Na última sexta-feira (04/08), o Mercado Livre anunciou a chegada da Mercado Play, sua plataforma gratuita de streaming.
Com ela, o usuário poderá acessar filmes, séries, documentários, reality shows e conteúdos infantis de vários estúdios e produtoras locais e internacionais.
De acordo com a empresa, não é necessário criar uma conta ou pagar uma assinatura para acessar o Mercado Play.
O serviço contará com uma ampla seleção de aproximadamente 1.600 títulos e mais de 6.000 horas de conteúdo.
Além disso, será possível utilizar a plataforma no computador ou pelo aplicativo do Mercado Livre para smartphones.
Competição com os Streamings?
O objetivo da plataforma não é necessariamente competir diretamente com os serviços de streaming já consolidados no mercado (Disney+, HBO Max, Netflix…), mas sim complementar o ecossistema do Mercado Livre e proporcionar aos usuários novas formas de se entreter com conteúdo selecionados dos melhores produtores (aumentando a barganha de parceria).
Tempo de Permanência
Com o serviço de streaming, a empresa poderá utilizar sua base de clientes para que esses acessem a ferramenta.
Essa estratégia visa manter os clientes por mais tempo na plataforma, pois eles terão mais motivos para permanecer usando os serviços do Mercado Livre.
Ecossistema do Cliente
Nos moldes do que a AMAZON já faz com seus produtos, essa é uma abordagem que demonstra um foco no “ecossistema do cliente”, ou seja, na criação de um ambiente em que os clientes possam encontrar uma variedade de serviços e recursos em um só lugar.
Conclusão:
Através da introdução de novas propostas de serviços e vivências, o Mercado Livre consegue ampliar a lealdade dos seus clientes, fazendo com que estes demonstrem maior inclinação em manter o uso contínuo dos seus produtos ou serviços.
Adicionalmente, ao fortificar a conexão com o cliente, amplia as chances de que estes recomendem os serviços para outras pessoas, o que, por sua vez, pode atrair uma nova clientela e impulsionar o desenvolvimento do negócio.
O que você acha da estratégia do Mercado Livre?