A quarentena é definida como a separação e restrição de mobilidade das pessoas. Apesar de regulamentada no Brasil, a modalidade do trabalho remoto não é amplamente adotada. Tendo isso em vista, muitas empresas se viram diante de uma situação emergencial e a gestão humanizada foi demandada para agir rapidamente!
Pesquisas constatam que a quarentena está associada, com frequência, a impactos psicológicos negativos. Ninguém gosta da perda da liberdade, do contato com outras pessoas, da incerteza sobre o risco para a saúde e do tédio, certo?
Assim, um líder precisa estar ciente de que os efeitos emocionais deste período, que podem se prolongar por um longo tempo após o seu término. Existe então, a necessidade de planejamento na construção de um programa de suporte para os profissionais, evitando impactos pessoais e na produtividade da organização.
A MegUp separou algumas dicas para ajudar os gestores neste desafio. Confira a seguir!
Comunique-se
Em primeiro lugar, não é possível gerir uma equipe sem comunicação, principalmente em momentos de distanciamento como os de hoje em dia. É preciso se mostrar disponível para troca de ideias e conversas. Em períodos tão sensíveis, muitas vezes é necessário aconselhar o time a como encarar o momento.
As pessoas precisam entender claramente a situação, informação é a chave e ela deve ser rápida e efetiva. Lembre-se de buscar os comunicados em órgãos oficiais, como OMS e Ministério da Saúde. E é muito importante saber a veracidade dos fatos antes de repassá-los aos profissionais do seu time.
Invista mais em videoconferências
Como já incentivado anteriormente pela MegUp, reforçamos que investir em reuniões por vídeo permite um contato maior e mais humano com todos.
A motivação para exercer as atividades deve vir do próprio profissional. Para isso, os gestores precisam exercer uma liderança servidora e próxima, que inspire os colaboradores! Ficar preso aos antigos modos é estar fadado ao fracasso. As pessoas mudaram e o ritmo de trabalho também precisa ser outro.
Exercite a empatia
O isolamento social costuma ser estressante para todos na empresa, podendo gerar conflitos. Para dar conta dessa questão, praticar a empatia é essencial. Isso contribui também na construção de uma gestão horizontal, alinhada com o novo mundo do trabalho.
Além de requisito profissional, empatia é essencial para relações saudáveis. Roman Krznaric, PhD em sociologia, pensador cultural e fundador da The school of life, afirma que “colocar-se no lugar do outro é uma verdadeira revolução”.
Momentos de descanso
É importante falar sobre fazer o horário de almoço e não trabalhar de forma excessiva! Mesmo em casa, o profissional não deve se sentir culpado por descansar.
Ao não se alimentar corretamente, não dormir e não se submeter a uma rotina de recuperação das energias físicas e mentais, a produtividade irá cair e o trabalhador estará exposto a doenças, o que está cientificamente e estatisticamente provado.
Tenha ainda mais organização
Os arquivos compartilhados podem ser uma alternativa. Incentive o seu time a compartilhar em nuvem os projetos que estão trabalhando. O Google Drive, por exemplo, oferece o recurso de forma segura e mostra as alterações em tempo real.
Aproveite outras ferramentas que também facilitam a gestão, como os aplicativos Trello e Google Calendar!
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