A Socialbakers, plataforma líder mundial de análise e desempenho de marketing digital e mídias sociais, realiza diversos estudos e recentemente divulgou seu relatório de tendências de mídia social em 2019 para profissionais do setor e marcas que desejam trabalhar de maneira mais inteligente nas mídias sociais para interagir com o público em grande escala.
O relatório abrangente oferece informações detalhadas sobre o estado do engajamento e publicidade na mídia social, bem como temas emergentes para o próximo ano. Ele mergulha na demografia e nas tendências da marca, na eficácia da publicidade, nas práticas recomendadas de engajamento e nas tendências emergentes que envolvem marketing, privacidade e segurança de influenciadores.
Ao desenvolver o relatório, a Socialbakers utilizou seu banco de dados de mídia social, um dos maiores do setor. Os dados do relatório foram extraídos de mais de 10 bilhões de conteúdos de mídia social gerados por mais de 17 milhões de perfis. A Socialbakers também tem visibilidade de US$ 3 bilhões em gastos com publicidade em redes sociais, o que permite definir benchmarks do setor.
Entre as principais conclusões do relatório de tendências, a Socialbakers descobriu que os profissionais de marketing que buscam gerar valor para seus negócios por meio do marketing digital podem encontrar mais oportunidade em termos de escala e interação do público no Facebook e de sua família de aplicativos do que em plataformas concorrentes. Com 2,27 bilhões de usuários ativos mensais, a família de aplicativos do Facebook ainda é o local onde a maior interação do consumidor com a marca acontece online.
No entanto, em termos de engajamento por usuário, o Instagram sai em disparada. Os dados da Socialbakers descobriram que, embora o Instagram tenha um público total menor em comparação ao Facebook, os usuários da rede de compartilhamento de fotos e vídeos são muito mais ativos. Isso mostra que o Instagram está se tornando cada vez mais poderoso como uma plataforma para capturar o engajamento de qualidade dentro de comunidades pequenas e direcionadas.
De acordo com Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers, em breve a rede de compartilhamento de imagens deve superar o parceiro Facebook. “O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor. Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram.”, completa a executiva.
Não por acaso, em 2018, as campanhas publicitárias do Instagram aumentaram, atingindo a maior taxa de adoção em junho. Embora tenha diminuído desde então, o crescimento contínuo do público do Instagram, apontam também por maiores investimentos em publicidade dos profissionais de marketing. Ao comparar a distribuição de gastos com anúncios por plataforma de mídia social de 2017 a 2018 entre os dois principais serviços de propriedade do Facebook, os anúncios do Instagram aumentaram em 2018, enquanto a porcentagem de gastos gerais com anúncios no Facebook diminuiu. Marcas globais estão mudando seus investimentos entre os serviços.