No domingo, dia 9, será realizada a 92ª edição do Oscar, e o evento vem movimentando a rotina dos fãs nas redes sociais, gerando muitas menções e interações sobre os longas.
Segundo levantamento realizado pela SocialBakers, plataforma líder global em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, o filme “Coringa”, suspense psicológico dirigido por Todd Phillips, lidera o disputa nas redes sociais. São quase 8 mil interações médias por post e cerca de 333 mil no Facebook desde o dia 1º de janeiro.
No Instagram, por exemplo, Coringa teve 2,3 milhões interações no período, mais que o dobro conquistado pelo segundo colocado Adoráveis Mulheres. Os números representam mais de 50% de todas as interações nas páginas dos filmes. Já no Twitter, o surpreendente drama coreano Parasita e o drama de guerra 1917, dirigido por Sam Mendes, lideram com mais de 10 mil menções.
Já as produções da Netflix, O Irlandês e História de um Casamento, não geraram grande repercussão nas redes sociais, apesar do ótimo histórico de geração de buzz da empresa de streaming nas mídias sociais, por meio de memes e conteúdo viral.
Já o filme mais ativo nas redes sociais é “Adoráveis Mulheres”, dirigido por Greta Gerwig, com quase 60 conteúdos postados em um mês no Facebook, Instagram e Twitter. Porém, as postagens trazem o mesmo conteúdo nas três plataformas, o que não tende a ter sucesso nas mídias sociais, já que os públicos e formatos de maior aderência diferem em cada plataforma.