Olá pessoal, como vocês estão? Me chamo Izabella, e sou responsável pela parte de redação e criação de conteúdo da Insight Comunicação Digital. Como uma boa profissional da área, para atingir o público de maneira eficaz e que realmente provoque um bom resultado, é necessário saber muito mais do que apenas escrever bem. Estratégia, comunicação e visão de mercado são elementos chave para chegar a uma ferramenta poderosa e que vem fazendo muito barulho no mundo do digital: O Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo nada mais é do que aquilo que todo empreendedor busca para seu negócio: uma maneira eficaz de engajar com seu público-alvo, aumentando a rede de clientes e potenciais clientes através de uma criação de conteúdo relevante, para envolver e gerar valor a ponto de criar uma percepção positiva e gerar mais negócios.
Ou seja, para criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, é necessário entender o que a sua audiência deseja, desenvolver conteúdos úteis e que satisfaçam esse público, e encantá-los a ponto de confiarem no seu trabalho. O cliente não quer apenas ler textos prontos, cheios de palavras bonitas. Ele busca por empatia: a capacidade de entender a sua necessidade e não medir esforços para atendê-la.
E como desenvolver uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo para seus posts, blogs, e-mails e mais? Existem 3 pontos-chave que, ao serem seguidos e aplicados corretamente, tendem a trazer bons resultados. São eles:
- Pense em seu público-alvo na hora de criar conteúdos. Hoje em dia, mais do que nunca, o público tem total controle sobre o conteúdo que quer consumir, e mais do que isso, eles querem conduzir este conteúdo. É função do desenvolvedor produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja.
- Crie conteúdos que ofereçam benefícios para sua audiência. É difícil parar de falar do seu produto e focar no desejo dele, entretanto, é necessário. O bom conteúdo não é focado em vender, mas sim apresentar benefícios e pequenas vitórias ao protagonista da história: o leitor. Resolver problemas, esclarecer dúvidas ou ensinar algo. Essa é a mensagem para gerar valor para pessoas.
- Conteúdos que solucionam problemas. Transformar um conteúdo útil para um conteúdo necessário é a melhor ideia que você pode ter para seu Marketing de Conteúdo ser 100% eficaz. Ajudar o seu público com algo que ele precisa, ajuda no posicionamento da sua imagem. Afinal, pessoas fecham negócios com marcas que gostam e que conhecem, e para criar este afeto, você precisa mostrar que veio para ajudar.
O Marketing de Conteúdo mostrou que veio para ajudar a performance de empresas focadas no segmento digital. O objetivo final do marketing é esse: sempre trazer resultados positivos para a empresa através de estratégias fortes. E com o Marketing de Conteúdo, esse objetivo se torna ainda mais alcançável!