O design é uma área multidisciplinar e vem sendo cada vez mais relevante em empresas de tecnologia, já que o acesso a produtos digitais é algo crescente na sociedade. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2021, mostram que 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet. Nesse contexto e com o propósito de compreender a ascensão do design no mercado, acompanhando os impactos que eles geram nos negócios, a Rethink, empresa que cria e repensa soluções digitais, apresenta o Rethink Trends, o seu primeiro relatório com as maiores tendências de design para 2023.
A pesquisa, a partir da pergunta “qual o futuro do design?”, identificou as 12 tendências mais citadas e que foram organizadas em cinco grupos: Essencial, Negócios, Tecnologia, Marcas e Caminhos, que juntas buscam refletir sobre o impacto do design e do designer no mercado como um todo, bem como de movimentar a sociedade.
Para a coordenadora do projeto, Marina Montenegro, UX Researcher da Rethink, o fato do design ser centrado em pessoas faz com que ele esteja em constante transformação. “Com esse foco, ele deve estar sempre se atualizando de acordo com as mudanças sociais, ambientais e econômicas. Já o profissional deve atuar como um autor crítico do mundo contemporâneo refletindo constantemente sobre suas criações e seus impactos”, explica a profissional.
Mariana destaca que mais do que trazer respostas, o Rethink Trends tem como objetivo levantar questionamentos. “Queremos fazer com que o leitor reflita sobre o status atual do design no mercado e convidar os profissionais da área e quem gosta do tema para um diálogo”, conta a UX Researcher da empresa.
Veja, abaixo, a lista das 12 tendências de design divididas por grupos e o relatório completo, com análises de cada um dos itens, pode ser visualizado aqui.
Essencial
Aqui são elencadas quatro tendências: Design Ético; Design Inclusivo; Design para Impacto e Diversidade Estética. Juntas elas apontam quais são competências fundamentais para o designer se manter atualizado com as demandas do mundo contemporâneo, bem como refletir sobre o impacto do design na sociedade e como as empresas têm ponderado sobre os temas relevantes.
Negócios
Com a crescente presença de designers em cargos estratégicos em empresas, foram identificadas duas tendências: Venture Design e Design Especulativo, que mostram como os profissionais da área têm contribuído para o protagonismo do design no mundo corporativo.
Tecnologia
Nesse grupo foram identificadas duas tendências: A.I. e Design e Machine Learning. O objetivo aqui é mostrar as principais tendências de tecnologia e como elas podem afetar ou ajudar as funções de um designer.
Marcas
Como as marcas têm aplicado algumas áreas do design para se manterem competitivas? A partir disso, foram identificadas duas Design de Experiência e Design de Conteúdo, que são consideradas importantes para que as marcas se manterem relevantes.
Caminhos
São tantas as possibilidades de atuação de um designer. Nesse grupo, foram elencadas duas tendências: Biomimética e Design e Educação, que são consideradas como possíveis direcionamentos que o profissional pode seguir em sua carreira, tendo em vista as muitas mudanças que a área passou nos últimos anos.