Recentemente, o mundo tem assistido de perto o crescimento exponencial de pacientes positivados com o vírus COVID-19 e, embora o impacto da pandemia na economia brasileira ainda esteja para ser conhecido, especula-se um cenário problemático. A tomada de decisões rápidas e assertivas é uma excelente medida de combate contra a crise no atual cenário. É o que alerta o sócio e diretor de operações da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco.
“Atualmente possuímos ferramentas que possibilitam ações a distância. A tecnologia tem nos auxiliado de forma positiva e, se essa pandemia tivesse ocorrido há alguns anos, não teríamos tantas ações assertivas que são permeabilizadas digitalmente. Esse período tem assustado muita gente, principalmente pequenos e médios empresários, mas há boas práticas que podemos utilizar para contornar esse cenário amedrontador”, explica.
O sócio-diretor elencou cinco práticas de marketing digital que podem auxiliar sua empresa a contornar a crise:
1 – Faça migração de verbas que permitem ver resultado near-real-time (‘quase-tempo-real’)
Um dos segredos para escapar da crise e obter bons resultados é se adaptar ao cenário e tomar decisões rapidamente. Para isso, deve-se escolher canais de mídia que proporcionem essa medida. Migrar sua verba para o digital é um excelente começo para que possa monitorar em ‘quase-tempo-real’ e ir ajustando seus resultados.
2 – Mude seu foco para ROAS, em português Retorno do Investimento em Publicidade
É necessário
compreender a importância do ROAS – sigla de Return on Advertising
Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade. De maneira
objetiva, ao investir em marketing, quanto obterá em retorno
financeiro? Fernando indica que em um cenário de crise, deve-se
repensar em seu faturamento e entender o quanto você precisa ser
rentável. Focar nas otimizações que irão trazer mais retornos ao seu
negócio e cortar investimentos em lugares sem ROAS é a medida
correta para obter saldos positivos.
3 – Priorize o Fundo de Funil e os clientes fiéis
Agora não é hora de pensar em conscientização de marca. É necessário ter uma comunicação direta de venda e garantir a presença no fundo de funil, sempre de olho no ROAS, que é usado para medir os lucros obtidos por meio de anúncios feitos em mídia paga. Os seus clientes são as pessoas mais importantes nesse momento, por isso trabalhe suas bases para atender sua cartela de clientes e continuar convertendo.
4 – Atenção e cuidado redobrado na comunicação
Há inúmeros veículos de mídia que propagam informação à população. Principalmente no cenário atual, a população está constantemente sendo bem informada, logo, deve-se dobrar o cuidado com a forma que coloca as informações nos anúncios de sua empresa.
“Lembre-se que o coronavírus não é uma oportunidade para lucrar mais, então seja transparente com o seu cliente e mostre seus diferenciais neste período de isolamento, caso contrário, poderá afastar o consumidor”, alega Fernando.
5 – Cuide dos funcionários de sua empresa
Agora é a hora de cuidar também dos seus funcionários, pilares indispensáveis do seu negócio. Leia sobre as recomendações no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), siga as boas práticas do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde, tanto estadual, quanto municipal. Garanta a produtividade dos seus funcionários em home office adicionando um propósito ao trabalho deles, sendo transparente com a situação. A humanização é uma aliada em potencial em tempos de crise.
Vale ressaltar ainda que a melhor alternativa é manter o quadro de funcionários, sem cortes. “Tenho escutado que uma das alternativas para manter o fôlego financeiro neste momento de crise seria cortar os funcionários de baixa performance. Mas, sinceramente, se você precisa esperar uma crise para analisar e cortar aqueles com baixa performance, então seu problema é de gestão. Talvez o mais inteligente é ter uma conversa franca com aquele colaborador que não performa tão bem e tentar engajá-lo nesse momento de crise. Você pode ter uma ótima surpresa”, finaliza Fernando.