Por Cecilia Belele
O e-mail segue como um dos canais de melhor custo-benefício quando o assunto é marketing e é grande a preferência das pessoas por se comunicar com as marcas por meio dessa ferramenta. A questão é que, para se beneficiar do valor deste canal, é preciso que os profissionais de marketing fiquem atentos a uma série de boas práticas, especialmente quando a competição dentro da caixa de entrada é tão alta.
No relatório The State Of Email Marketing , lançado recentemente pela Validity em parceria com a Demand Metrics, é possível ver que 72% dos profissionais de marketing entrevistados apontam que a personalização das mensagens é a tática mais eficaz, este item fica à frente do gerenciamento da lista de e-mail (63%) e também da atenção à linha de assunto da mensagem (52%). O resultado é consequência clara da mudança do perfil do cliente, que cada vez mais valoriza – para alguns a palavra correta seria exige – ser tratado de forma única, e por este motivo fica encantado ao receber e-mails com promoções alinhadas a seus desejos, necessidades e expectativas.
Dentro deste contexto, não faz mais sentido enviar campanhas para extensas listas de destinatários, sem trabalhar muito bem a segmentação ou sem ter a certeza de que as pessoas desejam contato com a sua marca. Além de não ser estratégica, essa atitude também fere rígidas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), programada para entrar em vigor em agosto de 2020.
Para te ajudar a levar seu programa de e-mail a um patamar mais alto, a seguir eu destaco sete boas práticas que os profissionais de marketing devem seguir, se quiserem aumentar o sucesso de suas campanhas de e-mail:
• Defina o objetivo da campanha – Quando uma campanha é bem planejada e tem objetivos claros, o profissional de marketing tem informações sólidas para direcionar a ação e pode focar a atenção nos detalhes, o que tende a elevar os resultados.
• Use as táticas certas – Envie e-mails personalizados e fuja da compra de listas de e-mail. Prefira ter contato apenas com clientes que demonstraram interesse no relacionamento com a sua marca.
• Tenha atenção à atualização da lista de e-mails – Inclua na rotina da área de marketing a ação de higienizar a lista de e-mails, atendendo prontamente às solicitações de exclusão e eliminando endereços desatualizados. Aqui, vale mais ter qualidade do que quantidade.
• Otimize suas linhas de assunto – É um erro não ter uma estratégia para compor as informações que serão inseridas na linha de assunto. Esse campo é um dos fatores que faz com que o destinatário decida se vai abrir ou não a mensagem.
• Apoie as ações em soluções de tecnologia – O estudo The State Of Email Marketing faz referência a várias tecnologias que auxiliam os profissionais de marketing a resolver questões relacionadas à entrega na caixa de entrada, como o Sender Score e a blacklist, por exemplo. Use a tecnologia a favor do seu negócio, sempre.
• Conheça seus assinantes – Não saber os desejos, necessidades e expectativas dos clientes gera impactos negativos nos resultados da campanha de email marketing. Quando o cliente nota que a marca não o conhece, ele tende a classificá-la como irrelevante.
• Conheça seus concorrentes – O estudo mostra que o monitoramento da atividade de e-mail do concorrente está relacionado a taxas de abertura médias mais altas. Então, saiba com quem você compete e quais são as forças e fraquezas dessas empresas. Assim, será mais fácil criar estratégias para se destacar diante dos clientes.
(*) Cecilia Belele é Diretora Regional da Validity para a América Latina