ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

WhatsApp é a ferramenta mais usada nas vendas online, revela estudo da Abrasce

Modalidade é adotada por marcas varejistas de todos os portes. Vitrine virtual e marketplace seguem ganhando espaço nos shopping centers

por Da redação
26/11/2020
em Pesquisa e Dados
0 0
76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp, mostra pesquisa patrocinada pela Infobip
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

De acordo com estudo inédito realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 54% dos shoppings do país oferecem algum tipo de canal de vendas online, sendo a modalidade Compre Online a mais comum, adotada por 91% dos empreendimentos. Esse tipo de venda reúne no site ou no perfil do Instagram dos shoppings informações sobre todas as lojas. Ao se interessar por alguma marca, o cliente acessa o canal disponibilizado pelo lojista e combina diretamente com ele a forma de entrega e o pagamento. Entre os canais de contatos oferecidos nessa modalidade, 99% utilizam WhatsApp, 53% e-commerce e 17% redes sociais.

“O setor de shopping center já estava atento e acompanhando o movimento de transformação digital, principalmente no que diz respeito aos modelos de compra disponibilizados aos consumidores. Com o fechamento de todos os shoppings do Brasil e restrições de horário de funcionamento em decorrência da pandemia, observou-se uma aceleração digital no setor de shopping center, trazendo uma maior utilização dos canais de vendas online, o que comprova que a inovação sempre foi um dos pilares de atuação do setor”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Em segundo lugar, aparece o tipo de venda chamado Vitrine Virtual, adotado por 23% dos shoppings. Seu conceito é análogo à vitrine física, ao possibilitar que o consumidor visualize produtos selecionados das lojas do shopping com seus respectivos preços. Alguns empreendimentos apresentam uma vitrine completa, pois além de exibir produtos e valores, direcionam o cliente para a conclusão da compra, utilizando para isso algum canal de contato online.

Na terceira posição, estão os marketplaces, a plataforma mais completa de vendas online, já que o cliente pode visualizar produtos e preços, realizar a compra, decidir a forma de pagamento e a modalidade de entrega em uma única página virtual. Atualmente, 15% dos shoppings possuem uma plataforma do tipo. “Por ser a mais completa, ainda é a menos utilizada, visto que a sua operação é mais complexa e depende de uma integração entre as plataformas das lojas e dos shoppings, mas temos visto muitos investimentos neste tipo de iniciativa”, explica Humai.

Nas vendas online, quatro modalidades de entrega são adotadas. A retirada pelo Drive-Thru surgiu durante a pandemia e é a mais utilizada (81%), seguida pelo tradicional Receba em Casa (80%). Outras formas, como disponibilização do produto pelo Locker (armários inteligentes de autoatendimento) e Retirada na Loja têm representação menor, com 8% e 7%, respectivamente. As categorias de produtos mais oferecidas nos canais de vendas online são vestuário, alimentação, calçados, perfumaria e cosméticos, além de relojoaria e joalheria.

Tags: AbrascepesquisapesquisasWhatsApp

Posts Relacionados

Contra o tempo: conheça o perfil dos consumidores do futuro e como conquistar este público hoje
Pesquisa e Dados

Contra o tempo: conheça o perfil dos consumidores do futuro e como conquistar este público hoje

...

Era do conteúdo descentralizado provoca mudanças no marketing esportivo
Pesquisa e Dados

Estudo revela formatos que mais engajaram a internet brasileira

...

Kantar lança e-book com resoluções para as marcas em 2021

Enquanto o delivery cresce no Brasil, e-commerce ainda enfrenta desconfiança do consumidor

Pesquisa mostra que brasileiros estão mais preocupados em como se manter no futuro

Pesquisa mostra que brasileiros estão mais preocupados em como se manter no futuro

Estudo da Cognizant analisa as principais tendências do trabalho remoto

Estudo da Cognizant analisa as principais tendências do trabalho remoto

Em 2021, cuidar da saúde e estudar serão as prioridades dos brasileiros, aponta Google

Em 2021, cuidar da saúde e estudar serão as prioridades dos brasileiros, aponta Google

Levantamento da 7WAVES aponta os principais objetivos dos brasileiros para 2021

Levantamento da 7WAVES aponta os principais objetivos dos brasileiros para 2021

Personalização e propósito aparecem entre as 8 tendências do marketing digital para 2021

Personalização e propósito aparecem entre as 8 tendências do marketing digital para 2021

Próximo
Digital Trix é a nova agência de relações públicas do book advisor Eduardo Villela

Digital Trix é a nova agência de Relações Públicas da Ultra Academia

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Méquizice: aquela mania que todo mundo tem quando come no Méqui

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sistema Fecomércio RJ lança campanha Rio de Mãos Dadas para impulsionar 2021 com a retomada de atividades culturais, esportivas, educacionais e empresariais no estado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X