Uma grande mudança no comportamento do público está em marcha e algumas emissoras já entenderam que precisam começar a desenvolver novas estratégias. Isso significa que o meio rádio necessita trabalhar com os meios digitais para atender às necessidades dos ouvintes e dos anunciantes. Para superar esses desafios, essa abordagem deve considerar conteúdo exclusivo de qualidade para atrair e fidelizar os ouvintes.
É o que está fazendo o Grupo RSCOM -, da Serra Gaúcha, uma das redes de comunicação do Rio Grande do Sul, combinando a oferta da mídia tradicional da antena com o Digital, oferecendo aos atuais clientes novos produtos que levam em consideração as particularidades do mercado e da audiência local. Como resultado, os clientes estão conseguindo captar novos consumidores e incrementar suas receitas com as campanhas.
O grupo de comunicação conta com 05 emissoras de rádio, 2 portais de conteúdo na Web e organizador de vários de eventos temáticos relacionados à cultura gaúcha para impulsionar a sua audiência líder na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre, e as campanhas interativas são criadas a partir de uma consultoria comercial e estudo das características e necessidades dos anunciantes, seus objetivos e definição do público.
Para colocar em prática a nova estratégia, o Grupo RSCOM renovou a sua equipe de vendas e passou a investir na capacitação dos seus profissionais na nova tendência com a participação nos principais eventos e congressos dedicados ao meio rádio e publicidade.
A mudança de paradigma começou ainda em 2022, com a Rádio Viva 94.5 FM, que possui audiência em 72 municípios da Serra Gaúcha, e passou a ser utilizada como piloto desta iniciativa. Com mais de 218 mil ouvintes por mês, a emissora mistura música (sertanejo, bandinha e sucesso), com o jornalismo.
“A nossa equipe elabora um plano customizado para o cliente e deixamos de lado a venda simplificada do mídia kit e dos spots de 30 segundos, como era antes, passando a investir em projetos personalizados para combinar o tradicional dial com os meios digitais, incluindo o WhatsApp, com a entrega de dados para os anunciantes sempre respeitando a LGPD. Com isso, conseguimos qualificar e aumentar a nossa audiência e gerar leads qualificados para os clientes”, revela Daniel Reche, Diretor Executivo do Grupo RSCOM.
Um dos eventos da Rádio Viva é o Chimarreando, com a participação da equipe da emissora, que leva aos eventos das cidades da região toda a descontração e tradição da cultura do mate para oferecer novas oportunidades para os anunciantes que desejam conectar suas marcas com a história dos gaúchos e partir de uma ação de interação com a audiência.
Para as campanhas, a equipe de marketing do Grupo RSCOM produz conteúdo, stories e vídeos para as mídias sociais da emissora e dos patrocinadores para impulsionar as ações contratadas. Este é um dos exemplos que estão dando grandes resultados para os nossos clientes”, comentou o diretor executivo do Grupo RSCOM.
Tradições gaúchas impulsionam as campanhas
A Rádio Viva também é responsável por outras ações que estão impulsionando as mudanças que estão sendo, ao poucos, implementadas nas demais emissoras do Grupo. Entre elas, o Cozinha Viva, um hotsite da emissora que oferece receitas próprias e compartilhadas pelos ouvintes. Os anunciantes estão tendo a oportunidade de conectar as marcas a esta iniciativa. A BLITZ é realizada em datas especiais ou em datas contratadas pelo anunciante, onde a equipe se faz presente com toda estrutura de merchandising da emissora, levando descontração e alegria com brincadeiras, músicas, distribuição de brindes e entradas ao vivo durante a programação.
Os Atletas do Bem é outra ação que está impulsionando as ações da emissora com a audiência local e envolve futebol beneficente nas cidades da região, envolvendo personalidades do esporte, personalidades, empresários, comunicadores e artistas. O valor arrecadado através da venda de camisetas beneficia a entidade da equipe vencedora.
O Verão Viva acontece nos 8 finais de semana de janeiro e fevereiro. É a ação “mais quente” da Rádio Viva para levar para a beira da praia uma série de ações que envolvem a participação dos banhistas, até competições esportivas, luais, almoços com os ouvintes.
Outras emissoras do Grupo entram nas ondas da inovação
As afiliadas Jovem Pan Porto Alegre, Jovem Pan Serra Gaúcha, Band Serra Gaúcha, Rádio Amizade e Rádio Viva apresentam, juntas, o BAH BBQ, que reúne gastronomia, música e diversão em pontos turísticos da região. No Locutor por um dia, sempre no mês das crianças, são selecionados cinco alunos das escolas da região para apresentarem os programas ao lado dos locutores de cada horário das emissoras.
Tem também o Cinema Solidário, ação do Portal Leouve e Rádio Viva, que realiza atividades em locais abertos, reunindo parceiros e anunciantes, angariando produtos para doação e culminando na exibição de um filme para o público.
O Viva com Saúde, tem como finalidade elucidar as características das patologias mais comuns que acometem a população brasileira, esclarecendo os leitores e ouvintes através da solução de dúvidas, desmistificação de mitos, tratamentos e as curiosidades que envolvem o tema.
Churrasco e chimarrão na Construção Civil
O Viva na Sua Obra é uma ação da Rádio Viva que proporciona aos operários da Construção Civil uma confraternização em almoço preparado pela rádio e seu locutor. A iniciativa visa oferecer aos anunciantes o fortalecimento da marca e ampliar a visibilidade de seus produtos e serviços.
Métricas para criar novas oportunidades
A iniciativa do Grupo RSCOM está sendo ampliada para todas as emissoras do grupo de comunicação e leva em conta os dados da audiência de cada localidade, no dial e nas plataformas digitais. “Este é um trabalho que estamos realizando em parceria com a Nextdial, que começou com a sua tecnologia de aferição de audiência no streaming e que agora amplia para pesquisa de audiência cruzada da rádio da antena a Internet”, revela Daniel Reche.
A nova realidade está oferecendo às emissoras do grupo a oportunidade de elevar a sua audiência e apresentar aos anunciantes novos produtos de mídia no meio Rádio,combinado com as plataformas digitais. “Desde a primeira medição, em outubro de 2023, já crescemos 19% nossa audiência, e esta é uma tendência sem volta”, afirma o executivo. “Temos a expectativa de aumentar a entrega de impactos em, pelo menos, 50% com estas novas ações”, finaliza.
As emissoras Grupo RSCOM ultrapassam mais de 1 milhão de ouvintes. Fazem parte da estrutura do Grupo RSCOM as emissoras Rádio Viva 94.5 FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, Rádio Jovem Pan Grande POA 90,7, Rádio Band Serra Gaúcha 106.1 FM, Rádio Amizade 1070 AM, Portal Leouve e Portal Olá Serra Gaúcha, além de uma equipe de 100 colaboradores, sendo diretos ou terceirizados.