Com a missão de oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a plataforma Khan Academy iniciou 2019 com uma meta ousada: atrair 10 mil professores para a sua plataforma nos dois primeiros meses do ano. Para alcançar os objetivos, a empresa contou com a parceria da Raccoon, uma das maiores agências de marketing digital do Brasil. Após um período de organização, as empresas realizaram uma ação conjunta com os times de mídias sociais, mídias pagas e design, levando a Khan Academy não apenas a atingir a meta, mas a ultrapassá-la.
De acordo com Paulo Bellé, gerente de marketing da Khan Academy no Brasil, a ideia era desenvolver uma ação voltada para aquisição e formação de professores, a fim de que eles conhecessem as práticas de ensino da plataforma, que oferece educação de alta qualidade e gratuita, antes do ano letivo começar. Por isso, a empresa desenhou o projeto “Khapacitar”, cuja meta foi trazer 10 mil novos professores para a Khan Academy entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019.
“Sabíamos que era um grande desafio, mas também tínhamos a convicção de que, com o parceiro certo nas estratégias de marketing digital, conseguiríamos chegar a esse número. A Raccoon entendeu nossa necessidade e liderou um trabalho incrível que integrou nossa equipe em todo o processo, desde o desenvolvimento até durante o acompanhamento em tempo real da campanha”, afirma.
O projeto
O sócio-fundador da Racoon, André Palis, explica que a principal estratégia da agência foi integrar as diferentes equipes que já trabalhavam com a promoção da marca na internet. O planejamento para a campanha “Khapacitar” foi orientado e desenvolvido conjuntamente pelas equipes de mídias pagas, social media e design da Raccoon. A partir da contribuição de cada time foi possível pensar em quais conteúdos abordar, em que momento e com quais formatos.
“A ideia de integrar as áreas era trazer métricas e insights de cada equipe para fazer uma comunicação personalizada e assertiva. De maneira geral, essa integração possibilitou uma melhoria nas análises e aperfeiçoamento de dados dos estudos de novas métricas. A escolha de formatos também foi perspicaz, pensando sempre na experiência do usuário e nas tendências para 2019”, detalha Palis.
Com essa campanha estruturada, os resultados da Khan Academy foram além das expectativas. A meta de novos professores inscritos na plataforma foi superada em 15,2% e o resultado com mídias pagas foi 8,2% superior ao esperado. O Facebook foi a principal mídia de comunicação da marca com os usuários e 84% das aquisições vieram dessa plataforma. Segundo o fundador da Raccoon, a média diária de seguidores orgânicos no Facebook cresceu 5% e a busca orgânica pela plataforma no Google aumentou em 20% no período da campanha.
Na prática, 13,46% desses novos professores passaram a seguir a Khan Academy no Facebook e a aquisição desses professores uniformizou a linguagem utilizada nos criativos de mídias sociais e mídias pagas, criando uma voz para a Khan Academy Brasil. Isso facilitou não só a criação de peças de design e conteúdo para as campanhas, como otimizou o tempo gasto na produção.
Outro ponto interessante é que a campanha constatou que abordagens de interação por meio de perguntas voltadas aos professores, além de viabilizarem resultados mais efetivos, humanizaram a página. Desse modo, os conteúdos, sejam eles verbais ou visuais, sempre são elaborados pensando nesse lado humanizado, voltados aos valores da Khan Academy em relação à educação e aos docentes.
Para Palis, os resultados desse trabalho vão muito além da satisfação profissional. “Saber que os serviços que prestamos na Raccoon foram determinantes para conectar alunos e professores, para fomentar a educação, é algo extremamente gratificante. Trata-se de um projeto diferente e esperamos que a parceria com a Khan Academy esteja apenas começando”, finaliza o sócio-fundador da Raccoon.