ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Pesquisa sobre Diversidade na propaganda brasileira mostra que estereótipos sexistas e o racismo continuam sendo reforçados

Estudo mostra que apenas 16% de negros ou pardos são representados nos anúncios contra 78% de brancos

por Da redação ABC da Comunicação
17/02/2020
em Pesquisa e Dados, Propaganda
0 0
Pesquisa sobre Diversidade na propaganda brasileira mostra que estereótipos sexistas e o racismo continuam sendo reforçados
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), da UERJ realizou uma pesquisa sobre a diversidade racial e de gênero na publicidade brasileira das últimas três décadas (1987-2017).

A pesquisa que é pioneira analisou todos os anúncios publicados em 370 edições do semanário de maior circulação nacional entre 1987 e 2017. No total, mais de 13 mil figuras humanas foram analisadas de acordo com gênero, raça, idade, ocupação etc.

Confira os dados da pesquisa por tópicos:

1 – Gênero
A proporção de mulheres na publicidade nacional é crescente, apesar de apresentar um aumento moderado. Nos anos 1990 vemos uma alta variação, fixando-se acima de 40% somente nos últimos 10 anos. Contudo, as mulheres ainda aparecem mais em anúncios de determinados tipos de produtos que reforçam algumas distinções de gênero.

* No gráfico acima, o somatório de homens e mulheres não alcança 100% pois omitimos os grupos classificados como “outros” ou “não identificados

2 — Raça e Cor

Já no quesito diversidade racial, a publicidade brasileira pouco avançou. O percentual de figuras humanas pretas, pardas ou indígenas em 1987 é quase o mesmo dos dias atuais.

Pessoas brancas costumam representar cerca de 80% das figuras humanas que aparecem em peças publicitárias.

*No gráfico acima, o somatório de pessoas pretas, pardas e brancas não alcança 100% pois omitimos os grupos cuja raça foi classificada como “outra” ou “não identificada”.

3 — Raça Cor e Gênero

Quando observamos os grupos cruzados de raça e gênero, as desigualdades ficam ainda mais patentes. 46% das figuras humanas codificadas eram homens brancos e 37% eram mulheres brancas.
Os homens pretos, pardos ou indígenas corresponderam a 8% e as mulheres pretas ou pardas, as mais prejudicadas, apareceram em apenas 4% dos casos.

4 – Anunciantes

A maioria esmagadora dos anúncios publicitários são de empresas privadas, sendo um pequena quantidade ligada a anúncios estatais ou de órgãos da sociedade civil. Os homens brancos são maioria nos dois setores, apesar das instituições públicas contratarem quase 3x mais pessoas negras.

Os brancos predominam em todos os tipos de produtos anunciados, mas são menos presentes em anúncios governamentais. As mulheres brancas são maioria absoluta em anúncios de jóias enquanto os homens brancos se fazem mais presentes em anúncios de automóveis.

A pesquisa indica mudanças tímidas no mundo da publicidade brasileira. Embora a proporção de mulheres nos anúncios publicitários esteja hoje próxima daquela dos homens, elas aparecem associadas a produtos vistos como essencialmente femininos como joias e roupas.

Mas são as desigualdades de raça que mais surpreendem: além de significativas, elas permanecem razoavelmente estáveis no tempo. Tudo isso nos faz pensar no modo como a publicidade brasileira reforça estereótipos sexistas e racistas nos últimos 30 anos.

Crédito Foto Destaque: http://www.freepik.com | Designed by drobotdean / Freepik

Tags: diversidadepesquisapropagandapublicidade

Posts Relacionados

Cultura do cancelamento atinge mundo corporativo
Pesquisa e Dados

Cultura do cancelamento atinge mundo corporativo

...

Consumo de cervejas retrai no último trimestre de 2020
Pesquisa e Dados

Consumo de cervejas retrai no último trimestre de 2020

...

Pesquisa sinaliza que os vendedores b2b que se adaptarem mais rápido sairão na frente em 2021

Pesquisa sinaliza que os vendedores b2b que se adaptarem mais rápido sairão na frente em 2021

12ª Rodada: Sondagem de Confiança e Expectativa ADVB/FIPE

12ª Rodada: Sondagem de Confiança e Expectativa ADVB/FIPE

Kantar lança e-book com resoluções para as marcas em 2021

Cresce número de mulheres em cargos de liderança na Europa e no Brasil

Novo estudo da Visa sobre o consumidor na América Latina e Caribe revela um aumento de interesse por diferentes canais de pagamento e compra

Novo estudo da Visa sobre o consumidor na América Latina e Caribe revela um aumento de interesse por diferentes canais de pagamento e compra

Quem leva o Oscar nas redes sociais?

OMO, Santander e Hellmann’s são marcas que mais investem em influenciadores no Brasil

Era do conteúdo descentralizado provoca mudanças no marketing esportivo

TikTok revoluciona a indústria da música no Brasil

Próximo
Adesivação de trens da JCDecaux cresce e é estratégia para dar visibilidade a empresas

Adesivação de trens da JCDecaux cresce e é estratégia para dar visibilidade a empresas

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.7k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Nuvemshop anuncia Gonzalo Latugaye como novo Diretor de Marca e Comunicação para a América Latina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Em nova série, CNN revela os bastidores do maior roubo a banco da história do Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Marcas lançam campanhas de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

fevereiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X