Pesquisa realizada neste primeiro semestre pelo time de antropólogos do next, banco digital do Bradesco, em parceria com a empresa Consumoteca, identificou novos hábitos e desafios que envolvem a vida financeira dos jovens. Dos 2.225 entrevistados (faixa etária de 18 e 25 anos de idade), 87% afirmaram que já possuem algum tipo de hábito para controle financeiro; destes, 56% possuem uma planilha, on-line ou física, para controle de gastos e 45% fazem anotações.

Se por um lado, a hiperconexão é o que caracteriza esse perfil de público, em seu controle de gastos ainda prevalece o modelo não automatizado, prática que requer disciplina e tempo e que não se encaixa perfeitamente na rotina frenética dos jovens. O resultado é a “mistura” do dinheiro de hoje com a reserva para o futuro, criando ao longo do tempo desorganização financeira ou até mesmo o endividamento por falta de controle adequado.

Os jovens entrevistados disseram não terem tido ensinamentos sobre gerenciamento do dinheiro durante a sua formação, nem dos pais, nem das escolas. Alegam aprender a cuidar das finanças pessoais “num jogo de acerto e erro”. Para 78% dos jovens entrevistados, o grande desafio para controlar as finanças pessoais é a falta de disciplina para prever, controlar e registrar todos os gastos. Além disso, 67% gostariam de ver seus gastos divididos por categorias e também gostariam de gerenciar o “dinheiro do amanhã”.

Para apoiar os hiperconectados rumo à concretização de seus sonhos e objetivos, o next quer desmistificar suas receitas de organização financeira e torná-las parte do cotidiano. “Essa prática se traduz na integração de um ecossistema de soluções que entregamos a esses clientes. Além da conta + cartão grátis, provemos uma série de soluções que permitem uma gestão financeira saudável e disciplinada”, afirma Jeferson Honorato, diretor do next.

O next oferece um ecossistema de soluções para a gestão e educação financeira para os seus clientes. Entre elas, destacam-se as seguintes soluções:

Flow: a solução é integrada ao App do next, separa os gastos por categoria, apresenta de um jeito fácil o status da “saúde financeira” e avisa o cliente quando o consumo está fora do planejado no orçamento. Mais de 60% dos clientes next usam com frequência essa funcionalidade. 

Objetivos: o cliente define uma meta e guarda todo mês um valor. Esse dinheiro é investido em fundos de investimentos, selecionados pelo cliente, que pode acompanhar diariamente a performance. 

Mimos: uma série de descontos e vantagens são oferecidos na utilização de serviços de empresas parceiras, como Uber, Lady Driver, Cuponeria, McDonald’s, Cashback, Natura, Cinemark, Hotel Urbano, Outback, Livraria Cultura, entre outros. Até o momento, são mais de 300 parceiros com mais de 350 ofertas. Quem utiliza essas ofertas pode economizar, em média, R$ 250 a R$ 300 por mês, totalizando mais de R$ 3.000 de economia ao ano. 

Websérie Feitos&Boletos: disponível no canal do next no Youtube, o conteúdo da websérie lançada pelo next propõe uma conversa sem tabus sobre realizações e questões da fase adulta. Mostra a conexão entre sonhos e dinheiro e os dilemas que surgem a partir dessa relação. O propósito é abordar o universo das finanças pessoais com linguagem leve e documental e apresentar questões financeiras conectadas aos momentos de vida dos jovens hipercontectados.

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