Eu sempre acompanhei o BBB, no começo era como um curioso e depois que o programa começou a evoluir, eu acompanho com a visão de um estrategista de marca. Deixando claro que eu não sou especialista e não pretendo me tornar um futuro comentarista em programa de fofocas rs.
Meu objetivo sempre foi entender como as marcas utilizam essa super exposição do programa para construir conhecimento e lembrança de marca, os principais elementos no meu ponto de vista.
O foco desse artigo é passar um pouco da minha opinião sobre INFLUENCIADORES e MARCAS, nesse caso o Gil do Vigor: “Aiiiiiii, Brasiiiiiiil!”. Eu e a minha esposa estávamos torcendo para o Gil nesta edição, por ser mostrar um cara autêntico, batalhador e verdadeiro.
Nós acreditamos que a VERDADE DE UMA MARCA/PESSOA, é a premissa básica para iniciarmos qualquer projeto. Sem verdade, não existe estratégia de marca que se sustente no médio/longo prazo.
——————————————————————-
Para quem ainda não leu nada sobre o tema, ontem 13/05, o Gil anunciou no seu Instagram uma parceria inédita com a marca Vigor. Além de garoto propaganda da marca, ele também será co criador de conteúdo e mensagens publicitárias dos produtos.
Esse acordo foi feito após brincadeiras de vários fãs nas redes sociais, que associaram o apelido do economista Gilberto Nogueira, “O Gildo vigor” com o nome da marca. Percebeu como tudo começou? rs
A principal reflexão que eu quero compartilhar aqui é para buscarmos um outro olhar sobre o tema além dos assuntos já divulgados pela mídia:
Toda vez que uma marca se associa com algum influenciador ou celebridade, essa pessoa empresta um pouco dos seus valores, crenças, atributos para marca e vice-versa. Será que vale tudo na busca por aparecer e conquistar um grande alcance? Será que vale surfar em qualquer onda?
.Para responder essas dúvidas, eu montei uma análise rápida para entendermos se faz sentido para Vigor se unir ao Gil, nós nunca tomamos nenhuma decisão com base em gosto pessoal e nesse caso, considerem como um mapeamento básico/superficial para ilustrar esse caso ok?
* Mensagem que começou a ser projetada, fortalecida nos anos de 2017/2018 quando a empresa lançou o seu reposicionamento para o mercado
—————————————
Abaixo um trecho do depoimento do Eduardo Jakus, Diretor de Marketing da Vigor, para o portal Meio e Mensagem.
—————————————
Na minha opinião, após análise básica dos dados, a marca acertou! Inicialmente, a VIGOR fez uma boa escolha. Eu curti muito pessoalmente falando e acredito que a marca conseguirá surfar nesse momento de visibilidade que Gil estará vivendo nos próximos meses.
.É legal deixar claro que eu não tive acesso a nenhum profissional envolvido com o marketing da Vigor, assim como os desafios, planejamento e tudo que levou a marca tomar essa decisão, apenas a minha opinião como estrategista de marca e consumidor.
——————————————————————–
Reflexão final: as marcas precisam tomar muito cuidado antes de se associarem com algum influenciador ou celebridade, sempre analisem se os valores estão relacionados. Caso contrário, a parceria não se sustentará e será apenas uma estratégia de visibilidade que pode comprometer a marca ou, no mínimo, investir sem o retorno esperado.
.As marcas do amanhã são aquelas que estão antenadas as mudanças de comportamento das pessoas, do seu ambiente e principalmente, são verdadeiras. Obrigado, se você leu até aqui! 😉