As alternativas para as agências reposicionarem seu negócio, frente às mudanças causadas pelo impacto do digital no mercado, foram o tema desta quarta-feira (25/03). do programa Chacoalha , que tem abordado os diversos capítulos do paper “Fenapro Transforma”, sobre as transformações do mercado e os desafios das agências em se adaptarem à nova realidade. Elaborado pela elaborado pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), o paper aborda, em seu quinto capítulo, as alternativas de reposicionamento das agências, tema debatido por Vera Rocha, presidente do Sinapro-BA; Paulo Donato, presidente do Sinapro-CE, e por Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, durante o Chacoalha desta semana.
O documento destaca que a inteligência de mercado e a atuação consultiva estratégica com foco nos resultados empresariais serão alternativas mais efetivas de valorização das entregas das agências. Há busca não só por agências criativas, mas que sejam parceiras e capazes de alavancar negócios, oferecendo também a inteligência com base em dados analíticos, demanda essa que exige um papel mais consultivo delas.
“Estamos caminhando para uma absoluta transformação no nosso modelo de negócio. Quando nos dizemos consultores de publicidade e comunicação, isto significa ter uma atuação muito mais ampla do que apenas criação e publicidade. No nosso setor, o consultor é aquele que produz conhecimento, trabalha com ferramentas técnicas e com análise de dados, e que deve ter hoje um profundo conhecimento do consumidor final da marca com a qual está trabalhando”, afirma Vera.
“Penso que, nessa transformação em curso, temos que estar preparados para entregar resultados inteligentes no curto prazo. Temos que apresentar nossas soluções de forma a encantar os clientes, sem deixar de realizarmos nosso trabalho como agenciadores e criativos, mas com o viés consultivo, mostrando ao cliente que não só executamos, mas pensamos estrategicamente o resultado desejado por ele “, salienta Paulo Donato.
Boa gestão da agência é fundamental
A transformação das agências para essa nova realidade requer cada vez mais uma boa gestão de negócio. Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, acredita que hoje já é fundamental que os empresários deste setor saibam gerenciar seus negócios de forma a entender e prover aquilo que o mercado está pedindo, especialmente, uma nova mentalidade na hora de precificar seus serviços com base na expertise e capacidade técnica de seus profissionais, e dos custos arcados para a entrega dos serviços.
“Durante décadas o mercado precificou seu serviço a partir do desconto padrão e a remuneração por bonificação de volume. E isso tirou o foco por uma precificação também por cada tipo de serviço com base no custo e na capacidade de entrega das agências. Contudo, agora, é mais do que necessário que os empresários entendam que o contexto de remuneração das agências passa por um bom estudo sobre como precificar melhor seus serviços para clientes com verbas menores para mídia, cada vez mais sazonais e com campanhas de curto prazo”, salienta Queiroz.
Agências devem participar dos espaços associativos e trocar experiências
O paper da Fenapro sugere, e os debatedores também concordam, que o espaço associativo deve ser mais utilizado pelas agências, para compartilharem experiências que contribuam para mudar essa realidade do mercado, gerando ganhos mútuos e promovendo a capacitação de profissionais para atuarem como consultores, dando agilidade à adaptação das agências à nova realidade do mercado.
“O espaço associativo é uma alternativa para que agências, com focos e contextos diversos, compartilhem e troquem experiências que podem gerar benefícios para elas próprias e a todo o mercado. Através destes espaços, podemos aprender uns com os outros e enfrentar juntos os atuais desequilíbrios do setor causados pelo impacto da transformação digital, como a falta de regulamentação das plataformas digitais, por exemplo”, afirma o presidente da Fenapro.
“Vejo como muito importante o trabalho das entidades associativas que temos no mercado, que podem e devem fomentar a participação dos associados e os ajudarem a se preparar melhor para essa mudança que o mercado está passando, e para a necessidade de nos transformarmos em consultores”, afirma Donato.
Para resumir o que as agências precisam ter em mente, Vera lembrou de uma citação que o publicitário Sérgio Gordilho fez em uma edição anterior do Chacoalha em julho de 2020: “Para a agência crescer, ela precisa dos três erres: Relação, Relevância e Remuneração. Mais do que nunca, essa pequena regra dos três erres deve ser o norte das agências. temos que construir uma boa relação com os clientes que os façam perceber a relevância do nosso trabalho, para chegarmos a uma remuneração mais justa pelos nossos serviços”.
Alternativas para o Reposicionamento Empresarial:
• A inteligência de mercado e a atuação consultiva estratégica com foco nos resultados empresariais poderão ser alternativas mais efetivas de valorização das entregas das agências.
• Algumas agências estão ampliando seu portfólio de serviços, oferecendo soluções de planejamento estratégico de comunicação e marca, ideias e entregas criativas, business intelligence e ferramentas digitais e de dados.
• Uma correta definição dos clientes-alvo pode induzir as agências a se tornarem especialistas nos consumidores-alvo dos seus clientes, entendendo melhor seus hábitos de consumo e, com isso, viabilizando entregas mais impactantes e efetivas para seus clientes.
• O principal ganho da digitalização não será a substituição (automation) das atividades humanas, mas sua potencialização (augmentation).
• A boa gestão nas agências é fundamental, pois muitas vezes se pensa apenas na criação.
• O espaço associativo é uma alternativa para que agências com focos e contextos diversos possam compartilhar e trocar percepções e experiências com outras empresas do mercado, gerando ganhos mútuos.
• O espaço associativo viabiliza o enfrentamento dos desequilíbrios de mercado,
como a falta de regulamentação das plataformas.
• O espaço associativo possibilita que as empresas promovam em conjunto uma
qualificação dos profissionais e, por consequência, de mercado.
Mais informações do Fenapro Transforma podem ser obtidas acessando o paper por este link: https://bit.ly/paper-transforma