ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Colunistas

Evolução Organizacional. Qual o estágio de consciência da sua empresa?

Autogestão, integralidade e propósito evolutivo. Conheça o movimento Teal.

Raissa Rossini por Raissa Rossini
03/02/2022
em Colunistas
0 0
Como proteger a reputação do seu domínio de envio em 2022
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Olá! Boas vindas a 2022 aqui na nossa coluna FH. Ano este que começou um tanto quanto agitado, pela COVID, com a família inteira em confinamento, e por já estarmos borbulhando de novidades na INSANE, desde o primeiro dia. Por falar nisso, acho que poucas vezes falei diretamente da minha empresa aqui, mas quero trazer muito mais conteúdo do nosso dia a dia para cá futuramente. E, sem mais delongas, esse texto é inspirado em nossa primeira troca no grupo do whatsapp do ano. 

Você já ouviu falar das empresas Teal?

Antes mesmo de chegar na definição Teal é preciso entender que a hierarquia, estruturas de medo e até submissão estão (graças às deusas) em declínio. E por essa mentalidade, lá em longínquos 2014, Frederic Laloux trouxe em seu livro “Reinventing Organizations: A Guide to Creating Organizations Inspired by the Next Stage of Human Consciousness” uma grande reflexão sobre a reinvenção das formas de trabalhar.

 

A publicação se tornou um marco e trouxe consigo a teoria da integralidade de Ken Wilber, que representa os níveis de consciência de das empresas desde um modelo primitivo (red) até o Teal resultado de toda essa evolução. Encontrei esse gráfico bem legal da Pence para ilustrar abaixo e detalhes de cada estágio aqui.

 

 

Portanto, uma empresa Teal é o futuro das organizações, o nível mais avançado de consciência, mas nem tão pouco o último estágio. E, nessa empresas, a autogestão, totalidade e propósito evolutivo são os valores mais importantes da jornada. Muito próximo do que nós da INSANE sempre acreditamos e tentamos aplicar, por isso do print das mensagens que mandei no whats da diretoria insana. Aqui, desde 2014, acreditamos muito no nosso propósito, no propósito evolutivo do nosso time, no empoderamento… Enfim, podemos não estar plenamente no profundo azul Teal, mas dá aquele quentinho no coração ver que a gente vem trilhando o caminho certo.    

 

E por que um movimento?

“Será que é possível criar organizações livres de patologias que aparecem tão frequentemente nos ambientes de trabalho? Livres de politicagem, burocracia e rivalidade? Livres de stress e exaustão? Livres de resignação, ressentimento e apatia? Livre das exibições do topo e do trabalho penoso da base? Será que é possível reinventar as organizações projetando um novo modelo que torne o trabalho mais produtivo, gratificante e cheio de significado? Será também possível criarmos ambientes de trabalho significativos — escolas, hospitais, negócios e organizações sem fins lucrativos — onde nossos talentos possam florescer e nossas vocações serem honradas?”

 

Com esse início de capítulo do livro Reiventando as Organizações, de 2014, que conto um pouquinho da história desse movimento que nasceu através das páginas de Frederic Laloux. 

 

A publicação chegou ao Brasil em 2017 em um esforço de financiamento coletivo para a impressão de apenas 3 mil cópias, com tradução feita por 80 interessados. O sucesso foi tamanho que uma nova campanha de financiamento foi realizada para a distribuição em livrarias. Um projeto incrível, colaborativo e transformador. Não acha?   

 

Pra finalizar: Quero saber se você acha que é possível criar uma maneira mais significativa de trabalhar?

Tags: colunistascultura organizacional

Posts Relacionados

Imagem importa

...

Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, lança pneus de reposição para veículos elétricos na China

A importância de construir sua marca pessoal

...

Business Plan: Por que fazer um para o seu negócio?

3 lições de marca pessoal com a Rainha Elizabeth II

Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Você já parou para pensar na sua marca?

Progic conquista contas da Bayer e da Nestlé e vê faturamento crescer 18%

Contratar, reter e descobrir talentos. Será que estamos fazendo isso certo?

No Dia Mundial do Chocolate Mr. Cheney dará de presente novo cinnamon roll com chocolate para celebrar a data

A história e o futuro são dos desobedientes

iN, consultoria de gestão de marcas, fortalece estrutura com contratações e promoções e amplia competências em projetos voltados para branding e cultura

Não podemos ser, o que não podemos ver!

SPACE conquista liderança em abril entre canais de filmes e séries com programação temática e maratonas

Antes de falar apenas sobre a mudança visual do logo, vamos falar sobre NEGÓCIOS

Próximo
Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Você já parou para pensar na sua marca?

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • C&A e Surreal São Paulo assinam coleção exclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ADA TINA Italy apresenta dois lançamentos para cuidados com a pele

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Arcor anuncia Hugo Reggiani como diretor geral do Brasil e Gabriel Albertinazzi assume posição global

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Antes da liderança, vêm a obediência!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X