SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores para definir a posição em que uma página fica no momento em que é pesquisada. Ou seja, para que um determinado site apareça na primeira página de busca do Google, usar as técnicas de SEO é fundamental.
De acordo com Nathaly Picaglia, CEO da Agência Moustache, uma das maiores agências de marketing digital do Brasil, de nada adianta produzir um conteúdo voltado ao público-alvo sem pensar em estratégias de SEO para fazer com que esse conteúdo seja bem acessado e tenha uma ótima audiência.
“Trabalhar conteúdo para o robô do Google ver também é importante senão esse conteúdo será só mais um. E tudo que a gente escreve na internet, para ser visto por um bom número de pessoas, depende de técnicas de SEO bem utilizadas. Com isso, o conteúdo se torna relevante e o Google passa a posicioná-lo melhor para que mais pessoas acessem”, explica.
Segundo Nathaly, usar bem as técnicas de SEO é fundamental também para não se tornar refém de mídia paga.
“É possível ter audiência por meio de mídia paga, mas quando parar de pagar, esse alcance pode mudar. Com o SEO, a marca não vira refém. São boas práticas, que se bem utilizadas, tornam o conteúdo relevante e mais fácil de ser alcançado“, diz.
Veja algumas dicas da CEO da Agência Moustache de SEO:
• Renomeie as fotos do seu site. Se a descrição do seu logo for “logo”, essa imagem irá aparecer para quem fez uma busca por “logo” e não pelo seu produto. Portanto, renomeie todas as imagens do seu site com termos que sejam relacionados ao produto ou ao nome da marca.
• Use negrito nas palavras-chave e no nome da marca.
• Repita as palavras-chave no texto com cuidados para que também o texto não fique extremamente repetitivo.
• Use dois pontos. O buscador indexa quando entende que aquele site está explicando algum termo.
• Preencha as tags com palavras-chave do produto e da marca.
• Faça textos que proporcionem leitura dinâmica usando intertítulos, listas e imagens. Isso irá melhorar a experiência do usuário.
• O título da página que se vê no navegador deve incluir também a palavra-chave.
• URLs também são lidas pelos robôs do Google. Faça com que sejam claras e tenham a ver com a marca ou produto que vende.
• Faça linkagem interna dentro dos textos para que usuário navegue por diversos conteúdos. Essa também é uma técnica importante de SEO.