Por Fernando Tassinari
Tempos como esses servem como um lembrete de que tudo pode mudar a qualquer momento. Sua prioridade agora é a segurança de todos ao seu redor, entes queridos, amigos, conhecidos e desconhecidos, além de encontrar maneiras de restaurar o mundo como era antes (ou até melhorá-lo).
Seguir essas prioridades é se adaptar também às novas normas de negócios. Como as empresas em todos os lugares, em todos os setores, enfrentam o risco e a dificuldade de fechar suas portas quando a crise ocorre, queremos ser um recurso para ajudar.
Para quem já canalizou parte de seu orçamento em publicidade e para quem deseja que seus clientes ou membros saibam que ainda estão aqui e prontos para servir, esse artigo é para você.
Aqui estão três maneiras, inspiradas por casos e empresas reais, de adaptar sua estratégia de publicidade para continuar a ser um recurso na vida de seus clientes, funcionários e famílias à medida que o mundo se ajusta.
Trabalhe com o que você tem
As chances são de que você já criou criativos de anúncios e agora pode se sentir dúvida quanto ao que exatamente fazer com eles.
Como você se adapta sem começar do zero e usando um orçamento que talvez não tenha no momento?
A resposta é: use o que já tem, mas com alguns ajustes necessários.
Por exemplo, o caso da Travelzoo, uma empresa global de mídia que verifica e oferece promoções de viagens de mais de 2.000 empresas de viagens e entretenimento locais.
Eles executam uma campanha semanal por e-mail, conhecida como “Wednesday delas”. Toda quarta-feira, eles compartilham as 20 principais ofertas de seus parceiros na semana anterior, incluindo voos com desconto, hotéis, passeios, shows de teatro e muito mais.
Devido ao impacto do COVID-19 na indústria de viagens, a Travelzoo abordou o problema de frente (abordaremos isso mais adiante) e imediatamente encontrou uma nova maneira de lidar com a explosão de e-mails de quarta-feira de uma maneira que ainda é útil para leitores e traz benefícios para seus parceiros.
Eles incluíram seus acordos de quarta-feira em um novo boletim informativo onde oferecem acordos e descontos exclusivos para experiências de viagem, nas quais o público pode participar diretamente do conforto de suas casas – coisas como aprender um idioma, assinar um serviço de entrega de vinhos por região ou até mesmo comprar novas malas à venda.
Quando em uma situação de desafio e claro incerteza, é fundamental pensar no que você já tem em mãos para abordar abertamente seu público, para que saibam que você ainda está presente para eles e que ainda pode ser valioso.
E você não precisa começar do zero para fazer isso.
Aborde a situação de frente
É absolutamente essencial abordar o COVID-19 com seu público.
A pequena varejista de roupas familiar Mixology sempre fez exatamente isso.
Eles começaram com um e-mail íntimo e sincero do CEO e da equipe fundadora da empresa, que abordou o quão assustador é ser uma pequena empresa nos tempos do COVID-19.
Também explicou de maneira clara a mudança da empresa de incentivar outras formas de interação com sua marca on-line, ajudando-os a permanecer no negócio e apoiando sua equipe trabalhadora e suas famílias, ao invés do que simplesmente consumir fisicamente em loja.
A empresa imediatamente começou a promover maneiras alternativas de manter o serviço à sua base de clientes dedicada ao invés de suas nove lojas físicas.
Ao oferecer experiências pessoais de compras, compras com cartões-presente para uso on-line ou posterior, além de comunicação direta com alguém de sua equipe, essa pequena empresa está tomando medidas para trabalhar com o que tem em mãos e não se esquivar do fato de que um pandemia os coloca em risco de fechar suas portas.
Em vez de procurar maneiras de anunciar o que está acontecendo no mundo hoje, seja franco e lembre-se de que as mudanças estão sendo feitas como uma resposta direta ao COVID-19. Sua base de clientes será grata pela honestidade.
Seja Verdadeiro, Seja Autêntico
Em tempos de crise, fazer compras pode não estar nem perto da lista de prioridades de seus clientes regulares – e é compreensível. É muito importante manter-se fiel aos valores e à voz que levaram esses clientes a você em primeiro lugar.
Empresas de todos os tamanhos estão sentindo medo e incerteza. Permanecer honesto e verdadeiro com clientes e membros é muito importante, mesmo que essas preocupações sejam importantes.
O serviço de entrega de álcool Drizly é conhecido por suas comunicações bem-humoradas e por não se levarem muito a sério. Eles trabalham diretamente com uma grande variedade de parceiros e motoristas de varejo que tornam possível o serviço nos EUA e Canadá.
Se a comunicação viesse da Drizly em um tom distante do habitual, ela não pareceria genuína e não falaria com a base de clientes que eles trabalharam duro para construir. Então, eles tomaram a decisão de permanecer genuínos.
Para continuar a apoiar seus parceiros e sua equipe, Drizly claro adaptou a mensagem ao momento porém de forma leve e bem humorada, (pedindo por recomendações de filmes e séries para assistir em casa, por exemplo) mantendo portanto sua voz usual.
As estratégias de comunicação com o público precisam ser dinâmicas e mudar em tempos de crise, mas os elementos da sua marca que tornam seus clientes fiéis, não. Mantenha-se autêntico e lembre-se de que você e seus clientes estão nisso juntos.
Seja Prestativo, seja Honesto, seja Real
Empresas de todo o mundo enfrentam os mesmos desafios, se esforçam para garantir o bem-estar de suas equipes e servir seus clientes, tornando cada vez mais crítico do que nunca adaptar estratégias de atuação.
Adaptação não significa procurar um novo orçamento (de fato, significa o oposto) e exige uma abordagem séria da situação em questão. Também exige que se mantenha a autenticidade – em tempos de crise, tudo pode parecer de cabeça para baixo, mas é essencial manter-se fiel e honesto à sua voz e valores como marca e empresa, isso ajuda a manter as coisas do lado certo.
Empresas reais de todos os tamanhos, em todos os setores, estão enfrentando os mesmos desafios, todos juntos. Compartilhe as maneiras pelas quais você está adaptando suas estratégias com outras pessoas e apoie-se mutuamente. Tempos difíceis exigem medidas sem precedentes e a busca de novas estratégias que sirvam de inspiração ao mundo em transição.