A Meta, empresa controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, e a Trope, consultoria de geração Z, estão lançando o Reels GenZ Sessions. O objetivo é promover a cocriação em um processo end-to-end de conexão de marcas com a cultura da Geração Z. A ideia surgiu da necessidade de corporações e do mercado publicitário em geral de se aproximar genuinamente dos novos consumidores.
De acordo com Luiz Menezes, fundador da Trope, o Reels GenZ Sessions surge para ajudar a desmistificar que a GenZ quer apenas voz, quando na verdade, quer ser ouvida. Além de mostrar que, quando se trata de campanhas de comunicação e marketing, não é viável generalizar 51 milhões de pessoas em estereótipos. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 23% da população pertence a esse grupo, o que representa praticamente um quarto do total.
Luiz explica que devido ao fato de serem nativos digitais, a Geração Z tem uma grande influência sobre o que é tendência ou não. “A GenZ dita o que é trend, o que é cringe, o que é cool, e isso está diretamente ligado com os hábitos de consumo. Cerca de 76% desse público acredita que as marcas devem ser engajadas na rede sociais, ou seja, é dever das empresas passarem a considerar cada vez mais a Geração Z, caso queiram criar uma conexão genuína com esses consumidores no mercado”, afirma.
Neste sentido, para a implementação do Reels GenZ Sessions, a Trope terá o papel de envolver criadores de conteúdo nativos da Geração Z na mesa de tomada de decisão, ao lado dos representantes da Meta, marcas anunciantes e agências de publicidade. Esse processo será dividido em algumas etapas: insights, cocriação e produção, que terão como produto final a elaboração de uma campanha com Reels nativos dos creators GenZ, postado como Partnership Ads. Haverá ainda uma diversificação criativa de assets ao longo do funil para atingir os objetivos de negócios da marca.
“A ideia de oferecermos para as marcas a possibilidade de pensar em conteúdo para as redes sociais de forma nativa como parte central de suas estratégias é muito poderosa, principalmente quando pensamos nessa audiência mais jovem. Hoje, os Reels são compartilhados mais de 3,5 bilhões de vez por dias nas plataformas da Meta e representam cada vez uma forma autêntica das empresas não apenas trabalharem o awareness de marca, como também de atingir seu objetivos de negócios”, comenta Theo Rocha, Global Creative Scaling e Diretor de Creative Shop para América Latina, na Meta.