O grupo WPP e a Kantar divulgam o novo ranking das 60 Marcas Mais Valiosas do Brasil, em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. Neste ano, os bancos tomaram as primeiras colocações, com o Bradesco (US$9,4 bilhões) em primeiro lugar, após um crescimento de valor de marca de 35% e Itaú (US$8,3 bilhões) na segunda colocação, também com um incremento de 35%. O terceiro lugar ficou com a Skol (US$7,2 bilhões).
O valor da soma das marcas do ranking teve um incremento de 11% em relação a 2018, alcançando US$69,9 bilhões, impulsionado principalmente pelo varejo, liderado pelo Magazine Luiza e seu crescimento de 276% em valor de marca. A Renner, rede varejista de moda, aumentou o valor da sua marca em 132%.
Confira o Top 10:
Ranking |
Marca |
Categoria |
Valor de Marca 2019 (bi $) |
Valor de Marca 2018 (bi $) |
Variação do valor de marca |
1 |
Bradesco |
Instituição Financeira |
9,468 |
7,018 |
35% |
2 |
Itaú |
Instituição Financeira |
8,368 |
6,198 |
35% |
3 |
Skol |
Cerveja |
7,253 |
8,263 |
-12% |
4 |
Brahma |
Cerveja |
3,781 |
4,478 |
-16% |
5 |
Globo |
Canais de TV |
3,624 |
4,318 |
-16% |
6 |
Antarctica |
Cerveja |
2,672 |
2,977 |
-10% |
7 |
Magazine Luiza |
Varejo |
2,287 |
609 |
276% |
8 |
Petrobras |
Energia |
2,002 |
788 |
154% |
9 |
Renner |
Varejo |
1,903 |
820 |
132% |
10 |
Amil |
Cuidados da saúde |
1,840 |
706 |
160% |
Bancos e varejo ganham destaque em 2019
Para Eduardo Tomiya, diretor executivo da Kantar Brasil, a experiência omnichannel, com uma ótima integração entre off e online foi a chave para o sucesso do setor varejista, nos casos do Magazine Luiza e Lojas Americanas. Já para a Renner, é a experiência do consumidor que fez a diferença, com investimentos em atendimento de qualidade variedade e uma nova disposição dos produtos nas lojas, entre outras estratégias.
Outro setor de destaque no ranking foi o de instituições financeiras, no qual, além do Bradesco e o Itaú, o Banco do Brasil se destaca com 90% de aumento no valor da sua marca em relação ao ano passado. Esse crescimento foi impulsionado pela implementação de novas soluções tecnológicas que facilitam a vida dos clientes (como a inteligência artificial ou interface de aplicativo mais intuitiva), uma resposta desses bancos tradicionais à chegada das fintechs.
Marcas nacionais se destacam entre as mais fortes
Além do ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil, a Kantar apresentou também o ranking das mais fortes com atuação no país. Este levantamento se refere à força das empresas nacionais ou estrangeiras que atuam no país e avalia o brand equity, ou seja, o poder de influência que ela tem no mercado e nos consumidores e que a converte na favorita do público.
Confira o ranking completo:
# |
Marca |
Índice de força de marca |
Variação na Posição |
1 |
|
100 |
1 |
2 |
Apple |
99 |
7 |
3 |
Heineken |
84 |
9 |
4 |
Samsung |
82 |
6 |
5 |
Colgate |
81 |
1 |
6 |
|
81 |
-5 |
7 |
Coca-Cola |
80 |
-2 |
8 |
Omo |
77 |
-5 |
9 |
Guaraná Antarctica |
77 |
2 |
10 |
Ruffles |
77 |
4 |
11 |
Nike |
74 |
9 |
12 |
Oral-B |
73 |
-5 |
13 |
Gillette |
73 |
3 |
14 |
O Boticário |
73 |
Nova |
15 |
Adidas |
72 |
Nova |
16 |
McDonald’s |
72 |
-1 |
17 |
Cacau Show |
72 |
Nova |
18 |
Natura |
71 |
Nova |
19 |
Dorflex |
70 |
-1 |
20 |
Listerine |
70 |
Nova |
Esse ranking apresentou grandes mudanças, com cinco novos nomes entre as 20 marcas e a presença de mais brasileiras, passando de duas (2018) para cinco. O Guaraná Antarctica ainda alcançou o Top 10, ficando em 9° lugar, crescendo duas posições.
Metodologias diferentes
As Marcas Mais Valiosas do Brasil levam em consideração o valor financeiro (dados bolsa e da Bloomberg), além do valor de contribuição de marca: proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).
Já no ranking das mais fortes são considerados apenas os aspectos de marca (brand equity), como a capacidade de gerar conexões emocionais mais significativas, a habilidade para se diferenciar de outros nomes da mesma categoria e a facilidade de se converter na primeira opção dos consumidores dentro de um grupo de produtos do mesmo segmento.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.
Sobre WPP
A WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de US$ 73 bilhões e receita de US$ 19 bilhões. Através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma ampla gama de serviços de publicidade e marketing, incluindo gestão de investimentos em publicidade e mídia; gestão de investimentos em dados; relações públicas e assuntos públicos; branding e identidade; comunicação de serviços de saúde; marketing direto, digital e de promoção e relacionamento, assim como comunicação especializada. A empresa emprega mais de 200.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em 113 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.
