Após dois anos sem a realização oficial do Carnaval, a edição de 2023 foi uma das mais aguardadas por aqueles que não dispensam uma das festas mais populares e tradicionais por todo o Brasil. E o clima de celebração e euforia gerou muitas conversas no Twitter com menções às marcas patrocinadoras e artistas que se apresentaram nos quatro cantos do país. A Knewin, maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento e análise de dados, coletou e analisou mais de 400 mil tuítes relacionados ao tema, entre os dias 17 e 26 de fevereiro.
Entre as marcas, o Tiktok foi a mais mencionada pelos usuários do Twitter (37%). A plataforma firmou parceria inédita com o Camarote Salvador, convidando alguns de seus criadores para compartilhar toda a experiência do evento pela plataforma. Segundo a análise, outro foco dos tuítes girou em torno da discussão sobre a música do cantor Leo Santana, Zona de Perigo, ter se tornado sucesso no carnaval graças ao seu uso ter viralizado pelos usuários do TikTok.
Já a segunda marca mais mencionada ficou com a Brahma. Os temas de destaque giram em torno dos artistas convidados, como Juliette e Gisele Bundchen, que movimentaram a rede com suas aparições no camarote patrocinado pela empresa. Em relação à Tim, os comentários se restringiram às pessoas comentando sobre o bloco patrocinado pela marca e publi com a Brunna Gonçalves.
TikTok | 37,46% |
Brahma | 23,60% |
TIM | 12,40% |
Itaipava | 9,16% |
Rexona | 6,65% |
Havaianas | 2,83% |
Devassa | 2,59% |
Boticário | 1,86% |
Bradesco | 1,54% |
Amstel | 1,13% |
Elo | 0,56% |
Jeep | 0,16% |
Ainda de acordo com o levantamento, os termos mais citados, respectivamente, foram: ‘carnaval’, em 84% dos tuítes; ‘bloquinho’, em 20% das menções principalmente por conta dos patrocínios de grandes empresas e, em terceiro lugar, aparece o termo ‘desfile’, com 2%. Mas nem tudo é alegria e termos como ‘assalto’ e ‘furto’ também apareceram em algumas das conversas realizadas na rede.
Artistas destaques da folia
Quanto às atrações do carnaval, Anitta foi a artista mais mencionada (54%). A cantora utilizou um disfarce para curtir a festa sem ser reconhecida e isso movimentou o Twitter, sendo uma das principais pautas comentadas pelo público.
O segundo lugar ficou para a cantora Ivete Sangalo. Seu retorno ao Carnaval de Salvador, após dois anos sem trio na rua, foi o principal comentário relacionado à artista. Já Ludmilla conquistou a atenção dos usuários do Twitter por conta do seu bloco e por ela ter puxado o samba enredo da beija-flor.
Outros artistas comentados:
Anitta | 54,92% |
Ivete Sangalo | 23,35% |
Ludmilla | 9,84% |
Pabllo Vittar | 7,84% |
Gloria Groove | 2,08% |
Claudia Leite | 0,95% |
Pocah | 0,56% |
Gretchen | 0,40% |