Conhecida por ajudar na construção de marcas gastronômicas, o Food-se celebra agora em novembro seis anos de vida de muitos cases de sucesso. Criada em 2015 pela publicitária Vanessa Huguinin, a empresa tem como objetivo pensar, elaborar e executar estratégias que resultem no posicionamento de empreendimentos no setor da gastronomia, focando na democratização do branding.
Isso tudo porque Vanessa, que além de ser fundadora e estrategista de marca também é professora da EGG (Escola de Gastronomia em SP) e da Nutrinew, no Rio de Janeiro,, desde então começou a entender que a atenção voltada aos detalhes, a criatividade e uma comunicação segmentada agregados ao descobrimento de uma identidade, eram pilares fundamentais para o nascimento de uma label, resultando em frutos que tornam-se vendas. Assim saiu do forno o Food-se!
“Quando deixei o cargo de executiva no corporativo para criar uma consultoria, nunca quis que fosse um simples serviço, mas sim um movimento, uma comunidade. Por isso, desde o início nossas iniciativas são todas direcionadas para conteúdo e educação. Há 6 anos atrás não se falava em branding direcionado para gastronomia. “Capinei esse terreno” e hoje somos mais de 60 mil empreendedores de alimentação cheios de fome de detalhes. Acredito no branding como ferramenta de construção de marca e diferenciação, afinal somos um setor com índice de mortalidade de negócios considerável. Só o branding faz uma marca ser apaixonante. É muito além da comida, é sobre traduzir o sentimento da marca, é alma”. – conta Vanessa Huguinin.
São diversos tipos de serviços personalizados como mentorias através da imersão e estratégias para a condução ou construção de valor do negócio; consultorias com conceituação ou reconceituação através da metodologia Food-se; criação de identidades sendo além da logomarca, mas também o aprofundamento do conceito, formas, cores, storytellings construindo propósitos, cursos onlines e palestras que constroem um melhor posicionamento da marca perante o mercado. Sem esquecer dos talks que facilitam a provocação de insights com bate papos focados nos brandings dos restaurantes, além do serviço de curadoria voltado para estratégia de persona elegendo Chefs ou personalidades da gastronomia para dar cara e voz a um determinado lançamento ou evento de uma empresa.
Além disso, para os chefs, restauranteurs e profissionais das mais diversas áreas da gastronomia que querem ter acesso a todos os conteúdos produzidos pelo Food-se, a plataforma digital Enfoodere-se é uma ótima dica. E o melhor: gratuitamente! Por lá é possível se alimentar de estratégias, tendências, ferramentas e muito mais assuntos que são do mundo gastronômico, segmento que mais cresce no Brasil.
O resultado de todo esse trabalho durante esses anos são os mais de 1000 estabelecimentos gastronômicos como grupos, shoppings, restaurantes e iniciativas, nomes de prestígios como Katia Barbosa, Claude Troisgros, Felipe Bronze, e também grupos como Trigo, Alento, Bar do Adão, Gula Gula, Casa & Gourmet, Orla Rio, além de novos brandings para o segmento.
Importante enfatizar que em novembro de 2019, Vanessa criou o “Cozinhar tá no sangue”, causa nobre com a finalidade de ajudar o banco de sangue do Hemorio, na cidade do Rio de Janeiro, além de Hemocentros locais, para outros estados do Brasil. Na ocasião, chefs renomados como Claude Troisgros e seu fiel escudeiro Batista, Katia Barbosa, Pedro de Artagão, João Diamante e Jimmy Ogro vestiram, literalmente, a camisa personalizada, e como consequência dessa ação, ajudaram a arrecadar doações de sangue para quem precisava. A segunda edição acontece neste ano, em novembro. No dia nacional do doador de sangue (25/11), também mês de celebração de aniversario da marca. O Food-se convocará através de um press kit cozinheiros em todo o país, a fim de que mobilizem suas redes em prol do ato. Para acompanhar quem foram os cozinheiros que toparam a mobilização acompanhe nas redes sociais.
Já durante a pandemia, no início em março de 2020, vale ressaltar que o Food-se não deixou a peteca cair e se reinventou, como a palavra mesmo diz, com o movimento “Reinvente-se”, mobilizando chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Léo Paixão, Onildo Rocha, Marcos Livi, Manu Zappa, Katia Barbosa, entre outros que contribuíram com seus expertises a fim de apoiarem outros empreendedores à frente de pequenos negócios.
Vale frisar também os produtos digitais Food-se que são outros atrativos da marca como o “Food-se para menores”, mentorias que são direcionadas para pequenos empreendedores de todo o Brasil, já em sua segunda edição. E o “Food-se trends”, um guia sobre tendências para o posicionamento de marcas para 2022, que está disponível exclusivamente no Enfoodere-se.
Atualmente o Food-se é responsável pelo rebranding do Mercado de Produtores Uptown, que após passar pela ressignificação teve o novo momento da marca indicado ao Prêmio Veja Rio Comer e Beber 2021/2022. E não pára por aí! A publicitária Vanessa já esta desenvolvendo novas iniciativas sociais junto ao Instituto DARA voltado para Mães periféricas na cozinha colaborativa. Ainda vem muito mais coisa pela frente…