Recentemente saiu a nova edição do DataReportal, e lendo ela, pude tirar vários insights – possivelmente você verá alguns posts no meu LinkedIn mencionando essa pesquisa. O que venho trazer hoje são alguns dados que achei interessantes para analisar mais a fundo por aqui.
Antes de tudo, se você não sabe o que é o DataReportal, é um relatório anual completo sobre o uso da internet no geral. A pesquisa aborda 4 categorias, sendo: internet, público, aplicativos e tráfego.
Para contextualizar os dados que vou trazer, vamos começar pela visão geral. Observe:
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5.61 bilhões dessas pessoas usam celular (69.4% da população);
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5.35 bilhões delas usam internet (66.2% da população);
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e 5.04 bilhões usam redes sociais (52.3% da população).
A partir disso, podemos destacar três pontos importantes para área de marketing:
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Seu site, anúncio e tudo mais precisa ser responsivo;
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Você não pode estar investindo só em marketing offline;
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Sua empresa precisa estar em alguma rede social que faça sentido pro seu segmento.
Entendendo o poder das redes sociais
Se você não sabe onde investir ao certo, tudo fica claro quando observamos a pesquisa: as mídias sociais são o caminho. É simples.
Ainda não acredita? Olhe para esse ranking:
A principal razão para o uso da internet, para a maior parte dos usuários, é encontrar informações. Onde você encontra informações? No Google e em redes sociais.
Na geração Z, as redes sociais se destacam ainda mais, visto que cerca de 40% deles preferem procurar por informações no TikTok ou Instagram do que no próprio Google.
Se seu negócio visa atingir esse tipo de público, esse é o caminho. Já, se você pretende investir em SEO, o público ideal é os millennials.
A intenção do público na internet
Para reforçar o quanto é importante a sua empresa estar alinhada com o público através das redes sociais, vamos a mais alguns dados:
Os tipos de sites mais visitados e apps usados pelo público da internet:
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Chat e mensagem: 94.7%
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Redes sociais: 94.3%
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Mecanismos de busca: 80.7%
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Compras: 74.3%
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Mapas: 54.4%
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Email: 49.5%
A lista segue. Se você quer ver mais dados, acesse esse conteúdo aqui: Global Overview Report 2024: Os principais insights do DataReportal para o digital.
Os números daqui são mais uma prova de que as redes sociais são o ponto central do marketing digital. A maioria das pessoas está concentrada nas redes sociais. Para se ter noção, a média de tempo gasto em redes sociais por usuário é de 2 horas e 23 minutos.
Investir em multiplataformas é importante
A média de plataformas usadas mensalmente por usuário é de 6.7, e no Brasil, o número é maior ainda: 8.4. Ainda não temos o relatório específico apenas do Brasil, mas para ter uma noção, aqui está o top 5 de redes sociais mais usadas:
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Facebook;
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Youtube;
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Whatsapp;
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Instagram;
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TikTok
Por mais que muitos acreditem que o Facebook já está ultrapassado, o ranking nos mostra que, na verdade, continua a todo o vapor. Mas o mais interessante é isso:
Mesmo sendo a quinta mais usada, o TikTok é a rede social com mais tempo médio mensal gasto se comparado com as outras redes sociais. O que nos traz um tópico importante: o “efeito TikTok”.
Para as empresas, é importante se adaptar a isso. As pessoas estão cada vez mais imediatas em tudo que fazem. Logo, aqueles anúncios de mais de um minuto enrolando sobre o produto talvez não sejam mais tão eficientes.
Um detalhe é que o TikTok desfalcou o YouTube nesse ano, visto que ano passado era o YouTube que dominava o topo desse ranking. Alguns dados sobre o TikTok são:
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Potencial de alcance total com ads no TikTok: 1.56 bilhões de pessoas (19.3% se comparado a população total do mundo e 29.2% se comparado ao total de usuários da internet)
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Alcance de mulheres: 48.0%
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Alcance de homens: 52.0%
Só que não é apenas o TikTok que ganha destaque nisso.
O poder do Instagram
Por mais que 83.1% dos usuários ativos prefiram qualquer uma das principais plataformas quando o assunto é pesquisar sobre marcas e produtos, algumas redes sociais são mais preferidas do que outras. O Instagram lidera com 62.7% dos usuários preferindo a plataforma.
Por outro lado, voltando à média de horas, o Instagram, globalmente, reserva uma média de 16 horas mensais de usuários. Só que no Brasil, o número sobe consideravelmente, atingindo 22 horas e 27 minutos.
Se você investe em Instagram – o que é muito importante atualmente, independente da área de atuação, aqui vão alguns dados sobre a plataforma:
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Potencial de alcance total com ads no Instagram: 1.65 bilhões de pessoas (20.4% se comparado a população total do mundo e 30.9% se comparado ao total de usuários da internet)
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Mudança quarter-por-quarter no alcance dos ads: +0.9% (+15 milhões)
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Mudança ano-por-ano no alcance dos ads: +25.3% (+334 milhões)
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Alcance de mulheres: 49.4%
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Alcance de homens: 50.6%
Como o público pesquisa as marcas?
Agora, observe as principais fontes usadas para descobrir marcas:
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Motores de busca: 31.9%
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Propagandas na TV: 30.9%
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Propagandas nas redes sociais: 28.7%
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Recomendação boca-a-boca: 27.5%
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Sites de marca e produto: 25.1%
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Filmes e séries: 23.3%
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Recomendações e comentários nas redes sociais: 23.0%
Por mais que parte da geração Z tenha o costume de pesquisar em redes sociais, os motores de busca ainda dominam a internet com 31.9% Logo, as práticas de SEO são bem vistas, como uma necessidade para gerar tráfego orgânico.
Outro ponto que podemos destacar é que as redes sociais possuem mais relevância do que os próprios sites de marcas. Ou seja, voltamos a falar sobre a importância das redes sociais para negócios.
Você pode até pensar que publicar no Instagram pode ser uma estratégia ineficaz. Mas eu te garanto que não é. Quando você define uma persona e interage com seu público, a diferença é grande.
Os posts podem não gerar vendas diretamente, mas a autoridade que a empresa ganha através deles é notável. Por isso, na hora de criar conteúdos, faça algo relevante para o público, não apenas falando sobre seu produto.
O que aprendemos com isso?
Pesquisas como o DataReportal nos mostram que o marketing digital está cada vez mais presente nas empresas de sucesso. Em todos os números, notamos que usar táticas eficientes em redes sociais, e-commerces e principalmente, com o público em geral, é o que define os resultados positivos.
Por isso, analise os dados com precisão e entenda como é possível fazer mudanças em sua estratégia de marketing.