ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Marcas

Marcas Mais Valiosas do Brasil crescem 11% em 2019, mostra ranking

Google lidera o ranking das mais fortes no Brasil e pela primeira vez há cinco marcas nacionais na lista

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
04/06/2019
in Marcas
0 0
Kantar se torna uma marca única
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O grupo WPP e a Kantar divulgam o novo ranking das 60 Marcas Mais Valiosas do Brasil, em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. Neste ano, os bancos tomaram as primeiras colocações, com o Bradesco (US$9,4 bilhões) em primeiro lugar, após um crescimento de valor de marca de 35% e Itaú (US$8,3 bilhões)  na segunda colocação, também com um incremento de 35%. O terceiro lugar ficou com a Skol (US$7,2 bilhões).

O valor da soma das marcas do ranking teve um incremento de 11% em relação a 2018, alcançando US$69,9 bilhões, impulsionado principalmente pelo varejo, liderado pelo Magazine Luiza e seu crescimento de 276% em valor de marca. A Renner, rede varejista de moda, aumentou o valor da sua marca em 132%.

Confira o Top 10:

Ranking

Marca

Categoria

Valor de Marca    2019

(bi $)

Valor de Marca    2018

(bi $)

Variação do valor de marca

1

Bradesco

Instituição Financeira

9,468

7,018

35%

2

Itaú

Instituição Financeira

8,368

6,198

35%

3

Skol

Cerveja

7,253

8,263

-12%

4

Brahma

Cerveja

3,781

4,478

-16%

5

Globo

Canais de TV

3,624

4,318

-16%

6

Antarctica

Cerveja

2,672

2,977

-10%

7

Magazine Luiza

Varejo

2,287

609

276%

8

Petrobras

Energia

2,002

788

154%

9

Renner

Varejo

1,903

820

132%

10

Amil

Cuidados da saúde

1,840

706

160%

 

Bancos e varejo ganham destaque em 2019

Para Eduardo Tomiya, diretor executivo da Kantar Brasil, a experiência omnichannel, com uma ótima integração entre off e online foi a chave para o sucesso do setor varejista, nos casos do Magazine Luiza e Lojas Americanas. Já para a Renner, é a experiência do consumidor que fez a diferença, com investimentos em atendimento de qualidade variedade e uma nova disposição dos produtos nas lojas, entre outras estratégias.

Outro setor de destaque no ranking foi o de instituições financeiras, no qual, além do Bradesco e o Itaú, o Banco do Brasil se destaca com 90% de aumento no valor da sua marca em relação ao ano passado. Esse crescimento foi impulsionado pela implementação de novas soluções tecnológicas que facilitam a vida dos clientes (como a inteligência artificial ou interface de aplicativo mais intuitiva), uma resposta desses bancos tradicionais à chegada das fintechs.

Marcas nacionais se destacam entre as mais fortes

Além do ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil, a Kantar apresentou também o ranking das mais fortes com atuação no país. Este levantamento se refere à força das empresas nacionais ou estrangeiras que atuam no país e avalia o brand equity, ou seja, o poder de influência que ela tem no mercado e nos consumidores e que a converte na favorita do público.

Confira o ranking completo:

#

Marca

Índice de força de marca

Variação na Posição

1

Google

100

1

2

Apple

99

7

3

Heineken

84

9

4

Samsung

82

6

5

Colgate

81

1

6

Facebook

81

-5

7

Coca-Cola

80

-2

8

Omo

77

-5

9

Guaraná Antarctica

77

2

10

Ruffles

77

4

11

Nike

74

9

12

Oral-B

73

-5

13

Gillette

73

3

14

O Boticário

73

Nova

15

Adidas

72

Nova

16

McDonald’s

72

-1

17

Cacau Show

72

Nova

18

Natura

71

Nova

19

Dorflex

70

-1

20

Listerine

70

Nova

 

Esse ranking apresentou grandes mudanças, com cinco novos nomes entre as 20 marcas e a presença de mais brasileiras, passando de duas (2018) para cinco. O Guaraná Antarctica ainda alcançou o Top 10, ficando em 9° lugar, crescendo duas posições.

Metodologias diferentes

As Marcas Mais Valiosas do Brasil levam em consideração o valor financeiro (dados bolsa e da Bloomberg), além do valor de contribuição de marca: proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).

Já no ranking das mais fortes são considerados apenas os aspectos de marca (brand equity), como a capacidade de gerar conexões emocionais mais significativas, a habilidade para se diferenciar de outros nomes da mesma categoria e a facilidade de se converter na primeira opção dos consumidores dentro de um grupo de produtos do mesmo segmento.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Sobre WPP

A WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de US$ 73 bilhões e receita de US$ 19 bilhões. Através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma ampla gama de serviços de publicidade e marketing, incluindo gestão de investimentos em publicidade e mídia; gestão de investimentos em dados; relações públicas e assuntos públicos; branding e identidade; comunicação de serviços de saúde; marketing direto, digital e de promoção e relacionamento, assim como comunicação especializada. A empresa emprega mais de 200.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em 113 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.

A WPP foi nomeada Holding do Ano no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes de 2016 pelo sexto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a Holding mais Eficaz do Mundo no Effie Effectiveness Index de 2016, que reconhece a eficácia da comunicação de marketing. Em 2016, a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a World’s Top Holding Company (pelo segundo ano consecutivo).

