No ano em que completa 20 anos, a Deal Technologies, consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital, sentiu a necessidade de passar por um rebranding, a fim de reforçar o novo momento que a companhia e o mercado vivem frente à jornada digital. A FutureBrand, consultoria global de branding, estratégia e design foi a agência escolhida para esse desafio.
O rebranding trouxe três importantes óticas como premissa para essa reestruturação: a de negócio, que leva em conta a proposta de valor da companhia, atrelada a visão de liderança; a de cultura, que considera o jeito de ser da empresa junto a visão do time; e por fim, a de mercado, que considera os movimentos e tendências e a necessidade do cliente.
Maria Flávia Souza, Diretora de Marketing da Deal, explica que um dos norteadores do projeto foi alterar a forma de comunicar o posicionamento do negócio, que antes se apresentava como fornecedor de produtos e serviços. Hoje a empresa passa a se posicionar no mercado como uma empresa trusted advisor, ou seja, uma consultoria de confiança dos clientes quando o assunto é estratégia para reestruturação da jornada digital. “Essa mudança reforça nosso propósito de ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos, pensando sempre nas melhores estratégias para cada desafio. Queremos levar nossa expertise e cocriar ações para entregar a melhor solução tecnológica aos principais players”, explica. A executiva também reforça que, anos atrás, a TI era vista por muitos como uma área de suporte para coisas simples, como rodar a folha de pagamento e fazer a parte fiscal. “Hoje, a tecnologia passou a ser core das organizações, está relacionada ao principal canal de receita. É um investimento com foco direto no negócio”, complementa Maria Flavia.
Maria Flavia Souza, Diretora de Marketing da Deal.
Novo posicionamento
Com o rebranding, a marca traz consigo o conceito de ‘Inventividade’. “Ao trazermos o olhar de inventividade, reafirmamos nossa proposta de levar inovação aos negócios dos nossos clientes ao criarmos soluções e metodologias para cada necessidade que surgir. A cocriação, adaptabilidade, criatividade e inteligência para decodificar problemas complexos passam a protagonizar ainda mais nossa atuação”, pontua Maria.
“‘Inventividade’ é mais do que uma abordagem. Entendemos que é um estado de espírito empreendedor e criativo, centrado nas pessoas e complementado pela tecnologia. Foi com essa visão em mente que os novos assets de marca foram desenvolvidos”, comenta Ana Virtuozo, Diretora de Corporate, da FutureBrand São Paulo.
A nova fase engloba uma linguagem mais funcional para a Deal e com mensagens objetivas, desmistificando o universo complicado e distante que a tecnologia ocupava anteriormente.
Logo e nova ID visual
A logo da Deal também passou por mudanças e conta agora com o símbolo do infinito. “Esse novo símbolo representa as infinitas possibilidades que entregamos como negócio e a entrega e evolução contínua tão presente no mundo da tecnologia”, pontua a Diretora de Marketing.
Para trazer identificação com o universo da tecnologia, foram adotados elementos gráficos feitos com caracteres utilizados na programação de sistemas.
Elementos gráficos.
Agora a marca conta com tipografia mais simples e moderna, com o objetivo de aproximar a tecnologia das pessoas, simplificando a comunicação visual. A fonte é arredondada e pensada para conectar a marca ao moderno e disruptivo.
Com preto, verde turquesa, lilás, cinza-claro e cinza em sua paleta, a Deal se inspira na criatividade e modernidade em suas novas cores, a fim de mostrar seu novo passo na inovação.
Elementos gráficos, ícones, ilustrações e o estilo fotográfico também passaram por mudanças. As fotos passam a destacar as pessoas, consideradas as verdadeiras protagonistas da tecnologia.
“O novo logotipo transmite a ideia de continuidade e parceria, enquanto as cores e o estilo fotográfico adicionam uma dose extra de humanidade e energia à identidade. Os elementos gráficos e ícones, embora simples, trazem uma sensação de leveza enquanto oferecem inúmeras possibilidades criativas”, explica Ana.
História de inovação
A história da Deal é a de transformação de marcas dos mais diversos segmentos por meio da criatividade e da inovação. A empresa tem em seu portfólio clientes como B3, Getnet Brasil, BV, Nubank, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro.
Investindo em estratégias de Martech, a Deal criou em julho de 2023 sua spin-off, a Alot, agência que atua como uma consultoria de negócios com foco em inovação e experiência do usuário. A Deal investiu inicialmente R$4 milhões na operação da Alot, que possui uma abordagem consultiva com inteligência de mercado, mesclando marketing, design, mídia, dados e tecnologia.
Para trazer identificação com o universo da tecnologia, foram adotados elementos gráficos feitos com caracteres utilizados na programação de sistemas.
Mais recentemente, a Deal anunciou a compra do controle da O2B, empresa com foco em produtos e soluções de Cloud, que chegou ao grupo a fim de reforçar e escalar os serviços já oferecidos.