tomou forma e gerou diversos insights. A experimentação com diferentes materiais criando expressões através da música, parte da proposta do Cello Tinta realizado com a equipe pela artista Carol Chew, permitiu outros tantos insights visuais. Ao mesmo tempo, a equipe demarcou com pontos as mãos do cellista Yaniel Matos em ação, a fim de mapear seus movimentos e traduzi-los digitalmente através de motion capture.

A agência desenvolveu o conceito geral do evento, marca e identidade visual, materiais de comunicação, materiais promocionais, site, conteúdos e imagens para redes sociais.

EXCELÊNCIA REGISTRADA EM LIVRO

O trabalho em torno do Rio Cello também será registrado no livro “Identity Designed: The Definitive Guide to Visual Branding”, do irlandês David Airey, a ser lançado em janeiro. A Pharus é um dos 17 escritórios de design espalhados pelo mundo a participar da publicação, que acompanha os bastidores de uma coleção substancial de projetos produzidos pelos maiores estúdios de design do mundo. Saiba mais: https://identitydesigned.com/book/

IF DESIGN AWARD

Com o projeto “Rio Cello”, a Pharus Bright Design venceu o IF Design Award 2018 – considerado o “Oscar do design”. O prêmio alemão é uma das maiores e mais prestigiadas competições de design do mundo, e nesta edição recebeu quase 7 mil inscrições de 60 países. A cerimônia foi realizada no dia 9 de março, em Munique. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Pharus Bright Desing leva duas estatuetas na premiação – vista como um dos principais selos de excelência em design do planeta.

Ficha do projeto

*Escopo de trabalho: Conceito e identidade visual, materiais de comunicação, materiais promocionais, site e redes sociais.

*Processo criativo: Pesquisa semântica, visita ao ensaio da Osesp, workshop Cello Tinta, experimentações generativas e desenvolvimento gráfico.

*Equipe

Direção de criação: Marcio Mota

Direção de design: Cris Inoue

Designers: Patricia Clarkson, Estefan Richter, Eleanor Greenleaf

Tags: bienalDesign

Related Posts

As marcas NGK e NTK mudam a identidade visual das embalagens de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio
Design

As marcas NGK e NTK mudam a identidade visual das embalagens de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio

...

Casa Vogue traz importante discussão sobre a identidade nacional no design
Design

Casa Vogue traz importante discussão sobre a identidade nacional no design

...

Como a Inteligência Artificial impacta o mercado de Design

Como a Inteligência Artificial impacta o mercado de Design

The Macallan releva identidade visual comemorativa

The Macallan releva identidade visual comemorativa

Rede Cinemark apresenta nova identidade visual

Rede Cinemark apresenta nova identidade visual

Design ético, diversidade estética e venture design: as maiores tendências de design para 2023

Design ético, diversidade estética e venture design: as maiores tendências de design para 2023

5 tendências estratégicas para o marketing e o design em 2023

5 tendências estratégicas para o marketing e o design em 2023

TDC explora design e tipografia latino-americana com conferência “Cha Che Chi”

TDC explora design e tipografia latino-americana com conferência “Cha Che Chi”

Next Post
Meu Amigãozão ganha websérie sobre educação financeira para crianças no Youtube

Meu Amigãozão ganha websérie sobre educação financeira para crianças no Youtube

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X