#

Brand

Category

Brand Value    2019

Brand Value    2018

Brand Value Change

1

Bradesco

Financial Institution

                 9.468

                 7.018

35%

2

Itaú

Financial Institution

                 8.368

                 6.198

35%

3

Skol

Beer

                 7.253

                 8.263

-12%

4

Brahma

Beer

                 3.781

                 4.478

-16%

5

Globo

TV Stations

                 3.624

                 4.318

-16%

6

Antarctica

Beer

                 2.672

                 2.977

-10%

7

Magazine Luiza

Retail

                 2.287

                   609

276%

8

Petrobras

Energy

                 2.002

                   788

154%

9

Renner

Retail

                 1.903

                   820

132%

10

Amil

Healthcare

                 1.840

                   706

160%

11

Natura

Cosmetics

                 1.521

                 1.350

13%

12

Ypê

Home Care

                 1.395

                 1.399

0%

13

Sadia

Food

                 1.339

                 1.469

-9%

14

Bohemia

Beer

                 1.302

                 1.605

-19%

15

Ipiranga

Retail

                 1.284

                 1.265

1%

16

Lojas Americanas

Retail

                 1.257

                 1.025

23%

17

Ypióca

Spirits

                 1.004

                   413

143%

18

Vivo

Communication Providers

                   990

                   874

13%

19

Embratel

Communication Providers

                   944

                 1.140

-17%

20

Banco do Brasil

Financial Institution

                   806

                   425

90%

21

Net

Communication Providers

                   777

                   939

-17%

22

Localiza

Car Rental

                   736

                   437

69%

23

Drogasil

Drugstores

                   719

                   757

-5%

24

Porto Seguro

Insurance

                   686

                   922

-26%

25

B3

Stock Exchange

                   668

                   425

57%

26

Droga Raia

Drugstores

                   631

                   589

7%

27

Seara

Food

                   612

                   528

16%

28

Schin

Beer

                   604

                   622

-3%

29

Netshoes

e-coomerce

                   469

                   469

0%

30

CVC

Travel Agency

                   461

                   464

-1%

31

Totvs

Information Technology

                   458

                   313

46%

32

Cielo

Credit Cards

                   454

                   634

-28%

33

Pão de Açúcar

Retail

                   452

                   768

-41%

34

Casas Bahia

Retail

                   452

                   472

-4%

35

Suvinil

Painting

                   398

                   292

36%

36

Iguatemi

Retail

                   383

                   595

-36%

37

SBT

TV Stations

                   338

                   375

-10%

38

Caixa

Financial Institutions

                   327

                   790

-59%

39

Bauducco

Food

                   325

                   325

0%

40

Gol

Airline

                   323

                   244

33%

41

Estacio

Education

                   318

                   313

2%

42

Buscapé

Technology

                   318

                   284

12%

43

Havaianas

Fashion

                   284

                   474

-40%

44

Fleury

Healthcare

                   278

                   327

-15%

45

Smiles

Loyalty Programs

                   266

                   660

-60%

46

Arezzo

Fashion

                   258

                   327

-21%

47

Dorflex

Painkiller

                   258

                   247

4%

48

Tigre

Construction

                   257

                   257

0%

49

Perdigão

Food

                   256

                   331

-23%

50

Extra

Retail

                   236

                   337

-30%

51

Vigor

Food

                   229

                   265

-14%

52

Hering

Fashion

                   213

                   187

14%

53

Multiplus

Loyalty Programs

                   197

                   344

-43%

54

Sul América

Healthcare

                   194

                      –  

N/A

55

Riachuelo

Retail

                   192

                      –  

N/A

56

Assaí

Retail

                   191

                      –  

N/A

57

Vitarella

Food

                   186

                   281

N/A

58

Anhanguera

Education

                   181

                   458

-61%

59

Adria

Food

                   165

                      –  

N/A

60

Ponto Frio

Retail

                   126

                      –  

N/A

           
   

Total TOP 60 of each year

               69.910

               63.192

11%

Tags: KantarMarcas

Related Posts

TSBetc incorpora modernidade e inovação à sua marca
Marcas

TSBetc incorpora modernidade e inovação à sua marca

...

O segredo por trás das marcas que estão constantemente na mídia
Marcas

O segredo por trás das marcas que estão constantemente na mídia

...

Huggies apresenta seus embaixadores de 2023

Huggies apresenta seus embaixadores de 2023

Sua marca é única: entenda como funciona a Mark-Se Marcas

Sua marca é única: entenda como funciona a Mark-Se Marcas

Hans Donner, um dos maiores designers do país, investe em licenciamento de marcas

Hans Donner, um dos maiores designers do país, investe em licenciamento de marcas

#EssaMinaÉDima: TikTok lança campanha para exaltar a potência feminina no universo gamer

Tiktok e Brahma são as marcas mais citadas do carnaval 2023

Beleza na Web anuncia Sabrina Sato como embaixadora

Beleza na Web anuncia Sabrina Sato como embaixadora

Carnaval 2023: Como as marcas podem participar da festa mais importante do mês?

Carnaval 2023: Como as marcas podem participar da festa mais importante do mês?

Next Post
TNT Brasil transmite live oficial de comentários do Globo de Ouro ao vivo no Twitter

TNT garante audiência histórica na TV paga com final da Champions League

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X