Com certeza você já ouviu falar sobre algumas figuras do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Mula-sem-Cabeça e até a Loira do Banheiro. No mundo do marketing digital não é muito diferente, às vezes surgem lendas que podem “assustar” os negócios e as estratégias. Saiba quais são e o porque você não deve acreditar nelas:
1. A presença digital é uma opção As redes sociais e websites vieram para alterar os paradigmas anteriormente conhecidos. Atualmente, 90% dos consumidores consultam essas plataformas antes de realizar uma compra, e é justamente por isso que cabe ao empreendedor administrar a imagem da marca e aproveitar-se das estratégias digitais para fazer crescer os resultados do negócio. Por isso, ignorar as tendências de consumo pode ser um tiro no pé, pois é lá onde seu maior público pode estar. Não adianta, por exemplo, evitar o ambiente online para se livrar das críticas feitas na web, afinal, as pessoas falarão sobre as marcas quer elas queiram ou não.
2. Ter um site é suficiente para firmar uma presença digital Se você pensa que, para que uma marca tenha forte presença digital basta ter um site, está completamente enganado. É claro que ele servirá como base para suas estratégias, porém, é de extrema importância alimentar as redes sociais, blogs e incluir o e-mail marketing como parte da estratégia. Como a internet é um ambiente bastante concorrido, cada vez mais é necessário utilizar estratégias complementares, como:
- Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO)
- Posts Patrocinados
- Campanhas de Geração de leads
- Marketing de Conteúdo
E muito mais. Todos esses recursos são elementos de aproximação da marca com o usuário, e são essenciais para firmar a presença do seu negócio no ambiente online!
3. O e-mail marketing morreu Durante muito tempo, surgiram boatos de que a aparição de novas tecnologias de bate-papo como Messenger e o WhatsApp decretariam o fim do e-mail marketing. Porém, mesmo com o surgimento dessas novas plataformas, 95,2% dos brasileiros continuam conferindo a caixa de entrada diariamente. E, de acordo com uma pesquisa realizada pelo E-mail Marketing Trends, 72,2% das empresas brasileiras adotam a estratégia de e-mail marketing e entre aquelas que ainda não utilizam, 79,1% pretendem usá-la. É claro que os hábitos do consumidor estão mudando cada vez mais e o e-mail se tornou uma ferramenta mais pessoal, mas é justamente esse fato que o torna tão importante para os negócios. Sendo assim, é muito importante elaborar ações que incluam segmentação, automação, pós-venda e, claro, mensuração de resultados para otimização. 4. O marketing digital só funciona para grandes empresas Estratégias de marketing digital podem e devem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos. Não é preciso gastar milhões em dinheiro para alcançar o sucesso através da internet, afinal, cada empresa tem a possibilidade de realizar investimentos proporcionais ao crescimento do negócio. Nos Estados Unidos, por exemplo, 96% dos pequenos negócios utilizam estratégias de redes sociais, 17% em SEO e 26% em e-mail marketing. Essas ferramentas são extremamente úteis quando o objetivo é atrair, engajar e vender.
5. Fórmula do Sucesso O pensamento: “o que dá certo para mim, pode ser que não dê certo pra você” cabe perfeitamente quando se trata de marketing digital. Hoje em dia há inúmeras formas de comunicação, porém, é preciso ficar atento, afinal, nem toda estratégia que funciona para uma empresa, irá funcionar para todas. É fundamental estar online, porém é preciso ter cuidado para fazer investimentos de maneira correta analisando, sobretudo, quais são os objetivos da empresa. Por isso é importante contar com uma agência especializada em Marketing Digital com foco em desempenho e resultados.
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