Implantação do WhatsApp Business no Reclame Aqui impulsiona canal no Brasil

Com a solução, cerca de 200 mil usuários já fazem reclamações pelo aplicativo

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A Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, implementa o WhatsApp Business no Reclame Aqui, maior site de reclamações no Brasil. Com isso, o Reclame Aqui abriu mais um canal de reclamações para usuários, além de aplicativo e site. Atualmente, cerca de 200 mil usuários já reclamam via WhatsApp. E esse é um número com potencial de crescimento.

De acordo com pesquisa Panorama da Mensageria, divulgada em março, o WhatsApp está presente em 97% dos smartphones brasileiros. Além disso, 68% dos usuários se comunicam com marcas pelo aplicativo, e 76% o fazem para tirar dúvidas e pedir informações.

Com base nessas informações, Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui, decidiu apostar na ferramenta para atingir um público que ainda não fazia reclamações no portal do Reclame Aqui. “Muitos usuários não têm um celular capaz de rodar nosso aplicativo, e acabam desistindo de fazer reclamações justamente por não dispor de um canal disponível para isso. Não é prático para o usuário voltar para casa, abrir o computador, entrar em nosso portal e, enfim, reclamar”, comenta o executivo.

Em um mês de WhatsApp Business, 1 milhão de conversas e 14 milhões de mensagens foram trocadas pelo canal. Mais de 750 mil consumidores diferentes utilizaram o WhatsApp para efetuar reclamação, o que representou aumento de 20% na base de cadastros do Reclame Aqui. Além disso, o número de reclamações aumentou para 4 mil por dia – crescimento de 12%. Agora, a Reclame Aqui pensa em expandir o serviço para outros países. “Pensamos em entrar na Europa, talvez em Portugal, Espanha e Itália. Depois, chegaremos à Índia e ao México e a toda América Latina”, afirma Vargas.

“A implantação da plataforma do WhatsApp Business no Reclame Aqui demonstra todo o potencial de impacto desse canal, principalmente no Brasil, onde o WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado pela população”, comenta Marcelo Ramos, regional manager South Latam da Infobip. “Acreditamos que a parceria com o Reclame Aqui pode se tornar um grande case global da Infobip.”

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