A WPP foi nomeada Holding do Ano no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes de 2016 pelo sexto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a Holding mais Eficaz do Mundo no Effie Effectiveness Index de 2016, que reconhece a eficácia da comunicação de marketing. Em 2016, a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a World’s Top Holding Company (pelo segundo ano consecutivo).
# |
Brand |
Category |
Brand Value 2019 |
Brand Value 2018 |
Brand Value Change |
1 |
Bradesco |
Financial Institution |
9.468 |
7.018 |
35% |
2 |
Itaú |
Financial Institution |
8.368 |
6.198 |
35% |
3 |
Skol |
Beer |
7.253 |
8.263 |
-12% |
4 |
Brahma |
Beer |
3.781 |
4.478 |
-16% |
5 |
Globo |
TV Stations |
3.624 |
4.318 |
-16% |
6 |
Antarctica |
Beer |
2.672 |
2.977 |
-10% |
7 |
Magazine Luiza |
Retail |
2.287 |
609 |
276% |
8 |
Petrobras |
Energy |
2.002 |
788 |
154% |
9 |
Renner |
Retail |
1.903 |
820 |
132% |
10 |
Amil |
Healthcare |
1.840 |
706 |
160% |
11 |
Natura |
Cosmetics |
1.521 |
1.350 |
13% |
12 |
Ypê |
Home Care |
1.395 |
1.399 |
0% |
13 |
Sadia |
Food |
1.339 |
1.469 |
-9% |
14 |
Bohemia |
Beer |
1.302 |
1.605 |
-19% |
15 |
Ipiranga |
Retail |
1.284 |
1.265 |
1% |
16 |
Lojas Americanas |
Retail |
1.257 |
1.025 |
23% |
17 |
Ypióca |
Spirits |
1.004 |
413 |
143% |
18 |
Vivo |
Communication Providers |
990 |
874 |
13% |
19 |
Embratel |
Communication Providers |
944 |
1.140 |
-17% |
20 |
Banco do Brasil |
Financial Institution |
806 |
425 |
90% |
21 |
Net |
Communication Providers |
777 |
939 |
-17% |
22 |
Localiza |
Car Rental |
736 |
437 |
69% |
23 |
Drogasil |
Drugstores |
719 |
757 |
-5% |
24 |
Porto Seguro |
Insurance |
686 |
922 |
-26% |
25 |
B3 |
Stock Exchange |
668 |
425 |
57% |
26 |
Droga Raia |
Drugstores |
631 |
589 |
7% |
27 |
Seara |
Food |
612 |
528 |
16% |
28 |
Schin |
Beer |
604 |
622 |
-3% |
29 |
Netshoes |
e-coomerce |
469 |
469 |
0% |
30 |
CVC |
Travel Agency |
461 |
464 |
-1% |
31 |
Totvs |
Information Technology |
458 |
313 |
46% |
32 |
Cielo |
Credit Cards |
454 |
634 |
-28% |
33 |
Pão de Açúcar |
Retail |
452 |
768 |
-41% |
34 |
Casas Bahia |
Retail |
452 |
472 |
-4% |
35 |
Suvinil |
Painting |
398 |
292 |
36% |
36 |
Iguatemi |
Retail |
383 |
595 |
-36% |
37 |
SBT |
TV Stations |
338 |
375 |
-10% |
38 |
Caixa |
Financial Institutions |
327 |
790 |
-59% |
39 |
Bauducco |
Food |
325 |
325 |
0% |
40 |
Gol |
Airline |
323 |
244 |
33% |
41 |
Estacio |
Education |
318 |
313 |
2% |
42 |
Buscapé |
Technology |
318 |
284 |
12% |
43 |
Havaianas |
Fashion |
284 |
474 |
-40% |
44 |
Fleury |
Healthcare |
278 |
327 |
-15% |
45 |
Smiles |
Loyalty Programs |
266 |
660 |
-60% |
46 |
Arezzo |
Fashion |
258 |
327 |
-21% |
47 |
Dorflex |
Painkiller |
258 |
247 |
4% |
48 |
Tigre |
Construction |
257 |
257 |
0% |
49 |
Perdigão |
Food |
256 |
331 |
-23% |
50 |
Extra |
Retail |
236 |
337 |
-30% |
51 |
Vigor |
Food |
229 |
265 |
-14% |
52 |
Hering |
Fashion |
213 |
187 |
14% |
53 |
Multiplus |
Loyalty Programs |
197 |
344 |
-43% |
54 |
Sul América |
Healthcare |
194 |
– |
N/A |
55 |
Riachuelo |
Retail |
192 |
– |
N/A |
56 |
Assaí |
Retail |
191 |
– |
N/A |
57 |
Vitarella |
Food |
186 |
281 |
N/A |
58 |
Anhanguera |
Education |
181 |
458 |
-61% |
59 |
Adria |
Food |
165 |
– |
N/A |
60 |
Ponto Frio |
Retail |
126 |
– |
N/A |
Total TOP 60 of each year |
69.910 |
63.192 |
11% |