O streaming passa por um crescimento explosivo há alguns anos no Brasil e as empresas começam a ver essa oportunidade com outros olhos. Após a pandemia, esses serviços ganharam impulso: uma pesquisa recente da Kantar-IBOPE sobre o consumo de vídeos no Brasil descobriu que, entre os assinantes de streaming, metade possui mais de uma assinatura.
Isso oferece uma oportunidade para os anunciantes alcançarem audiências novas e engajadas e exercitarem sua criatividade com formatos de anúncios inovadores. Santiago Loizaga, Diretor Geral de Vendas para América Latina e EUA (Espanhol) da Amazon Ads, destaca que uma dúvida comum enfrentada pelos anunciantes é sobre como eles devem abordar o formato de anúncios para streaming e como podem garantir que suas campanhas entreguem resultados impactantes, tanto em termos de vendas quanto de alcance. “Mensurar o impacto de campanhas publicitárias na TV linear, além do alcance, é algo que os anunciantes muitas vezes consideram difícil, com uma jornada do consumidor cada vez mais fragmentada que torna complicado entender como as visualizações se traduzem em conversão”, diz ele. “Agora, este formato relativamente novo, combinado à situação econômica que tem restringido os orçamentos de marketing, faz com que os CMOs sejam cada vez mais desafiados a provar como as suas campanhas publicitárias realmente funcionam.”
Então, como os anunciantes podem justificar os seus investimentos? O executivo lista três ações que, combinadas, podem ajudar a gerar resultados relevantes com campanhas.
Alcançar audiências novas e engajadas
Usar uma estratégia que combine streaming e TV linear pode ajudar a alcançar uma audiência mais ampla. Um estudo recente da Nielsen descobriu que as campanhas publicitárias em Streaming TV da Amazon ajudaram os anunciantes a alcançar um público adicional de 10,9%, em média, em relação às suas campanhas de TV linear em 2022, enquanto 72% do público alcançado pelos anúncios em TV por streaming da Amazon não foi alcançado por nenhuma campanha de TV linear.
Como exemplo de como um anunciante utilizou uma campanha no streaming para se conectar com novas audiências, Loizaga cita o fabricante ŠKODA. Eles queriam alcançar consumidores que estavam pensando em comprar um veículo elétrico, trazendo a experiência de compra do carro para suas TVs. Um configurador de carro interativo foi criado para ajudar os compradores a descobrir as características do primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da ŠKODA, no conforto da sua sala de estar.
“Ao apoiar a nova experiência interativa com posicionamentos de mídia em múltiplos canais , a campanha criou uma ligação perfeita entre o interesse da audiência e a resposta do consumidor e permitiu um awareness maior do lançamento da ŠKODA. No final, a campanha recebeu 46 milhões de impressões, com 53 mil espectadores visitando o configurador de carros, mostrando o impacto que as campanhas publicitárias de Streaming TV podem ter para ajudar as marcas a se conectarem com clientes por meio de formatos inovadores”, lembra.
Preenchendo a lacuna entre conteúdo e comércio
Os anúncios de Streaming TV permitem que as marcas coloquem seus produtos e serviços no centro do conteúdo premium que os clientes adoram. “Isso explica o sucesso das recentes campanhas veiculadas durante a Copa do Brasil e NBA no Prime Video. A conexão brasileira com o esporte é única e, por meio de anúncios de Streaming TV, as marcas podem se conectar espontaneamente com sua audiência”, afirma Loizaga. Com a diminuição da capacidade de atenção – uma pesquisa do Kings College London mostra que metade da audiência (49%) afirma sentir que a sua capacidade de atenção é mais curta do que costumava ser – os clientes querem estar envolvidos de forma mais autêntica.
O chamado entretenimento de marca, no qual as marcas podem conectar conteúdo às vendas, é outra maneira eficaz de construir engajamento. “Além de envolver novas audiências, o entretenimento de marca pode aumentar a intenção de compra, com um estudo recente da MAGNA e Amazon Ads revelando que o entretenimento de marca proporciona um aumento de 9% na intenção de compra e um aumento de 21% na intenção de pesquisa entre potenciais novos clientes”, explica o executivo.
Mensuração e implementação em tempo real
Em um momento econômico desafiador, demonstrar o ROI é uma prioridade máxima para os anunciantes. As marcas precisam mostrar como os gastos com publicidade se traduzem em resultados de negócios. Ter uma estratégia e uma solução de mensuração adequadas é crucial para que os anunciantes façam isso de forma eficaz.
“As ferramentas certas podem conectar o streaming com resultados de marca e de negócios, permitindo aos anunciantes medir a eficácia de seus investimentos em campanhas publicitárias de Streaming TV com análise em tempo real do alcance da campanha, frequência e impacto total em todo o funil de marketing”, o explica o executivo. Ele acrescenta que os anunciantes podem obter insights valiosos sobre a composição e o comportamento de suas audiências, como a taxa de compra daqueles alcançados por anúncios de Sponsored Products em comparação com aqueles alcançados por anúncios de display, ajudando a orientar a decisão sobre onde concentrar os gastos com mídia. “Todas essas ferramentas permitem que as marcas vinculem o alcance a performance de vendas. Ao fazer isso, as empresas podem adaptar estratégias publicitárias atuais e futuras e, em última análise, oferecer campanhas omnichannel com impacto mensurável.”
Para saber mais sobre como a Amazon Ads pode ajudar as empresas a medir e direcionar com precisão sua estratégia de anúncios de TV por streaming, acesse advertising.amazon.com/pt-br.