Com a divulgação de campanhas e anúncios locais assertivos, as empresas podem ampliar os seus resultados como foi o caso da Subway que, com a ajuda da plataforma, conseguiu aumentar entre 100% a 200% o seu faturamento
Um recurso indispensável para a ampliação da presença digital dos negócios é o Marketing Local, utilizado para traçar estratégias de acordo com as segmentações geográficas. Nele, o diferencial são as iniciativas prioritárias que atraem pessoas próximas ao local do estabelecimento, potencializando, assim, os seus resultados. Com a finalidade de trabalhar o Marketing Local das empresas, a NerdMonster Digital Retail, startup voltada ao segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e de serviços, desenvolveu o bm® enterprise, plataforma de multipresença digital e marketing local, que, entre as suas funcionalidades, auxilia na criação de campanhas e anúncios locais de forma precisa com o objetivo de impactar o público-alvo do negócio, de acordo com a sua região.
Com o marketing local é possível aumentar o alcance digital da empresa de forma prática, por meio de anúncios pagos e divulgação orgânica, citações em diferentes diretórios online, sites, aplicativos e mapas utilizados por consumidores em sua jornada de consumo. Outro ponto importante neste processo de ampliação da visibilidade do negócio é estar presente nos principais canais digitais. A plataforma bm® enterprise possui um recurso que realiza a inserção da empresa em milhares de canais digitais, atualizando e padronizando as informações do negócio em todos eles, de forma automática e em massa.
Histórico de peso – A plataforma já auxilia grandes redes como Subway Brasil, Riachuelo, Cacau Show, Carrefour, Leroy Merlin, entre outros, a ampliarem a sua presença digital e a gerenciarem o Marketing Local de suas franquias, utilizando recursos que vão de Inteligência Artificial a até Big Data, presentes na solução.
Case – Durante o período de fechamento total do comércio, a Subway Brasil, rede de fast food, utilizou os recursos da plataforma bm® enterprise para realizar o processo de divulgação de campanhas e anúncios locais, com foco em delivery, para suas diferentes unidades, com o objetivo de intensificar o seu trabalho de marketing local. Ainda no início na pandemia, a plataforma gerou páginas locais para todas as unidades da rede, ajudando-as em suas divulgações locais e atendendo, assim, o público da região por meio de entregas ou retirada no local. De acordo com o Gerente de Marketing e Trade Marketing da companhia, Guilherme Scorsin Krüger, houve uma melhora na performance e faturamento de diferentes unidades que utilizam a plataforma. “Hoje os franqueados entram na plataforma e conseguem fazer posts locais com geolocalização determinada, específica para aquele restaurante. Isso só foi possível através da plataforma bm®enterprise, que tem gerado, desde setembro de 2019, resultados muito expressivos em muitos restaurantes que estão atuando com esta solução”, comenta.
Para a executiva da Riachuelo, Glaucia Segatti, a transformação digital foi um desafio muito grande para a companhia. Glaucia afirma que o bm® enterprise trouxe todas as possibilidades de melhoria, tanto nas campanhas digitais quanto também para campanhas orgânicas da rede. “Então, através da organização de todos os dados e até uma pesquisa com os nossos próprios clientes, a gente conseguiu construir um banco de dados muito rico. Isso fez com que as nossas campanhas de marketing digital com o objetivo de tráfego para loja fizessem muito mais sentido, obtendo resultados que foram muito importantes para o negócio”, reforça.
Como funciona o bm® enterprise
O bm® enterprise contém informações estratégicas necessárias para o varejista e seu negócio. Como em um funil de vendas, a plataforma separa as principais áreas que devem ser trabalhadas para otimizar as divulgações locais, são elas: localização, informação, reputação, divulgação e conversão. Cada novo dado, relacionado aos módulos, pode potencialmente gerar uma ação recomendada e auxilia o varejista a entender melhor sobre o seu negócio e suas estratégias de marketing local.
Entre as funcionalidades da plataforma bm® enterprise, está a possibilidade de criar campanhas locais para tornar o negócio regionalmente conhecido, impactando o público-alvo traçado em sua estratégia de marketing. A ferramenta conta, ainda, com um módulo de conversão que oferece um panorama geral sobre os resultados do negócio no ambiente digital, mostrando dados sobre a visibilidade online da empresa, métricas relacionadas ao nível de satisfação dos consumidores, entre outros.
Inteligência Artificial e Big Data para negócios
A plataforma também utiliza recursos de Inteligência Artificial, a exemplo do robô conhecido como nerd.bot que já responde de 60% a 70% das avaliações dos consumidores de redes varejistas sozinho, otimizando o tempo dos clientes e, aumentando, assim, a sua disponibilidade para atividades mais importantes como a análise de dados e de seus resultados, ao invés de outras tarefas repetitivas e mais táticas. Desta forma, as operações varejistas podem também, por meio da utilização de recursos de Big Data, ter visões reais e práticas quanto ao que seus dados contam a respeito de suas operações, permitindo insights, identificar oportunidades e melhorias relevantes às mesmas. “Introduzir recursos como esses no dia a dia dos varejistas é permitir, de uma forma muito pragmática, que possam ampliar consideravelmente seus resultados por meio de novos canais digitais, mesmo tratando-se de operações tradicionalmente mais “offline” e físicas. Sem a dor das tradicionais implementações, por meio de nossa solução em “cloud“, as mais avançadas tecnologias deste setor já podem ser utilizadas pela empresa, suas regionais ou franquias, em alguns poucos dias”, comenta Roca.