Expectativa. A cidade, Amsterdã. Sai o tão esperado resultado do “Future Bottle Design Challenge” – uma competição global lançada pela marca de bebidas, que desafiava criativos do mundo inteiro a combinar passado e futuro no design da garrafa. A conclusão dos jurados, à época, foi que comunicação visual vencedora era realmente inteligente, icônica e contemporânea.
O ganhador, um brasileiro. O designer gráfico, pai de duas meninas, Fernando Degrossi. “Ter o meu nome gravado nas garrafas da Heineken, produzida e vendida com edição limitada no mundo inteiro, deu uma grande guinada na minha carreira, além de render muitos trabalhos”, diz o criativo, fundador e CEO da Voadora, agência de design em São Paulo.
Esse mesmo artista que representou tão bem o Brasil, teve um novo desafio em 2021: criar e liderar o projeto de mudança da identidade visual da Hrtech Kenoby, software de recrutamento e seleção. O lançamento está previsto para maio, mês em que a empresa comemora seu aniversário de fundação.
Desde 2015, a startup – que é membro do Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, já possibilitou a combinação ideal entre mais de 200.000 talentos e 1.000 empresas dentro e fora do Brasil, como Mcdonald’s, Leroy Merlin, KPMG, Kroton, Hering, Centauro e Toyota, estas e outras, na lista das companhias que confiaram no sucesso da nossa tecnologia. Pelo segundo ano consecutivo, uma das cinco empresas de tecnologia mais inovadoras do mercado.
Utilizando a ciência da psicologia organizacional para conectar os talentos às empresas, o propósito é construir igualdade de oportunidades de emprego, valorizando competências que vão além do currículo, de maneira que evidencie o potencial das pessoas e as conectem com vagas adequadas ao seu perfil.
“Diante disso, entendemos que precisávamos de uma marca que representasse integralmente seus valores, visão de mercado e de mundo. Lidamos diariamente com pessoas, com o recrutamento de talentos, que é o capital mais valioso que uma empresa pode ter. Chegamos à conclusão de que, a identidade, portanto, deveria ser mais abrangente, com mais cores vibrantes e, definitivamente, uma marca que expressasse o mundo das pessoas diversas.”, defende Felipe Sobral, Diretor de Marketing da Kenoby.
Processo de criação
Essa busca diária pelo melhor do ser humano e colocar isso em contato com as vagas, foi o grande objetivo da mudança da logotipia. O trabalho de criação da nova marca levou quatro meses para ser finalizado. “O desafio foi unir dois universos, falar de candidato-vaga, sem deixar de falar do candidato-pessoa e, ao mesmo tempo, manter a mínima herança do nome “Kenoby,” que tem referência Obi-Wan Kenobi, um mentor e tutor de Luke Skywalker na saga Star Wars”, explica Degrossi.
Na série americana, o “jedi” faz a orientação do caminho das pessoas, e o movimento do radar em torno da marca remete ao sabre de luz. O projeto também foi relacionado ao fato da startup ser uma mentora para empresas e candidatos em seus processos de recrutamento, e que não é apenas um software de R&S.
“Precisávamos de um elemento que fizesse essa conexão, essa ponte e unisse esses dois mundos. O sabre de luz de um jedi é um elemento de muito poder. O círculo que gira em torno do centro da letra K de (Kenoby), remete a um radar que está fazendo a varredura 360º dos melhores candidatos para uma determinada vaga e que gira pela riqueza de características pessoais e valores que esses profissionais trazem e que os aproximam das oportunidades. Esse raio luminoso, essa luz interna que expande, pertence ao sabre que é um movimento da espada jedi”, conclui o artista gráfico
O profissional deixou sua assinatura em marcas renomadas como nas camisetas da Reserva, Gol Linhas Aéreas (desenhou a fuselagem das aeronaves que transportaram a seleção brasileira de futebol durante uma Copa do Mundo, que fez o poster oficial do torneio de tênis de Wimbledon, ilustrou as caixas retrô do uísque Johnnie Walker,