A equipe de marketing digital da Calina encontrou uma solução para divulgar a empresa de criptomoeda Coinext, já que esse negócio não pode ser divulgado no Facebook e no Google (com algumas exceções) por conta das políticas de privacidade. Após uma profunda análise acerca das condições mercadológicas e dos objetivos da empresa, a alternativa encontrada para potencializar o negócio da empresa foi investir em novos formatos de anúncios em outras mídias, como Bing e MellowAds, e manter o Display do Google. E após três meses de trabalho, os primeiros resultados já mostram a efetividade das ações.
Para se ter uma ideia, com o Display do Google – possivelmente a única forma de mídia tradicional ainda em operação no case Coinext – o Custo por Aquisição (CPA) sofreu uma redução de 74%. Já com o Bing Ads para Search, o CPA caiu cerca de 93%. Além disso, 46% do público convertido para clicar no ícone da Coinext foi o masculino, de 34 a 65 anos, exatamente o público-alvo da empresa. Tudo isso considerando as dificuldades da plataforma: a taxa de conversão em relação ao Google é, em média, três vezes menor; seu uso mais frequente se dá em ambiente corporativo; e o perfil do usuário do Bing tem idade mais avançada.
Por sua vez, o Mellow Ads, as ações de marketing digital retornaram aproximadamente 1,2 milhão de Impressões e um CPA 35% menor que o Google Ads. Vale destacar ainda que a mídia é focada em Branding, pois a rede de Display fornece inúmeras formatos de anúncio, se adaptando facilmente a diversos formatos de tela.
De acordo com Daniel Palis, sócio-fundador da Calina, essas plataformas são alternativas para negócios que possuem público-alvo com maior média de idade e que, apesar de ter um volume de buscas menor no Brasil, podem ser atrativas pelo custo por clique (CPC) ser, em determinados casos, bem menor. “A Coinext é o exemplo de empresa inovadora que, por diversas razões, ainda pode usufruir de todas as possibilidades de plataformas como Google e Facebook. O que poucas pessoas sabem é que existem uma infinidade de boas oportunidades para além dessas duas empresas. Creio que a Coinext teve a sensibilidade de perceber esse potencial de mercado. Estamos felizes e orgulhosos em fazer parte disso”, afirma.
Para o CEO da Coinext, José Arthur Ribeiro, a parceria com a Calina vem sendo fundamental para disseminação não só da empresa, mas do conceito e do potencial da criptomoeda no mercado financeiro. “Estamos falando do início de uma potencial ruptura no modelo de moeda tal qual o conhecemos. Existe um certo frisson, um certo charme quando se fala em criptomoedas, mas o fato é que o desconhecimento leva à propagação de informações equivocadas. Neste contexto, a Calina vem desenvolvendo um papel fundamental no sentido de nos conectar com um público que busca por informação e possibilidade real de diversificação de seus investimentos. Não é um trabalho fácil, mas vem sendo muito bem pensado e executado”, avalia.
Próximos passos
O objetivo da Calina agora é expandir as operações de marketing digital da Coinext para o Coinzilla, que é uma plataforma focada especificamente na divulgação de criptomoedas e assuntos relacionados.
“Nós já estamos em teste e realizamos um investimento inicial pequeno. A ideia é entender o comportamento do consumidor nesse ambiente. Acreditamos que o potencial do número de conversões pode se assemelhar ao do Bing, mas a extensa rede de display e a especificidade da plataforma é algo que pode agrega muito à estratégia da empresa”, avalia Palis.
Para Ribeiro, o momento é de expansão e de novas possibilidades. “Existe uma demanda represada quando o assunto é criptomoedas. Os indicadores mostram que existem alternativas a serem exploradas no sentido de nos conectar com esse público. Em parceria com a Calina, estamos dispostos e dedicados a aproveitar essas oportunidades para nos fortalecer como referência nesse segmento”, finaliza.