O mercado de aplicativos mobile tem chamado cada vez mais a atenção no Brasil. Nos últimos anos, foram mais de 1 bilhão de apps baixados, enquanto os brasileiros passaram cerca de 5h por dia navegando entre eles. Para as marcas, este aumento no consumo de conteúdos em dispositivos móveis também surge como uma oportunidade para se conectar com os usuários. A Liftoff, plataforma líder em aceleração de crescimento para a indústria mobile, aponta algumas das tendências para o marketing de aplicativos em 2023.
As políticas de privacidade têm ganhado cada vez mais destaque, como as atualizações de segurança da Apple vindas com o iOS 14+ como o App Tracking Transparency, recurso que solicita a autorização do usuário para que seus dados sejam rastreados – o que faz com que os anúncios sejam cada vez mais personalizados. Para o lado dos anunciantes, estas questões exigem a otimização do investimento em campanhas em mídia paga dentro dos aplicativos.
As equipes de marketing de performance, que normalmente já planejam suas estratégias com base em orçamentos, receita e usuários ativos, devem contar com times de ciência de dados para rodarem suas campanhas de forma mais assertiva de acordo com seus objetivos. Seja para atrair mais usuários ou entender que parte das vendas acontece somente por conta dos anúncios, testes e análises das métricas coletadas serão essenciais para o desenvolvimento de estratégias que ajudarão a manter o crescimento dos negócios.
Como colocar em prática
Para ajudar os profissionais de marketing a ficarem por dentro destas e outras tendências, a Liftoff apresenta o Mobile Heroes. Uma comunidade global que promove o compartilhamento de dicas, estudos e experiências de especialistas atuantes na área para promover e fortalecer o setor de marketing móvel. Criada em 2015 nos Estados Unidos, a iniciativa já conta com 150 profissionais em todo o mundo, sendo que a Edição Brasileira traz Guilherme Braz, Diretor Sênior de Aquisição de Usuários do Mercado Livre. Pedro Lucena, Coordenador de Performance Marketing em Rei do Pitaco e Christian Gaitan, Líder de Performance da Lemon Cash, participam como convidados desta edição especial.