Essa semana foi realmente caótica, então partiu organizar todo esse caos?
Confere aí os destaques da edição #017:
| DEU MUITO RUIM: Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat após acusação de plágio.
| MUITAS NOVIDADES: Estúdios Flow se tornam Grupo Flow.
| PARA O MERCADO: Globo apresenta as suas grandes novidades para o ano de 2024.
| CAPANHA DA SEMANA: A história e os bastidores em busca do clique perfeito para a foto do ano.
—
BAUDUCCO CANCELA CAMPANHA COM JULIETTE E DUDA BEAT APÓS ACUSAÇÃO DE PLÁGIO
Tudo começou com o lançamento da música “Magia Amarela“, parceria de Juliette com Duda Beat.
A canção faz parte de uma campanha publicitária para a Bauducco, o objetivo seria celebrar o amarelo, característico da sua identidade visual e presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos.
No entanto, internautas apontaram fortes semelhanças da arte de divulgação da campanha com o conceito, fotografia e tipografia do projeto AmarElo do Emicida (veja imagem acima).
A coisa toda escalou ainda mais quando, Evandro Fióti, irmão de Emicida, afirmou inclusive que a marca já havia procurado a equipe do cantor anteriormente, mas não chegaram num acordo financeiro:
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou num acordo tanto por cronograma, quanto por prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer.”
Depois de toda essa polemica, a A Bauducco cancelou sua campanha. Em nota, a empresa afirma que a partir dos questionamentos sobre o projeto e as cantoras, a empresa optou pelo cancelamento da campanha e que “seguirá dialogando com os artistas envolvidos”.
Prejuízo sem tamanho, tanto financeiro, mas ainda maior para a reputação da marca.
—
⬛GIRO-CAOS DOS NEGÓCIOS
🧳 Donos transferiram capital da 123milhas para contas pessoais
☠️ LinkedIn demite funcionários em segunda rodada de cortes este ano
🎮 Serviço de jogos em nuvem da Netflix inicia testes nos EUA
❌ O YouTube está reprimindo usuários de adblock: pague ou desative
🕹️ Disney aposta tudo nas apostas esportivas
💼 Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025
🫘 Feijão carioca pode ganhar mercado fit como substituto do whey protein
🛒 Mercado Livre espera crescimento de 2 dígitos com Black Friday
—
ESTÚDIOS FLOW SE TORNAM GRUPO FLOW, QUE SERÁ COMANDADO POR EX-VP DA MASTERCARD
Em um movimento que confirma a transparência da empresa com o seu público, os Estúdios Flow fizeram um programa para anunciar uma das maiores mudanças recentes da empresa, a chegada de Sarah Buchwitz, ex-VP de marketing e comunicação da Mastercard Brasil, que assume o cargo de CEO do grupo, anteriormente ocupado por Andre Gaigher.
Além da mudança no comando executivo, também foi comunicada a alteração na estrutura da empresa. Agora, o Estúdios Flow passam a ser um Grupo.
Com isso, além de ampliar a atuação em outros segmentos, a empresa passará a integrar o Flow Labs, produtora audiovisual que oferece soluções para empresas e criadores de conteúdo, e a Flow Tech, hub de tecnologia criado para desenvolver soluções para empresas e criadores de conteúdo.
UM GIGANTE EM EXPANSÃO
O Flow, um dos maiores podcasts do Brasil com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube e 1 bilhão de visualizações
Agora com essa nova fase, o grupo busca profissionalização, reaproximação do mercado publicitário e ambiciosas metas de faturamento: R$ 30 milhões este ano e R$ 200 milhões em 5 anos.
—
GLOBO APRESENTA AO MERCADO SUAS NOVIDADES PARA 2024
Nessa última quinta (19/10), aconteceu o Upfront, evento da Rede Globo voltado para o mercado publicitário, que apresentou as novidades da programação da Globo para 2024.
Com transmissão online e presença carimbada de vários Famosos, muitas novidades foram apresentadas, confira abaixo:
- Renascer: a grande aposta da emissora para 2024 é o remake da novela de 1993.
- Realities: um novo reality, com muita música, convivência, relacionamento e transmissão 24h e que o vencedor será decidido pelo público.
- Séries: anunciado um documentário das Paquitas, novas temporadas de As Five, Os Outros, Rensga Hits e novos originais para 2024.
- Shows: Serão muitos eventos musicais, destaque para o Festival de Verão, Circuito Sertanejo, Lollapaloza e Rock in Rio.
- Esportes: Tadeu Schmidt apresentará um programa diário, à noite e ao vivo durante as Olimpíadas de Paris, realizadas em agosto do próximo ano.
—
▪️▪️ PARADA DO DESIGN ▪️▪️
Para semana separamos algumas novidades com relação às atualizações de grandes marcas e posicionamentos:
✈️ Nova identidade Visual da AVIANCA
🐂 Aos 70 anos, JBS apresenta nova identidade visual da marca
🥛 NESCAU apresenta um novo posicionamento e identidade visual
🐈 WHISKAS Lança novas embalagens
📕 Anhanguera reposiciona marca com “Vem Por Aqui”
—
NBA MOSTRARÁ BASTIDORES DA NOVA TEMPORADA COM PODPAH
Ainda dentro do cenário dos podcasts, a NBA (National Basketball Association) convidou os apresentadores do Podpah, Igão e Mítico, para protagonizar o projeto Na Estrada.
A empresa levará os influenciadores para viajar pelos Estados Unidos e acompanhar os jogos da temporada 2023/2024 da liga de basquete.
O Na Estrada representa uma parceria inédita da empresa no Brasil e terá como base um motorhome que rodará o país por 15 dias com os criadores produzindo conteúdo sobre os jogos e sobre os bastidores.
Os influenciadores visitarão as 30 franquias e os episódios irão ao ar de 31 de outubro a 29 de dezembro.
Desse modo, serão produzidos 18 episódios, exibidos no canal da NBA no YouTube. Além disso, estão previstos mais de duas centenas de conteúdos nas redes sociais do Podpah e da própria liga.
—
⬛GIRO-CAOS DO MARKETING
🍫 Público reage à parceria de Bis e Felipe Neto
🏇🏿 Canal Olímpico terá nomes ex-Globo como comentaristas do Pan
⚽ CazéTV ultrapassa 170 mil no YouTube com torneio de imprensa
⚽ CazéTV transmitirá Paulistão em 2024
📺 Netflix faz estreia na transmissão de live sports
📺 Netflix aumenta valor nos EUA e Europa e suspende plano básico no Brasil
🍎 Kraft Heinz será patrocinadora do COB até 2028
Esse foi seu resumo com os principais acontecimentos da semana no mundo dos Negócios, Marketing e Comunicação.
Inscritos na nossa newsletter concorrem a brindes especiais.
Por hoje é só isso meus amigos!
Semana que vem tem mais!!!