O Type Directors Club (TDC) continua explorando as formas como a tipografia é usada para formar e transformar comunidades criativas e a cultura visual. Nesse semestre, o clube aposta na América Latina comCha Che Chi — conferência parte da série Type Drives Culture — que ocorrerá virtualmente nos dias 3 e 4 de março de 2023.
Cha Che Chi, nome da conferência foi inspirado nos sons que ecoam pelos cantos da América Latina: chabona, chango, chava, chela, checar, chicha, chichón, chido, chimichurri, chulo, churro, salsicha, chimarrão, reconhecido, pichação. Uma aliteração comum entre diversas línguas que conecta as culturas do continente.
O TDC, parte do The One Club for Creativity, explorará a diversidade e o ritmo da cultura latino-americana e suas manifestações visuais e tipográficas. A conferência apresentará movimentos e estilos de design que prevalecem na América Latina e como a conexão com a história e o patrimônio se manifestam entre a diáspora latino-americana.
A programação da conferência tem curadoria de Sol Matas, tipógrafa argentina radicada em Berlim, e membro do TDC Advisory Board, e Laura Scofield, designer Belo Horizontina radicada em Nova York, e diretora da AIGA-NY.
Palestrantes confirmados:
- Julia A. Aguiar and Carlos Bocai, cofounders, designers, Anywhere, Brasília/New York
- Marco Avilez, director, executive producer, Tipos, Santiago
- Yani Arabena and Guillermo Vizzari, cofounders, directors, Yani & Guille, Buenos Aires
- Tulio Cerquize, graphic designer, illustrator, São Paulo
- Cyla Costa, graphic designer, lettering artist, Curitiba (Brazil)
- Fer Cozzi, graphic designer, type designer, Buenos Aires
- Tony de Marco, partner, art director, Meio Brazil; cofounder, editor, Tupigrafia, Sines (Portugal)
- Fred Gelli, CEO, Tátil Design, Rio de Janeiro
- Gustavo Greco, founder, creative director, Greco Design, Minas Gerais (Brazil)
- Seb de la Hoz and Jason Guzmán, cofounders, type designers, Bastarda Type, Bogotá/New York
- Ximena Jiménez, lettering artist, muralist, Bogotá
- Azucena Cabezas León and Alinder Espada Camones, cofounders, graphic designers, Carga Máxima, Lima
- Beatriz Lozano, designer, typographer, educator, Brooklyn
- Susana Machicao, brand consultant, Visual Communications and Design, Machicao Design, La Paz
- Alejandro Magallanes, designer, lettering artist, Mexico City
- Laureano Menéndez, head of design, BBDO Argentina, Buenos Aires
- Nubia Navarro, founder, Nubikini Studio, Bogotá
- Eduarda Nieto, senior designer, AKQA Sweden
- Daniel Sabino, founder, lead type designer, Blackletra Type Foundry, São Paulo
- Rodrigo Saiani, founder, type designer, Plau, Rio de Janeiro
- Oliver Siegenthalar, CCO, partner, S & Co., Bogotá
- Julieta Ulanovsky, director, ZkySky Design Studio, Buenos Aires
- Raphaël Verona, founder, Altiplano. La Paz/Lausanne (Switzerland)
“Cha Che Chi é um espaço único para as comunidades tipográficas e de design conectarem culturas que nem sempre estão reunidas no mesmo palco”, disse Sol Matas. “A nossa abrangência é enorme e estamos presentes em todos os cantos do mundo. Esta será uma rara oportunidade de celebrar a nossa diversidade criativa e que ela tem a oferecer.”
A conferência traz uma variedade de assuntos, que vão desde a tipografia de rua amadora até às salas de diretoria de grandes agências. As apresentações incluem os bastidores do projeto de um logotipo que dança ao ritmo do Carnaval do rio, as reinterpretações de imagens populares mexicanas, a arte Chicha do Peru, e o estilo único do grafite brasileiro.
A identidade visual do Cha Che Chi foi criada por Nubia Navarro, do Nubikini Studio, Bogotá. Abrangendo cores vivas, padrões retilíneos e movimento dinâmicos, a marca é inspirada no tecido aguayo, nas tradições do street lettering e na engenhosidade de ter que inovar a partir de recursos limitados.
Mais informações e inscrições para o Cha Che Chi estão disponíveis aqui.
The One Club for Creativity, produtor do The One Show, ADC Annual Awards, Type Directors Club showcase, TDC Ascenders, Young Guns, entre outros, é a principal organização sem fins lucrativos do mundo cuja missão é apoiar e celebrar a comunidade criativa global. A receita gerada a partir de inscrições em seus prêmios globais volta para a indústria para financiar a programação sob os quatro pilares da organização: Educação, Inclusão e Diversidade, Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Criativo.