À medida que a indústria publicitária se aproxima da marca de três anos desde a introdução do framework de Transparência de Rastreamento de Aplicativos (ATT) da Apple e do iOS 14.5, novos insights da AppsFlyer destacam uma mudança no comportamento do usuário e nas estratégias de publicidade nas plataformas iOS.
Desde sua introdução em abril de 2021, a probabilidade dos usuários aceitarem o rastreamento em aplicativos vem aumentando constantemente. Conforme os profissionais de marketing se tornam mais confiantes com a medição nesta nova era de privacidade e as condições de mercado melhoram, é observado um aumento significativo nos gastos com anúncios no iOS. Os dados mais recentes da AppsFlyer, divulgados antes do aniversário de três anos da implementação em 26 de abril, lançam luz sobre esse mercado.
Principais descobertas dos dados incluem:
- Aumento nas Taxas de Aceitação de Usuários:
- Em escala global, 50% dos usuários de aplicativos agora aceitam o rastreamento, marcando um aumento de 10% desde o lançamento do ATT.
- No Brasil, esse número é ainda maior: 58% dos usuários dão seu consentimento até o primeiro trimestre de 2024.
- Os três países que lideram em termos de aceitação em comparação com o Brasil são Cazaquistão (70%), Indonésia (64%) e Tailândia (59%).
- Por outro lado, as taxas de aceitação mais baixas foram observadas na Suécia (31%) e Polônia (39%) e EUA (44%).
- Aumento nos Gastos Globais com Anúncios:
- 50% dos aplicativos aumentaram os gastos com anúncios no iOS entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.
- O gasto total com anúncios no iOS registrou um aumento substancial de 28% do primeiro trimestre de 2023 ao primeiro trimestre de 2024, superando o aumento de 5% observado no Android durante o mesmo período.
- Aumento nas Instalações Globais Não-Orgânicas:
- As instalações não-orgânicas no iOS aumentaram 51% ano após ano de maio de 2023 ao primeiro trimestre de 2024, em comparação com um aumento de 21% no Android durante o mesmo período.
- Taxas de Adoção Global de Desenvolvedores (aplicativos que exibem o prompt de consentimento aos usuários):
- Até o primeiro trimestre de 2024, 84% dos desenvolvedores de aplicativos de jogos adotaram o ATT, juntamente com 68% dos desenvolvedores de aplicativos não-jogo.
- Isso marca um aumento significativo de 16% e 14%, respectivamente, nas taxas de adoção desde a introdução do ATT.
Os dados indicam uma crescente confiança entre os profissionais de marketing em navegar em um cenário centrado na privacidade. Apesar dos persistentes desafios de medição, o aumento nas taxas de aceitação de usuários e nos gastos com anúncios, especialmente quando comparado ao Android, destaca uma disposição para se adaptar a novos paradigmas na publicidade no iOS.
Comentando sobre as descobertas, Renata Altemari, Diretora Executiva da AppsFlyer Brasil, afirma que “a mudança em direção a uma maior privacidade do usuário levou os anunciantes a repensar suas estratégias, levando a uma abordagem mais refinada para direcionamento e medição. Apesar dos contratempos iniciais, uma recuperação constante impulsionada pela melhoria da medição e fatores econômicos pinta um futuro mais promissor para os profissionais de marketing de aplicativos – como evidenciado pelo aumento nas taxas de aceitação e gastos com anúncios no iOS, há uma clara indicação de que a indústria está abraçando a mudança e priorizando a privacidade do usuário.”
Ela ainda explica que no Brasil, até então, antes do ATT, a Apple tinha uma penetração de mercado de 10%, e por conta disso o impacto foi ainda maior. “Dado o tamanho da base relativamente pequena em relação ao Android, o investimento de mídia no iOS caiu drasticamente após a implementação, mas atualmente 58% dos brasileiros com iPhone já consentiram o compartilhamento de dados”, comenta.