ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Pesquisa ouviu de forma qualitativa gestores de comunicação e marketing de grandes empresas sobre os impactos das novas tecnologias no dia a dia de trabalho

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
16/04/2024
in Pesquisa e Dados
0 0
Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Paulo Moura, sócio diretor da Virta. - Foto:Gabriel Maciel.

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A agência Virta, em colaboração com o Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, apresenta os resultados de um estudo qualitativo, que explora os efeitos da inteligência artificial (IA) no mercado de comunicação corporativa. Durante quatro meses, foram conduzidas rodadas de entrevistas minuciosas com coordenadores, gerentes e diretores de comunicação e marketing de empresas de renome nos setores de tecnologia, meios de pagamento, alimentação, bancos, entre outros.

“Como o segmento de comunicação corporativa como um todo que já vem sendo há algum tempo bastante impactado pela digitalização de processos e automações, sentimos a necessidade de entender o quanto a adoção dessas plataformas vem sendo percebida por parte das organizações”, explica Paulo Moura, sócio-diretor da Virta.

Tendências Emergentes e Desafios

Os resultados da pesquisa destacam uma tendência interessante: os profissionais enfatizam que a eficácia da IA na comunicação depende consideravelmente das habilidades e discernimento humanos na manipulação dessas ferramentas. Enquanto alguns veem a IA como o “futuro” da comunicação, outros a consideram um “teste”, ainda requerendo ajustes para otimização.

Um dos principais desafios identificados é a necessidade de lidar com a omnicanalidade e atingir públicos diversos, além de posicionar estrategicamente a área de comunicação dentro das empresas. Este último aspecto muitas vezes é dificultado pela percepção de algumas organizações que encaram a comunicação como um departamento operacional, subestimando sua relevância estratégica.

Utilização de Ferramentas de IA e Preocupações Emergentes

Os entrevistados revelaram uma ampla gama de ferramentas de IA que estão sendo adotadas, incluindo Google Analytics, Meta Business, Asana e Adobe Firefly. Essas ferramentas ajudam não só na automação de processos operacionais, mas também na análise de dados e na otimização do tempo, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas e analíticas.

No entanto, junto com o entusiasmo pelo potencial da IA, surgem preocupações legítimas. Os gestores expressaram temores sobre a perda de criatividade, padronização das entregas, e até mesmo a disseminação de fake news. A necessidade de integração entre diferentes softwares de IA também foi destacada, visando a eficiência e precisão na comunicação.

Embora ainda seja cedo para determinar o impacto completo da IA na rotina das empresas, fica evidente que as organizações estão atentas a este movimento. Paulo Moura destaca que “o uso efetivo da IA como um suporte pode liberar os profissionais para se dedicarem mais à criatividade e ao desenvolvimento de projetos inovadores, enriquecendo assim o mercado como um todo”.

Para ter acesso ao estudo completo, acesse aqui.

Tags: Inteligência Artificialpesquisas

Related Posts

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025
Pesquisa e Dados

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025

...

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots
Pesquisa e Dados

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots

...

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Perfil inspirador: mulheres CEOs estão transformando o mercado

Perfil inspirador: mulheres CEOs estão transformando o mercado

Next Post
Track &Field inaugura primeira loja na Europa

Track &Field inaugura primeira loja na Europa

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X