A pandemia vivida nos últimos anos mudou os hábitos e necessidades das pessoas, acelerou a transformação digital e impactou os formatos de trabalho nas empresas. A atenção tem sido voltada aos modelos de trabalho na retomada (presencial, home office ou híbrido) e os ajustes necessários nos benefícios corporativos, já que parte deles teve seu uso modificado durante o período como, por exemplo, o auxílio home office, que se popularizou rapidamente. Nos últimos dois anos, a concessão de benefícios flexíveis consolidou-se no país.
Diante desse cenário, Armando Ribeiro, CEO da Beneo, plataforma de gestão de pedidos tradicionais e flexíveis, observou que havia uma oportunidade de lançar uma plataforma única no mercado. A startup de Recursos Humanos reúne todos os tipos de benefícios (cartões, vales e créditos) em formatos que atendam a todos os colaboradores da empresa: os tradicionais vales refeição, alimentação, transporte, combustível e premiação (todos de emissores que já têm a confiança do mercado), e os flexíveis – auxílio home office, mobilidade, bem-estar e saúde, por exemplo.
A solução tem como foco auxiliar as empresas em adequar a gestão de seus benefícios aos novos formatos de trabalho e contemplar as mudanças no seu uso e também as ocasionadas pelas mudanças na legislação. Ela permite que as empresas unifiquem todos os benefícios em único pedido e centralize sua gestão em único fornecedor, simplificando sensivelmente os processos.
A Beneo também oferece sua carteira digital de benefícios flexíveis, o Beneo Flex, para complementar a demanda dessa área, de forma unificada, de empresas de todos os portes. O Beneo Flex é acessado por meio do app RH Digital, que conecta os clientes Beneo com seus colaboradores e oferece centenas de opções de benefícios flexíveis, sempre direcionados de acordo com o propósito de cada benefício adquirido pela empresa, para que não ocorra o desvirtuamento do uso e que esteja de acordo com a legislação aplicável.
Foram 12 meses de desenvolvimento para concluir a nova plataforma e a empresa pretende, até o final de 2022, agregar mais 300 novos clientes à sua carteira já composta por 1220 empresas.
MetaWork
A Beneo apresentou durante o CONARH o MetaWork, experiência que traduz a visão da empresa sobre o futuro do trabalho no metaverso. Os visitantes puderam criar seu avatar no site http://www.metawork.global (acessado pelo browser do celular) e vivenciar uma experiência única de fundir sua própria imagem com a do avatar. O resultado é um video que contextualiza um ambiente do trabalho no futuro. “Para nós, é um laboratório que nos insere no conceito metaverso e ajudará a identificar novas oportunidades para a indústria de benefícios”, afirma Armando Ribeiro, CEO da Arista, proprietária da Beneo.
eBook
A Beneo também aposta em um material rico em informações de mercado. A startup lança o eBook “Adequação dos Benefícios Corporativos aos Novos Formatos de Trabalho”, que apresenta aos profissionais de RH um panorama completo dos benefícios no Brasil e a interpretação da legislação, inclusive dos benefícios flexíveis.