Por Davi Paes e Lima
É
bem possível que, antes de contratar os seus serviços, o cliente em
potencial dê uma checada nas redes sociais da sua empresa; por isso,
mantê-las atualizadas, com uma boa frequência de postagens, e – o mais
importante – com conteúdo relevante não é mais uma opção: é obrigação.
Além de manter-se atrativo para os seus seguidores, entregando um
conteúdo rico, as postagens podem ser aproveitadas para difundir
resultados conquistados pela sua equipe.
Se antes precisávamos manter uma aba
“portfólio” bem atualizada em nosso site, hoje as redes sociais encurtam
esse caminho e acabam por cumprir esse papel – ou pelo menos uma fatia
considerável dele.
Vejamos pelo nosso próprio caso: uma assessoria de comunicação, que
também atua com produção de conteúdo para mídias digitais. Não seria
contraditório uma agência não se comunicar através das suas próprias
redes? Você contrataria um fornecedor nesta área ao perceber que seus
canais estão parados, sem qualquer conteúdo, há meses? Eu não. Se ela
mesma, a empresa, não faz uso desses espaços para entregar conteúdo e
vender seu próprio “peixe”, como pretende vender tal serviço para
outros?
Como começar
Pergunte a si mesmo: se eu fosse buscar
por determinado serviço (o que a sua empresa vende), o que gostaria de
encontrar nas redes sociais desta organização? Quais seriam as
principais dúvidas de quem busca por esse serviço/produto? Quais
conteúdos (temas, formatos…) agregariam para a sua credibilidade no
mercado?
É bem comum profissionais deixaram de postar, ficarem adiando escrever
algum post ou gravar algum vídeo por conta própria por acharem que o
conteúdo precisa ser muito rebuscado, aprofundado e com finalização
profissional. Às vezes, o que pode parecer banal e muito simples para
nós, para quem desconhece todos os pormenores do serviço que prestamos
pode ser uma informação útil.
Voltando ao nosso caso, como exemplo, para nós está mais do que claro
todas as atividades na rotina de um assessor de imprensa; o que faz, o
que pode entregar ao cliente, como este serviço pode agregar para uma
empresa… Mas, para quem não é do ramo, pode ser muito útil saber que
hoje uma assessoria também se relaciona com influenciadores digitais,
buscando espaços de mídia alternativos à imprensa tradicional, por
exemplo.
Portanto, esmiúce ao máximo tudo o que a sua empresa pode entregar,
distribuindo esse conteúdo em posts, artigos, enquetes e vídeos, e deixe
claro como tais serviços podem somar para os clientes em potencial –
compartilhar cases é uma das formas.
Multicanal
Alguns profissionais e empresas têm
focado apenas em uma ou no máximo duas redes sociais (com conteúdo quase
sempre idênticos postados em ambas), ignorando os usuários e possíveis
seguidores (e clientes) presentes nas outras plataformas. Não é porque
você não usa determinada rede que ela não seja válida para a sua
empresa. Aquela tia que está no Facebook e não está no Instagram pode,
sim, vir a ser uma multiplicadora do seu conteúdo, fazendo a sua empresa
chegar até um futuro cliente. Aliás, eu particularmente penso o mesmo
de alguns influenciadores digitais: a maioria aposta em uma única rede
social. Se o Instagram sair hoje do ar vão entrar em pânico, porque não
aproveitam outras plataformas para subir seus conteúdos – mas isso já é
assunto para um próximo texto.
Há anos e anos ouço falar que o Twitter “morreu”, mas a verdade é que a
rede tem um público fiel (bem específico, é verdade) e que registra
crescimento a cada ano. Atualmente, o Twitter tem mais de 330 milhões de
usuários ativos – um número que não pode ser ignorado.
Mas também não vale sair abrindo conta em todas as redes e depois não
dar conta de alimentá-las – o que também costuma acontecer com o blog da
empresa. Se vai parar de abastecer alguma rede, melhor tirar o perfil
do ar. E, por incrível que pareça, vemos perfis abandonados até mesmo de
empresas grandes; além da ausência de conteúdos recentes, os clientes
ficam lá falando sozinhos, sem respostas para suas dúvidas e interações.
Mais engajamento
Algo que parece bobo e até óbvio, mas que
ainda gera dúvidas: a escolha das hashtags corretas. Para escolher
quais colocar embaixo de cada post, responda as perguntas: quem sou e
qual serviço ofereço?; onde estou? (cidade, estado); qual conteúdo trago
nesse post? Isso pode ajudar a levar pessoas que ainda não te seguem ao
seu perfil, com a chance de convertê-las em seguidores. No Linkedin,
por exemplo, o uso de hashtags ao longo do post, destacando os
principais ganchos do seu conteúdo, pode levar a sua informação para
mais usuários da rede – inclusive os que ainda não te seguem, mas que já
sinalizaram interesse por tal assunto.
Envolver
colaboradores da empresa na criação de conteúdos, estimulando que eles
escrevam sobre as áreas que dominam, também pode ser uma boa estratégia.
Além de humanizar mais os conteúdos – você pode ilustrar os posts com a
própria foto do autor do texto –, é uma forma de engajá-los, fazendo
eles compartilharem em seus perfis pessoais, contribuindo com a
disseminação dos posts para quem ainda não segue a empresa.
A dica final é:
comece! Perca o medo, deixe de lado o perfeccionismo, delegue tarefas
relacionadas aos conteúdos também para a sua equipe e comece com o que
você tem em mãos. Se você é melhor com textos, escreva!; se tem
afinidade com a câmera, grave!; se gosta de fotografar, aposte nos
clicks! É importante sim atentar para as tendências, para o que está
funcionando mais no momento, mas melhor do que isso é acreditar no seu
feeling.
* Davi Paes e Lima é jornalista, assessor de comunicação, empresário e sócio da Atré Comunicação Personalizada, em Florianópolis (SC). Também é voluntário na Fundação Caslumi, onde é diretor de comunicação.