Neste mês, quando celebra 50 anos de atuação, a empresa especializada em soluções construtivas Lafaete apresenta ao público nova identidade visual. A revitalização da marca reafirma o posicionamento da companhia no mercado, a partir do desenvolvimento de uma identidade mais moderna e alinhada à trajetória de inovação da empresa. O site da empresa também foi reformulado a partir da nova identidade e passa a ter layout mais dinâmico.
O redesenho mantém a cor laranja, característica da Lafaete já conhecida pelo público, e trabalha elementos gráficos que transmitem conceitos importantes ligados ao negócio da empresa. “Para o conceito da marca, trouxemos formas que exprimem a cultura da mão na massa, que já existe na empresa, e agora é externalizada de uma forma mais clara para os clientes, parceiros e colaboradores. O elemento “L” também foi mantido, mas ganhou um novo significado, mais fluido, para transmitir a ideia de novas possibilidades e de inovação”, conta Calebe Bezerra, CEO e fundador da Calebe Design, agência responsável pelo projeto. O novo logotipo também inclui um selo comemorativo dos 50 anos da empresa.
O processo de revitalização da marca passou por diversas etapas, que envolveu clientes e colaboradores em um mergulho na história e na cultura da Lafaete para entender quais eram as principais necessidades dessa nova fase da empresa. “Fizemos um estudo de mercado; uma empresa especializada entrevistou os responsáveis pelos 500 maiores contratos que tivemos no ano passado, a fim de identificar como os clientes enxergam a Lafaete e o que eles esperam da empresa. Dessa forma, conseguimos entender como trabalhar na comunicação visual elementos que aproximam a expectativa dos clientes com os nossos valores”, destaca João Paulo Neves, coordenador de Marketing da Lafaete. Ele conta que, antes de ser apresentada ao público, a novidade foi apresentada aos colaboradores.
“Foi um trabalho multidisciplinar, que contou com a participação de colaboradores de todos os setores para contribuir muito para a riqueza desse resultado”, afirma Neves. Para ele, o projeto ressalta a inovação, que está no DNA da empresa desde o início das operações, mas também reflete toda a história e experiência da companhia. “A nova marca é moderna e, ao mesmo tempo, tradicional. É uma identidade minimalista, com elementos geométricos que representam a percepção de crescimento e inovação da empresa”, explica.
Na avaliação de Calebe Bezerra, o alinhamento interno foi decisivo para o redesenho da marca. “Esse processo foi muito importante, porque o branding veio de dentro para fora; do que os colaboradores pensam, veem e executam na prática para desenhar essa identidade para o mercado”, conta. “A Lafaete é uma empresa sólida, que busca constantemente novas formas de empreender, e isso precisava refletir também na identidade visual da marca. Ela mostra que a Lafaete continua fazendo mais e melhor, como sempre fez”, afirma.