Jornadas de compra personalizadas, quebra de paradigmas no varejo, bom entendimento
dos dados, uso de novas tecnologias, olhar apurado para modelos de negócios
inovadores e novos desafios para as
lideranças. Estes tópicos foram intensamente discutidos no Pós-NRF Beauty Fair
2020 realizado nesta terça-feira (04), no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir da vivência da comitiva brasileira de empresários da área de perfumaria levada pela Beauty Fair à
NRF Big Show, a maior feira de varejo do
mundo. Sob o comando do diretor geral da Beauty Fair, César Tsukuda, os especialistas em varejo Eduardo Terra, Grasiela Tesser e Julio
Takano compartilharam com o público as inovações com potencial para revolucionar a experiência de compra do cliente e, consequentemente, a conversão de vendas.
Eduardo destacou que os clientes estão mais ágeis
que as empresas e que é papel dos líderes
entenderem as tecnologias para otimizar os negócios e acompanhar as expectativas do público. “A indústria passa por constante disrupção e
este movimento
sempre causa grande impacto. Compreender e aplicar com
eficiência as tecnologias deixou de ser uma
tarefa dos profissionais da área e, sim,
um interesse e obrigação do dono do negócio”, pontuou. Outro tópico muito
discutido foi a captação e o uso de dados do cliente. Segundo Grasiela,
“personalizar é diferente de customizar
e, neste aspecto, os dados são essenciais e precisam estar limpos e acessíveis para personalizar a compra. Com análises de comportamento de consumo, é possível entregar uma experiência desenhada para cada pessoa”, disse. Julio Takano compartilhou os aprendizados adquiridos nas visitas técnicas da comitiva Beauty Fair a lojas selecionadas em Nova York, como Glossier, UZ, Starbucks Roastery Reserve, Puma, Adidas, Sephora, entre outras, e as sensações
inovadoras que cada uma traz. “Os
micromomentos são as experiências mais baratas e as que
mais trazem resultados. Nós conseguimos tocar o coração das pessoas e gerar
lembranças com esses micromomentos”, avaliou.
Tsukuda destaca os seis pontos que, se bem explorados, podem representar grande fortalecimento no canal de perfumarias:
Disrupção do varejo: o próximo
capítulo dos negócios já acontece de
forma acelerada e torna antigos hábitos
em algo obsoleto;
Personalização: diferente de customização, a personalização é entregar uma
experiência de compra e de produtos
especial para cada consumidor, de acordo com suas preferências de consumo;
Tecnologias exponenciais: cada vez mais acessível, a tecnologia é uma grande aliada dos negócios.
Canais de e-commerce já dominam o varejo em mercados internacionais e crescem de forma acelerada no
Brasil;
O novo papel da loja: a loja física não vai morrer, mas passa a ser uma das etapas de consumo das pessoas. Experiências inovadoras no ambiente da loja geram engajamento e
fidelização;
Evolução dos modelos de negócios: a relação de negócio não se restringe mais a apenas vender para o consumidor. O
empresário que quer se destacar no mercado precisa criar um ecossistema para criar soluções completas para o cliente.
Desafios das lideranças: executivos precisam buscar
engajamento, disciplina e transformação
por meio de cultura organizacional,
resultados e fundamentos bem definidos e
atenção para inovação, tecnologia e oportunidades de novos negócios.
Esta é a quinta vez consecutiva que a Beauty Fair leva uma delegação de executivos do setor de perfumaria para visitar a NRF Big Show,
que ocorre em janeiro, em Nova York, Estados Unidos. A feira de
varejo inspira diversos setores, inclusive o da beleza, com conceitos e tendências para o mercado global. “Reunimos
os principais destaques validados pelos especialistas que
passaram pela NRF que podem contribuir, e muito, para elevar a qualidade
de um mercado de beleza, que já corresponde a altas expectativas
dos consumidores”, comenta Tsukuda.
Sobre a Beauty Fair: entidade fundamental para o
setor de beleza no Brasil, a Beauty Fair atua como plataforma
de desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza. Além da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, a empresa também é responsável por importantes projetos com foco no varejo, como a
Delegação Beauty Fair na NRF (New York), Líderes de Perfumaria,
Fórum de Varejo de Beleza e Fórum Beauty Fair Farma. Com a
iniciativa Beauty Fair Brazil, na Cosmoprof Bologna (Itália), a
empresa desempenha importante papel na exportação de cosméticos e na captação de novos negócios para a América Latina.
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