Muito potencial investidor do esporte ainda tem ressalvas para apostar no mercado esportivo. Casos como o do próprio atacante Alexandro Pato, do Corinthians, reforçam essa ideia. O atacante chegou a peso de ouro, com uma enorme expectativa, e o desempenho frustrou a todos: torcida, clube, marcas, mídia.
“Quando falamos em negócio, há uma coisa inevitável que devemos citar no esporte, que é o fato dele ter uma variável importantíssima, que é o imponderável. Porém, essa variável nem sempre é para o lado negativo”, destaca o consultor em marketing esportivo, Amir Somoggi.
O contraponto do que aconteceu no Corinthians com Pato é o atacante Walter, do Goiás. O jogador ganha quase diariamente as páginas do noticiário esportivo no Brasil. Seu porte físico diferente, um pouco acima do peso, junto ao incrível desempenho em campo tornaram o jogador um dos principais personagens do Campeonato Brasileiro, gerando uma mídia espontânea inimaginável ao Goiás e seus patrocinadores.
“Nunca será possível adivinhar o que pode acontecer, mas quanto mais os clubes se estruturarem e derem condições para revelar ou tirar o máximo de seus atletas, mais chances terão de obter destaque, viabilizando negócios”, sugere Somoggi.
Para o consultor, o desempenho inevitavelmente pode causar boas ou más surpresas, portanto, é sempre importante o marketing no esporte pensar em ações que não dependam diretamente do resultado, para que um ano negativo não prejudique toda a gestão. Da mesma maneira, Amir destaca que o clube precisa ter sempre na manga algumas estratégias para aproveitar os bons momentos, seja para sugerir algum novo tipo de produto a patrocinadores ou torcedores, ou para potencializar os já existentes, como os próprios programas de sócios-torcedores.