Você está preparado para 2024? O mundo do marketing digital está em constante inovação, e para isso, é preciso estar sempre atualizado sobre as principais tendências da área. Existem várias delas que é importante ficar de olho nesse ano, vou citar algumas aqui.
O principal ponto é: a mente do público mudou. Antes, as pessoas enxergavam empresas como apenas empresas. Hoje, com a humanização das marcas como uma estratégia de marketing eficaz, as empresas são vistas de forma mais intimista pelos consumidores.
Isso implica na renovação de estratégias quase que constantemente. A geração Z, principalmente, cobra uma postura mais responsável das empresas em relação a assuntos sensíveis como tratamento de dados e reciclagem. Por conta disso, é uma atitude que acaba tomando grandes proporções, podendo afetar diretamente a imagem da marca.
O fato é que após a pandemia, o pensamento do consumidor mudou. Para se ter noção, em 2021, o aumento no marketing digital no Brasi foi 74,2% maior em comparação com os anos anteriores.
As evoluções vieram muito mais rapidamente do que o previsto, e isso pegou muitos negócios desprevenidos. Os que sobreviveram, foram como um grande transatlântico em um mar agitado, servindo para abrir caminhos.
Nesse meio, algumas estratégias deram muito certo e vão continuar crescendo em 2024. Por outro lado, tendências como o Metaverso, NFTS, entre outros, podem permanecer incertas. A seguir, separei algumas tendências que serão fundamentais para todo negócio que deseja crescer.
Customer Relationship Management
A primeira tendência que vou trazer aqui é o CRM, sistema essencial para todas as empresas que procuram melhorar o relacionamento com seus clientes, como o próprio nome diz. Muitas pessoas ainda vêem o CRM como apenas um banco de dados, mas ele é muito mais que isso.
De forma resumida, o CRM é uma abordagem estratégica para gerenciar e aprimorar as interações de uma empresa com seus clientes. Seu principal objetivo é construir e manter relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes, buscando entender suas necessidades e oferecer soluções que atendam às expectativas.
Nesse ano, o sistema vai ser ideal para as empresas que atuam no marketing digital. Principalmente porque, cada vez mais, é provado com dados e estratégias que o relacionamento com o cliente é a base para qualquer empresa dar certo.
Segundo uma pesquisa da Grandview Research, mais de 91% das empresas com 10 ou mais funcionários utilizam um CRM para gerenciar suas interações com clientes. Além disso, a análise de CRM se destaca como uma das áreas de crescimento mais rápido na tecnologia de experiência do cliente.
Alguns exemplos de empresas que usam o CRM com sucesso são:
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Coca-Cola
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Nike
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Amazon
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Netflix
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Microsoft
User Generated Content
Essa é uma área muito promissora do marketing digital. Em resumo, UGC refere-se ao conteúdo criado pelo usuário da marca, seja em fotos, avaliações, vídeos, entre outros.
Como dito anteriormente, atualmente, os clientes possuem muitas informações sobre as empresas, e quando publicam algo sobre, acaba servindo como um marketing boca-a-boca. Um exemplo disso é a 7-Eleven, uma loja de conveniência que recentemente atingiu a marca de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Isso acontece porque, em um dia um grupo de amigos estacionou em frente à loja e tirou foto dos seus carros, postando no Instagram com a hashtag #carsof7eleven. O post se tornou viral e atingiu a marca de 50 mil likes em pouco tempo.
A marca, por sua vez, aproveitou disso para fazer seu marketing, postando fotos dos carros modificados do pessoal que estacionava por lá. Se tornou uma febre, principalmente no mundo automobilístico, e a empresa atingiu 1 milhão de seguidores no Instagram.
Ouvir o cliente é essencial, assim como promover sempre a melhor experiência. Essa é uma abordagem muito valiosa, porque promove a marca de forma autêntica, onde quem pretende comprar pode ter uma visão positiva sobre a empresa interagindo com clientes.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial se tornou uma febre, principalmente após o boom do ChatGPT. É inegável que essa vai ser uma frente muito explorada em 2024, principalmente por sua capacidade de processar uma quantidade enorme de dados em pouquíssimo tempo.
