O GDB (Global Data Bank), empresa global especializada em mídia e privacidade digital, anuncia o lançamento do seu braço de investimento, o GDB Ventures. Presente em 12 países – e no Brasil desde 2014 –, a empresa traz uma proposta de investimento inédita, que oferece seu maior ativo – a compra inteligente de mídia digital – em troca de ações (equity) em startups.
A ideia é resolver um dos principais gargalos de qualquer startup, garantindo que o investimento dessas operações em marketing seja estruturado, frequente e efetivo – o que pode ser fator decisivo para a empresa. Em retorno, o GDB Ventures passa a integrar o quadro societário da empresa, assumindo não só esse custo de compra de mídia, mas também toda sua operação de forma estratégica e inteligente.
“O mercado reconhece e entende que estar sempre na mídia, investindo em campanhas publicitárias bem elaboradas, é uma das chaves para que uma startup seja reconhecida e consiga provar seu modelo de negócio. O problema é que esse movimento costuma custar muito dinheiro e precisa trazer retorno imediato, já que a maioria das novas operações não tem esse fôlego financeiro. O GDB Venture vai resolver esses dois problemas, garantindo um espaço premium e frequente de mídia, além de toda a expertise de onde, quando e o que veicular para obter o sucesso das mensagens”, destaca Ricardo Marques, um dos sócios e idealizadores do GDB Ventures.
Marques traz larga experiência como fundador e investidor de diversas startups de sucesso, especialmente no universo de marketing e mídia. Entre elas, participou da criação e aceleração de empresas como Elemidia – vendida à Eletromidia em 2020, formando a maior operação de out of home do Brasil; a Spark, uma das pioneiras e principais empresas de marketing de influência do mercado; e a operação da Vevo no Brasil, em 2012.
Com os acordos, o GDB Ventures assume o controle de parte minoritária das ações de startups que se adequem ao perfil do projeto, que varia entre 5% e 10% do negócio, com a garantia de que os líderes e fundadores – especialistas em seus negócios – se mantenham à frente da operação. A partir daí, assume a estratégia humana e tecnológica para gerar o máximo de redução de CAC (Custo por Aquisição de Clientes), subsidiando boa parte do investimento de mídia e garantindo resultados com altíssimos KPIs.
“O modelo de negócio do GDB Ventures é simples: ter uma participação acionária minoritária em startups promissoras, que já estejam em estágio avançado, mas que tenham as dores normais de crescimento quando falamos de investimento e expertise em mídia e marketing. Com o nosso apoio, o foco é gerar valorização para essas empresas e, com isso, também na nossa participação, garantindo que esse potencial de um grande anunciante saia do papel”, acrescenta Guilherme Soter, CEO do GDB para a América Latina e um dos sócios do GDB Ventures.
Perfil potencial
Ao contrário dos modelos convencionais de capital de risco, o modelo de investimento em mídia por ações não é adequado para todas as empresas. Geralmente, o modelo pode ser utilizado por empresas que já possuem um produto ou serviço pronto para venda aos clientes, bem como operações estáveis e de alta escalabilidade. Nesse estágio de desenvolvimento de negócios, as startups têm como objetivo expandir seus negócios e construir uma base de clientes. Em outras palavras, eles procuram atrair o maior número possível de novos clientes para aumentar suas receitas.
Além disso, uma startup que está disposta a buscar o modelo de mídia por troca de ações deve formular uma estratégia de marketing clara, que determine os canais exatos que serão mais úteis para atrair novos clientes. Finalmente, o modelo é adequado para empresas que fornecem serviços business-to-consumer (B2C), business-to-business (B2B) e business-to-investors (B2I).