A Rakuten Advertising lança nesta quarta (15) o guia “5 Passos para ter um Programa de Afiliados de Sucesso”, projetado para educar e informar anunciantes e afiliados sobre o papel estratégico do marketing de performance dentro nas estratégias de marketing. O material é baseado em contribuições de membros do Rakuten Advertising International Collective (RAIC), composto por especialistas em marketing de afiliados de todo o mundo.
Para os anunciantes, o guia demonstra como diferentes modelos de afiliados podem ser combinados para permitir que encontrem e influenciem novos clientes em toda a jornada do consumidor, da descoberta à conversão. Para os afiliados, o plano oferece orientação sobre como aprimorar, estender e monetizar ainda mais sua oferta, construindo relacionamentos mais profundos com os anunciantes existentes e atraindo novos parceiros de publicidade.
Apresentando insights dos principais anunciantes e afiliados – incluindo o varejista de moda 24S, Microsoft, RewardStyle, Beyond China, RetailMeNot e outros – o guia oferece uma visão prática sobre o uso integrado de diferentes modelos de afiliados por marcas de todos os tipos, em toda a jornada do consumidor.
“Além de profissionais da própria Rakuten Advertising, compõem o RAIC especialistas de marcas, anunciantes e afiliados de todo o mundo. Um dos insights que mais vemos nas reuniões são sobre o crescimento do marketing de afiliados na estratégia das marcas. Ele está sendo visto como um suporte a objetivos de negócios amplos”, comenta Luiz Tanisho, Country Manager da Rakuten Advertising no Brasil.
“As conversas do RAIC estão muito bem representadas em nosso guia, que explica de modo didático e claro as etapas para a construção de um programa de marketing de afiliados moderno e de alto desempenho”, conclui Tanisho.
Com base nas experiências de anunciantes e afiliados na América-Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia-Pacífico, o material define as principais etapas para a construção de um programa de afiliados de alta performance alinhado aos objetivos comerciais.
Os 5 passos propostos no guia são:
Passo 1: Alinhar os KPIs de afiliados aos objetivos comerciais
Passo 2: Usar os dados disponíveis da melhor maneira
Passo 3: Alinhar as estratégias de afiliados à jornada do cliente e ao posicionamento da marca
Passo 4: Integrar os modelos de afiliados atuais e emergentes
Passo 5: Analisar, aprender, testar, otimizar e provar
“O marketing de afiliados ganha cada vez mais importância na estratégia das marcas hoje, na busca para impactor o consumidor no momento certo e pelo canal certo durante a jornada de compra. Nesse contexto, este guia apresenta cinco passos essenciais para auxiliar as marcas a construirem programas de marketing de afiliados que estejam em sintonia com suas metas”, comenta Rafael Bonfá, Senior Performance and Affiliate Manager na Alibaba Group – Aliexpress Brasil.
O guia “5 Passos para ter um Programa de Afiliados de Sucesso” já está disponível para download e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.