Fundada em 2013 pelos publicitários Fábio Caim e Sulce Lima, ele psicanalista e Doutor em comunicação e semiótica e ela mestre em comunicação e práticas de consumo, com 35 anos de atuação no mercado publicitário, a Objeto Dinâmico é uma consultoria que realiza estudos sobre marcas, utilizando a Semiótica como base para analisar, diagnosticar e orientar as empresas em suas estratégias de produção de discursos para os públicos de interesse, de acordo com a vocação das marcas.
E o que significa isso?
A Semiótica é a ciência que estuda os signos e os processos significativos na natureza e na cultura. É a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens e processos comunicativos possíveis, dentre eles as marcas e suas comunicações.
E foi utilizando essa ciência que a Objeto Dinâmico desenvolveu, após 3 anos de estudos e experiências práticas, o SemioseScan, uma metodologia exclusiva que possibilita: avaliar discursos das marcas e seus concorrentes, identificar potencialidades e vulnerabilidades e orientar estratégias de diálogos.
O trabalho de inteligência de marcas da Objeto Dinâmico é realizado em 3 etapas:
Na primeira, os profissionais fazem uma analise aprofundada do cliente, sua marca, seus produtos e de toda concorrência. Esse estudo vai desde entrevistas com o fabricante e com consumidores, até visitas no ponto de venda.
Na segunda etapa, é revelada a “essência da marca” a partir do diagnóstico obtido na primeira fase.
E finalmente, a terceira etapa, a Objeto Dinâmico elabora as recomendações estratégicas para direcionar a atuação discursiva (textual ou imagética) da marca.
No cenário atual da comunicação, onde as marcas necessitam de um discurso sólido e único, a Objeto Dinâmico vem contribuir com um novo olhar para o branding, já que a metodologia proprietária, estruturada na teoria da Semiótica, propicia uma análise acurada e diferenciada.
Essa metodologia possibilita também abrangência de atuação, desde empreendedores às marcas tradicionais do mercado ou mesmo instituições do terceiro setor.
A Objeto Dinâmico atua sob sigilo e os projetos demandam um período de aproximadamente 4 semanas para realização, sendo que o cliente conta com 6 meses de assessoria, após a conclusão do trabalho para acompanhamento e validação das estratégias.
Segundo Fábio Caim, a experiência obtida com os projetos de marcas realizados até agora demonstraram que todas têm algum tipo de dissonância discursiva que pode afetar seu desempenho comunicacional, a médio ou longo prazo.
Sulce Lima afirma que o principal benefício deste trabalho é que a empresa passa a organizar o discurso da marca de maneira assertiva, o que possibilita dialogar, com propriedade, com diversos públicos. “Assim, é possível construir resultados mais rentáveis para a marca”, conclui.
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