A pandemia de Covid-19 tem obrigado muitos brasileiros a mudarem hábitos e refazerem planos. O avanço da doença está acelerado e, diante disso, o país tem se preparado e se adequado para tentar atender todas as demandas da população brasileira.
A Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, realizou uma pesquisa para verificar como as pessoas estão se preparando para celebrar a Páscoa durante o período de isolamento social recomendado pelas autoridades internacionais de saúde.
Na pesquisa realizada com 1.012 pessoas entre os dias 30 de março a 3 de abril, foi constatado que a maioria das pessoas (63%) irá mudar a forma de comemorar a Páscoa neste ano. Agora, 84% das pessoas irá comemorar em casa na companhia apenas das pessoas que moram no mesmo local, e 6% irá comemorar de forma virtual, através de conferência de vídeo com familiares e amigos. Além disso, 98% dos entrevistados disseram que não irão viajar no feriado da Páscoa, dos quais 77% afirmaram ser por causa do isolamento social.
O consumo de ovos de chocolate não será deixado de lado pela grande maioria das pessoas. Quando questionadas, 74% dos respondentes dizem que pretendem comprar ovos de páscoa. Dessa maioria, 33% comprarão os ovos em loja física, 21% fizeram encomendas online e 13% pretendem comprar de autônomos ou conhecidos. Especificamente durante a Páscoa, 67% das pessoas afirmaram se preocupar em comprar produtos de pequenos comércios ou autônomos, em períodos de crise como esse.
Quase 44% das pessoas entrevistadas irão esperar promoções para comprar os ovos de Páscoa. Levando em consideração o cenário criado pela disseminação do novo coronavírus, 60% das pessoas acreditam que as marcas tomaram as ações necessárias para promoção e venda de seus produtos.
Essa pesquisa foi realizada entre os dias 30 de março a 3 de abril de 2020, com 1.012 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3% de margem de erro e 95% de margem de confiança.
Link para a pesquisa completa: