A Páscoa é a segunda maior data comemorativa do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2023, o e-commerce registrou aumento de 80% nas vendas de chocolates e ovos em comparação com 2022. Durante os feriados de Páscoa de 2020 e 2021, grande parte do comércio estava fechado por conta da pandemia da Covid-19. Isso impactou diretamente as vendas de diferentes segmentos. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a pandemia acelerou a migração das compras para o ambiente online e essa tendência se estende às comemorações deste período.
Em 2024, a data cai no dia 31 de março e as expectativas sobre as vendas online seguem otimistas. Empresas que tenham lojas virtuais podem aproveitar a tendência criando campanhas de marketing digital direcionadas durante a temporada. Por isso, a agência full service Adtail organizou algumas dicas sobre como aproveitar as oportunidades para diversos tipos de negócios que podem se beneficiar da sazonalidade. Confira:
Livros e viagens
Apesar do feriado ser no domingo, a chamada Semana Santa, que antecede a Páscoa, para alguns, é feriado. Quem trabalha com serviços de lazer pode aproveitar a data para fazer promoções para a semana toda, com itens relacionados a curtir folga, descansar e relaxar.
Roupas e acessórios
Ofereça algo como brinde para entrar no clima, um chocolate ou itens personalizados, com design que remeta à Páscoa, com motivos de coelhos, ovos coloridos ou mensagens de renovação e esperança próprias do período de Páscoa.
Presentes e varejo
Se quiser ir além do chocolate, a depender do seu nicho, monte cestas com vinhos e outras sugestões ou deixe esses itens relacionados em destaque no site. Incentivar a produção de presentes em casa oferecendo produtos feitos à mão também é uma ótima opção.
Mercado fitness
Procure aproveitar o momento pós-feriado de descanso para retomar o incentivo às atividades físicas oferecendo produtos saudáveis, roupas e descontos em matrículas de cursos.
Decoração, cama, mesa e banho
Por que não incentivar uma mesa posta temática? Lives ensinando a arrumar uma mesa para o almoço de domingo, fazendo enfeites e outros adereços artesanais. Importante também caprichar nas fotos para vender conjuntos de louças, toalhas e outros itens dentro do contexto da data, que podem ser atrativos para a compra condicionada.
Produtos infantis
É possível explorar a data nas estampas de roupas, com banners ou alterações de layout no site que chamem atenção para a Páscoa. Você também pode preparar um concurso cultural para promover engajamento das crianças com a marca, valendo prêmios interessantes do segmento. Vale sorteios (devidamente registrados) e brindes temáticos atrelados às compras que sejam atrativos para o público.
Que tal gerar conhecimento de marca ou fidelização com oficinas de recreação online? Pode criar um relacionamento com os pais e crianças para fazer um coelho de material reciclado e, ao final, oferecer um cupom de desconto na sua loja em produtos selecionados para os participantes.
Vale lembrar que, por se tratar de uma celebração cristã, muitas marcas não aderem ao discurso por uma questão de posicionamento ou mesmo de público. Mas isso não é impeditivo para fazer ações relacionadas indiretamente ao tema, para não ignorar a data. Se é o seu caso, aqui vão alguns termos relacionados ao feriado que podem ser usados nas campanhas digitais sem menção ao fator religioso:
. família
. coelhinho
. surpresa
. recheio
. descobrir
. redescobrir
. renovação
. ressignificar
. caça
. cenouras