A Pineapple Hub, agência de relações públicas especializada em scale-ups e empresas de tecnologia e inovação, lança sua nova marca e posicionamento e passa a se chamar PinePR. Especializada em earned media, a PinePR chega para preencher uma lacuna do mercado de comunicação, como uma das únicas agências focadas em scale-ups, capaz de atendê-las em todas as suas fases de crescimento – do seed ao IPO – com atuação internacional. O novo posicionamento é assinado pela agência Introduce To Market.
A mudança reflete a estratégia de crescimento da empresa para mercados internacionais e o investimento na ampliação de seus serviços para atender empresas de todos os portes em fase de escalada, pré e pós IPO ou que miram o posicionamento em inovação, tecnologia e transformação digital.
Com atuação já consolidada em países da América Latina, a PinePR abre frentes também em Portugal e Estados Unidos, mercados estratégicos para empresas que miram crescimento exponencial.
De olho ainda na evolução do mercado de comunicação que se torna cada vez mais data-driven, a PinePR passa a atuar também com inbound PR, apoiando os times de marketing com estratégias e conteúdos específicos para a construção de reputação digital.
Com a chegada de profissionais experientes com passagens por empresas como Ambev, Netflix, Facebook e Zoom, a Pine passa a oferecer também serviços de treinamento em comunicação, além de prevenção e gestão de crises com foco em scale-ups.
Uma nova forma de chamar aquilo que já era feito no dia a dia
O processo de rebranding, feito pela ITM, durou mais de 5 meses. “A Helena Prado tinha uma ambição clara e muito coerente: ser reconhecida por seus diferenciais de entrega e especialidade no trabalho de construção e gestão da reputação das marcas de tecnologia. Esta ambição nos moveu para o entendimento completo do negócio e a necessidade de um trabalho de reposicionamento de marca e a produtização ficou evidente. A Pine conhece profundamente o ecossistema tech do Brasil, as startups Early stage e as que já tem maturidade e robustez pós ou pré IPO. O jeito Pine de fazer PR é muito aderente à necessidade de agilidade, velocidade e inovação que o ecossistema precisa e no Brasil não temos outro player com um mindset tão startupeiro quanto este time na prestação de serviços de PR”, comenta Ana Meneguini, cofundadora da ITM – agência que pensa Branding & Cultura a partir do business e entrega um reposicionamento de ponta a ponta: Marca, Produto, Cultura e Workplace Design.
Um dos diferenciais da agência é o time. Com o crescimento acelerado no mercado de scale-ups nestes últimos dois anos, a agência de relações públicas também expandiu. O time, que era composto por 9 colaboradores no fim de 2019 passou a ser estruturado por mais de 60 pessoas até o começo de outubro deste ano.
“Essa reformulação também veio para valorizar o que temos de melhor: o nosso time. Estamos acostumados a trabalhar com a dinâmica das empresas de tecnologia e inovação. Sabemos que um mês para uma startup é igual a um ano e, por isso, somos data driven, ágeis e estratégicos de acordo com cada objetivo dos clientes. Temos o prazer de trabalhar na comunicação de cada um deles”, completa Fabiana Ramos, CEO da PinePR.
A marca destaca seus principais elementos
PR = CONTENT, DATA & PRESS
Uma empresa conectada e baseada em dados, a PinePR está preparada para atender e acompanhar toda a evolução das scale-ups. Pensando nesta jornada de mercado, a identidade visual da marca está trabalhada em diversos grafismos e cores dinâmicas.
“O processo criativo da nova marca foi de total imersão no universo inovador e tecnológico das startups, que é pulsante, mutante, inquieto. A PinePR, redesenhada para ser a referência no segmento, não poderia deixar de absorver esses atributos. Pensamos em uma marca jovem, porém próxima e parceira. O desenho da marca traz uma fonte leve e confortável, com grafia que propõe algo novo, inusitado, mas também acolhedor. Os grafismos e as cores seguem uma proposta de traduzir o quão pulsante e viva é a alma da PinePR, combinados a uma comunicação dinâmica, objetiva e irreverente. A marca vem para ultrapassar os paradigmas do design rápido e pronto. Convida a construção e a criatividade. Uma atitude disruptiva com uma nova forma de pensar, enxergar e contar histórias relevantes para o mundo”, contextualiza Bia Caires, Diretora de Criação da ITM sobre o processo criativo para a nova identidade visual da marca.
Atualmente a agência conta com mais de 100 clientes, dos mais diversos setores. Entre eles PinePR estão empresas como dunnhumby, além das proptechs Yuca e Casai, fintechs Dock e Bom Pra Crédito, martechs Math e Acquia, femtechs B2Mamy e Wishe, a autotech Quicko, a beautytech UAU Box, a aceleradora 500 Startups e o hub de inovação Wayra.