O atual cenário global tem provocado mudanças em todas as áreas da comunicação, e com as recomendações de isolamento social, o marketing de influência tem ganhado ainda mais espaço. A Spark, especializada em ativações de marcas com influenciadores digitais, é uma das empresas que tem impulsionado esse mercado, ajudando a inovar as estratégias de comunicação de grandes anunciantes.
Como consequência das orientações gerais provocadas pela pandemia, a empresa viu crescer o número de projetos com narrativas e propósito alinhados ao momento atual em ações para BR Distribuidora, Danone, Epic Games, Mondelez, Centro Universitário UNA e Henkel.
“Nunca os influenciadores tiveram um papel tão importante enquanto comunicadores como agora. Eles se tornaram responsáveis por alertar, ajudar e entreter suas audiências, criando uma grande oportunidade para as marcas de usá-los como replicadores de mensagens de empatia e comprometimento ao contexto atual.” Pontua Raphael Pinho, sócio e codiretor-geral da Spark.
Uma das ações realizadas teve como foco os caminhoneiros, com objetivo de comunicar os benefícios do Cartão do Caminhoneiro, que garante consultas médicas online, descontos em combustíveis e kits de alimentos em postos de gasolina. A ação envolveu a influenciadora Sheila Bellaver, uma caminhoneira com mais de 1.500.000 inscritos em seu canal de Youtube.
Já para um aplicativo de encontros virtuais, a ação teve como propósito apresentar uma solução para aproximar os amigo nesse momento de distanciamento social. Foram convocados influenciadores de grande alcance como a apresentadora Sabrina Sato, o humorista Ceará, e a atriz Juliana Paes, entre outros, para demonstrar o uso da ferramenta na prática.
E pensando em maneiras de apoiar os pais a entreter e educar os filhos pequenos na quarenenta, a ação para uma marca de suco em pó convocou influenciadores do segmento de maternidade, que junto da apresentadora Fernanda Gentil abriram diálogos educativos com seus seguidores, compartilhando as dores e amores do entretenimento “caseiro”.
“Tem sido um momento muito desafiador, mas ao mesmo tempo, interessante em apoiarmos nossos clientes e parceiros sobre a maneira adequada de se comunicarem através de ações que impulsionem seus negócios, mas principalmente, cumpram uma função social nesse momento”, complementa Pinho.