Além disso, a IA é essencial para automatização de tarefas rotineiras. Assim, é possível liberar os humanos para fazer trabalhos que requerem mais a capacidade criativa. Para se ter noção, no Brasil, os anúncios de emprego sobre IA aumentaram em 3,2x nos últimos dois anos.
Além disso, olhando para o futuro, os dados mostram que mais de um terço (38%) dos executivos brasileiros acreditam que a IA Generativa criará novas funções no mercado de trabalho.
Um exemplo da alta da inteligência artificial em 2024 é o CES 2024, evento de tecnologia que está acontecendo em Las Vegas. Um dos grandes destaques do evento é o novo Golf GTI que vai ser produzido com um ChatGPT na central multimídia, podendo ser guiado por comando de voz.
Além disso, a maioria dos dispositivos apresentados no evento contêm inteligência artificial. Isso só ressalta o quão importante as IAs vão ser em um futuro próximo.
Por outro lado, para quem tem medo de “perder o emprego” para a inteligência artificial, é hora de se especializar na área. A ideia é não tratar a IA como uma inimiga, e sim como uma aliada para a evolução e agilidade de processos.
Criação de comunidades
A criação de comunidades continua a ser uma tendência em 2024, se tornando uma ferramenta poderosa no marketing digital. O papel do Community Manager é a moderação, envolvendo a construção de ambientes onde os membros se sintam valorizados e conectados.
Os investimentos no crescimento da comunidade possuem um ROI muito alto, com média de 1.967% para comunidades internas e 6.130% para comunidades externas. Para contextualizar:
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Comunidades internas são formadas por funcionários de uma empresa. Elas podem ser usadas para promover a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e a troca de experiências entre os funcionários.
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Comunidades externas são formadas por clientes, fãs ou qualquer outro grupo de pessoas com interesses em comum. Elas podem ser usadas para promover a marca, gerar leads e aumentar as vendas.
Segundo um estudo da HubSpot, os especialistas em marketing percebem que ter uma comunidade online ativa é crucial para o sucesso em 2023. Isso porque, recentemente, um a cada cinco usuários de mídias sociais se uniu ou participou de uma comunidade online.
Assim, a interação com a comunidade vai além de transações comerciais, proporcionando benefícios como:
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Engajamento sustentável;
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Feedback direto;
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Criação colaborativa de conteúdo;
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Fidelidade à marca.
Principalmente com a geração Z e outros consumidores exigindo responsabilidade e autenticidade, as empresas que investem na criação e gestão de comunidades online estão posicionadas para estabelecer conexões significativas, impulsionar a lealdade à marca e aumentar sua autoridade no cenário digital.
Marketing de influência
O marketing de influência continua a ser uma força poderosa em 2024, oferecendo uma maneira autêntica de alcançar públicos específicos por meio de colaborações com influenciadores nas redes sociais. Assim, a confiança estabelecida entre influenciador e seguidor cria um canal eficaz para as marcas atingirem seus públicos-alvo.
No entanto, essa área enfrenta desafios como a identificação de influenciadores autênticos, gestão de expectativas e a necessidade de transparência. Estratégias eficazes envolvem não apenas o envio de produtos para influenciadores, mas também a criação de narrativas autênticas, o alinhamento de valores e o desenvolvimento de parcerias de longo prazo.
Porém, diferente do que muitos podem pensar, o marketing de influência vai além da simples promoção de produtos; é uma oportunidade de moldar a imagem da marca de maneira positiva, envolvendo-se em narrativas autênticas que ressoam com o público-alvo.
É estimado que até o final de 2024, o investimento global no marketing de influência seja de US$1 trilhão. Já no Brasil, cerca de 70% das empresas afirmam que vão aumentar o investimento nesse nicho no próximo ano.
Se preparando para 2024
Em resumo, para se dar bem no marketing digital em 2024, é importante ficar de olho nas mudanças na forma como as pessoas veem as empresas. O marketing digital está evoluindo rapidamente. As pessoas agora querem sentir uma conexão real com as marcas, não apenas vê-las como empresas distantes.
Por isso, usar estratégias como o relacionamento próximo com clientes, incentivando o conteúdo que os próprios clientes criam, é fundamental. Além disso, é preciso estar atento a novidades, mas sempre pensando a longo prazo. Entender essas tendências é a melhor forma de se adaptar e se destacar no mundo do marketing digital. As empresas que aplicar isso, com certeza ganharão destaque.